sexta-feira, 21 de outubro de 2011

7º Ano A e B (4ª Etapa)

4ª Etapa


A importância do Censo Demográfico para os Estados brasileiros




Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não foi uniforme entre as grandes regiões e unidades da federação. As maiores taxas médias de crescimento anual foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuiram para o crescimento diferencial.
Amapá e Roraima, por sua vez, estão entre os dez estados que mais aumentaram suas populações em termos relativos: tiveram crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente. As regiões Nordeste (1,07%) e Sudeste (1,05%) apresentaram um crescimento populacional semelhante. A região Sul (0,87%), que desde o Censo de 1970 vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, foi a que menos cresceu, influenciada pelas baixas taxas observadas no Rio Grande do Sul (0,49%) e no Paraná (0,89%).
As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%), mas com redução na participação nacional. Por outro lado, Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) têm menor concentração de pessoas, mas estão aumentando a representatividade.
Os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do País.
São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado
                                                                                                                                                                     Observe as charges abaixo:





Escolha um estado brasileiro e pesquise dados recentes divulgados pelo IBGE.

75 comentários:

  1. aluno:Felipe Carvalho
    série:7º ano A

    Por ser o estado com o maior PIB do país, São Paulo é conhecido como "locomotiva do Brasil".[5] Além do maior poderio econômico do país, o estado possui bons índices sociais, tais como o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano, o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.
    Com mais de quarenta e um milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos.[6] Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de portugueses, que descobriram o Brasil e instalaram as primeiras vilas no Brasil exatamente no estado de São Paulo, e de italianos, que começaram a emigrar para o Brasil no fim do século XIX;[7] também descende de ameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.

    ResponderExcluir
  2. Kauanny Beatriz, 7º ano B

    A população do Rio de Janeiro segundo IBGE é de 6,323,037 habitantes na cidade e 11,711,233 na região metropolitana (2010), o que o torna a segunda maior aglomeração urbana do Brasil,terceira da América do Sul e 24ª do mundo.
    Na região metropolitana, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo IBGE, revelou as seguintes proporções no tipo físico da população: brancos, 53,6% (6.207.702); pardos, 33,6% (3.891.395); pretos, 12,3% (1.424.529); e amarelos ou indígenas, 0,5% (57.908).

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline de Araujo 7º B22 de outubro de 2011 às 14:10

    RIO - O Brasil tinha, no ano passado, um excedente de 3.941.819 mulheres em relação ao número total de homens. A Sinopse do Censo Demográfico 2010, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que havia no país, em agosto de 2010, 97.348.809 mulheres e 93.406.990 homens, o que significa uma relação de 96 homens para cada 100 mulheres.

    "Nascem mais homens que mulheres, mas a mortalidade masculina é maior que a feminina ao longo de toda a vida", ressaltou o gerente de população e indicadores sociais do IBGE, Fernando Albuquerque. "Um dos fatores que faz crescer a diferença [entre homens e mulheres] é a mortalidade por causas violentas", acrescentou.

    ResponderExcluir
  4. Mariana Losekann,7ºano B
    São Paulo possui um IDH elevado (0,841), o décimo oitavo maior do estado e o 68º do Brasil. Porém a distribuição do desenvolvimento humano na cidade não é homogênea. Os distritos mais centrais em geral apresentam IDH superior a 0,900, gradualmente diminuindo à medida que se afasta do centro, até chegar a valores inferiores a 0,800 nos limites do município. Isto se deve a questões históricas, uma vez que a área central, sobretudo a localizada entre os rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí, foi o local onde mais se concentraram os investimentos e o planejamento urbano por parte do poder público.[75] As populações de mais baixa renda, por não terem como arcar com o custo de vida dessas áreas, acabam assim ocupando as áreas nas bordas do município, mais desprovidas de infraestrutura.

    São Paulo possui o maior PIB dentre as cidades brasileiras, o 10º maior do mundo e, segundo projeção da PricewaterhouseCoopers, será o 6º maior em 2025.[13] Segundo dados do IBGE, em 2005 seu Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 263 177 148 000,00, o que equivale a aproximadamente 12,26% do PIB brasileiro[107] e 36% de toda produção de bens e serviços do estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Ana Carolina Vasconcelos de Medeiros Chaves
    7° ano B
    De acordo com dados do IBGE referentes ao ano de 2010, Goiás tem cerca de 6 milhões de habitantes, em seus 246 municípios,

    Na agropecuária, Goiás tem a 8ª maior participação no total do VA (Valor Adicionado) nacional, com 5,6%, sendo destaque na produção agrícola de algodão (3ª colocação), cana de açúcar, milho, soja e produção de grãos (4ª colocação). O Estado continua sendo o maior produtor nacional de sorgo. Na pecuária, Goiás está bem posicionado em diversas atividades: 4º lugar em rebanho e abate de bovino, 5º no rebanho e abate de suínos, 6º em rebanho avícola e 4º na produção de leite.

    No setor industrial, Goiás é o 10º estado com maior participação no total do VA nacional, com 2,4% na indústria em geral, 11º na indústria extrativa mineral (0,8% de participação), 9º na indústria de transformação (2,1% de participação) e 8º na construção civil (participação de 3,2%). Em 2009, o Estado foi o único com crescimento positivo (0,22%) na produção física industrial, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual, do IBGE. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento, Goiás é o 8º no consumo de cimento e conforme a UNICA - União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, o 6º maior produtor de açúcar e o 4º maior produtor de álcool.

    ResponderExcluir
  6. Karla Elys 7ºano B

    RIO GRANDE DO SUL
    -Capital: Porto Alegre
    População: 2010-10.693.929
    Área (km²):268.781,896
    Densidade demográfica (hab/km²):39,79
    Número de Municípios :496
    Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste

    -Extração vegetal e silvicultura 2009
    -Censo Agropecuário 2006

    ResponderExcluir
  7. PIAUÍ

    -Sua capital é Teresina

    -Sua População é de 3.086.448

    -Características: No Piauí encontram-se os mais antigos sítios arqueológicos do Brasil e da América, considerados entre os mais importantes do mundo. No município de São Raimundo Nonato, na parte sudeste do estado, 280 desses sítios já foram mapeados por instituições científicas nacionais e internacionais e abrigam rico acervo de arte rupestre e materiais de origem orgânica, em boas condições de conservação.

    -Agricultura - A agricultura no Piauí desenvolveu-se paralelamente à pecuária, porém como atividade quase que exclusivamente de subsistência. Posteriormente, adquiriu maior caráter comercial, embora de forma lenta e insuficiente para abastecer o crescente mercado interno do estado.

    -Extrativismo vegetal - Ocorre principalmente nos vales úmidos, onde predominam as matas de babaçu e carnaúba.

    -A economia do Estado se baseia na indústria (química, têxtil, de bebidas), na agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária.

    ResponderExcluir
  8. Pedro Augusto 7ºano,B
    O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade homônima. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses . Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  9. Aluno: Bruno Angelo silva
    Serie: 7 ano
    A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o sétimo estado mais rico do país. Está situada ao sul da Região Nordeste do Brasil e é o maior estado da região, fazendo limites com oito outros estados federados brasileiros, a saber: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (N); Tocantins e Goiás (O); Minas Gerais e Espírito Santo (S). A leste, é banhada pelo Oceano Atlântico e tem, com novecentos km, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil com acesso ao Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567 295,669 km², sendo pouco maior que a França. Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto, além de ser o estado que mais recebe turistas na região.
    DADOS GERAIS:
    Estado: Bahia
    Capital: Salvador
    Região: Nordeste
    Sigla: BA
    Gentílico: baiano
    População: 14.021.432 (Censo 2010)
    Área (em km²): 564 692,669
    Densidade Demográfica (habitantes por km²): 24,83
    Quantidade de municípios: 417
    DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
    Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 86.882.488 (2004)
    Renda Per Capita*:R$ 6.350 (2005)
    Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,688 (PNUD - 2000)
    Principais Atividades Econômicas: agricultura, pecuária, comércio, indústria e mineração.
    Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 38,7 por mil (em 2000*)
    Analfabetismo:21,4% (2003)
    Expectativa de vida (anos): 71,2 (2003)
    GEOGRAFIA
    Etnias: brancos (20,9%), negros (14,4%), pardos (64,4%) indígenas e amarelos (0,3%)
    Rios importantes: São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha, Grande e Capivari.
    Principais cidades: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilheus, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro, Camaçari e Jequié.
    Clima: tropical (região litorânea) e semi-árido (interior)

    ResponderExcluir
  10. Maria Vitória 7°B

    Os ultimos dados do IBGE da população baiana indica que ela é constituida de 14.016.906 habitantes, muito superior à de 10 anos atrás. Sua espectativa de vida é de 72 anos e meio, a mortalidade infantil é de proximadamente 32,4%. Já o analfabetismo continua bastante elevado, com 17,3%. A Bahia ocupa cerca de 567.295,669 km. A população urbana é composta por 10.105.218 habitantes e o estado é o maior da região Nordeste.

    ResponderExcluir
  11. Maria Clara 7°B

    O estado de Rôndonia tem por capital Porto Velho e está situado na região Norte. O estado ocupa uma área de 237.576,167 km² e possui 52 municípios. De acordo com o censo 2010, a população é constítuida de 1.560.501. Já a espectativa de vida é de aproximadamente de 75 anos e meio. O analfabetismo não é muito elevado, com 9,2% e a densidade demográfica é de 6,64 habitantes/km².

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Matheus dos Santos Alcântara
    Série: 7º ano B

    Bahia
    Capital: Salvador
    População: 2010 14.016.906
    Área (km²): 564.830,859
    Densidade demográfica (habitantes/km²):24,82
    Número de Municípios: 417

    ResponderExcluir
  13. Marília Albuquerque
    7ºano B
    Maceió é um município brasileiro e a capital do estado de Alagoas. Localizada no Nordeste do país, tem uma população de 936.608 habitantes e um território de, aproximadamente, 503 km². Integra, com outros dez municípios, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1.160.393 milhão de habitantes.
    Sua altitude média é de sete metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 30 °C. O município situa-se entre o oceano Atlântico e a lagoa Mundaú, que tem grande importância econômica para os povoados de pescadores que vivem em sua margem. É sede da Universidade Federal de Alagoas. Possui temperaturas médias de 25º até 29°C durante o ano inteiro, no inverno temperaturas caem para até 18°C.

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Felipe Suzuki
    Ano: 7º ano B

    Santa Catarina
    Capital:Florianópolis
    populaçao:6,248,436 habitantes
    localizaçao: regiao sul
    dimensões territoriais: 95.346,181 km²


    Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país.É o vigésimo maior estado da nação, o décimo primeiro mais populoso,além de ser o nono mais povoado com 293 municípios.O idioma oficial, assim como nas demais unidades federativas, é a língua portuguesa.Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis.

    ResponderExcluir
  15. Aluna:Natália Amaral, 7º ano B.

    De acordo com dados do IBGE referentes ao ano de 2010, Goiás tem cerca de 6 milhões de habitantes, em seus 246 municípios,

    Na agropecuária, Goiás tem a 8ª maior participação no total do VA (Valor Adicionado) nacional, com 5,6%, sendo destaque na produção agrícola de algodão (3ª colocação), cana de açúcar, milho, soja e produção de grãos (4ª colocação). O Estado continua sendo o maior produtor nacional de sorgo. Na pecuária, Goiás está bem posicionado em diversas atividades: 4º lugar em rebanho e abate de bovino, 5º no rebanho e abate de suínos, 6º em rebanho avícola e 4º na produção de leite.
    Embora tenha subido duas posições no índice de Gini de 2000 para o ano de 2009, Goiás está apenas na 13ª colocação no ranking nacional, atrás, por exemplo, do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul e Roraima, estados menos ricos. Com relação à taxa de mortalidade infantil, Goiás caiu uma posição de 2000 para 2009 e está na 9ª colocação. A esperança de vida ao nascer e o índice de desenvolvimento humano também mantêm o Estado na 9ª posição nacionalmente.

    ResponderExcluir
  16. anderson silva,
    7º B
    o estado do Rio de Janeiro se situa na região sudeste ,sua capital é o Rio de Janeiro, sua população de acordo com o censo de 2000 era de 14.391.282 no censo de 2010 era de 15.180.636 a sua mudança não foi tam grade para esse prazo 10 anos.

    DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

    Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 222.564.408.000,00 (2003)
    Renda Per Capita*: R$ 14.639,00 (2004)
    Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,807 (PNUD - 2000)
    Principais Atividades Econômicas: indústria, turismo, serviços e extrativismo mineral (petróleo).
    Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 19,5 por mil (em 2000*)
    Analfabetismo:4% (2001)
    Espectativa de vida (anos): 72,4 (2000)

    ResponderExcluir
  17. Natany Gabrielle,7ºano B
    A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o sétimo estado mais rico do país. Está situada ao sul da Região Nordeste do Brasil e é o maior estado da região, fazendo limites com oito outros estados federados brasileiros.A leste, é banhada pelo Oceano Atlântico e tem, com novecentos km, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil com acesso ao Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567.295,669 km².Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto, além de ser o estado que mais recebe turistas na região.A população da Bahia é a maior do Nordeste, e a quarta maior do Brasil (perde apenas para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são 14.080.654 habitantes, divididos nos 415 municípios do Estado. Na capital Salvador (a terceira maior capital do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro).A grande maioria da população da Bahia é afro descendente. De acordo com os dados do IBGE (2007), 63,4% da população é parda, 15,7% é preta, 20,3 % é branca e 0,6% é amarela ou indígena.Em relação à divisão da população por sexo, as projeções do IBGE, realizada a partir do senso (2000), é de que em 2007, a população masculina correspondia a 49% da população, e a população de mulheres correspondia a 51% da população.
    Quanto a divisão da população por faixa etária, a população baiana pode ser considerada jovem, pois, segundo os dados do IBGE (2000):

    - Pessoas entre 0 e 19 anos – 44%
    - Pessoas entre 20 e 59 anos – 48%
    - Pessoas entre 60 e 70 anos, ou mais – 8%

    Quanto a escolarização, o índice de analfabetos com 15 anos ou mais no estado é de 18,5%. Cerca de 34% da população nessa mesma faixa etária, com 15 anos ou mais é considerado analfabeto funcional.

    Em todo o Estado, existem 23.015 escolas (públicas e particulares) de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas quais estão mais de 3,5 milhões de alunos. Quanto ao Ensino Superior, existem na Bahia 116 instituições, entre públicas (7), e privadas (109). O número de matriculas foi de 190.036 em 2005.

    A taxa de mortalidade infantil no estado é de 34,5 mortes a cada mil nascidos vivos.

    A taxa de natalidade no Estado está em declínio. Em 2006 foi de 2,2 filhos/mulher, sendo que a tendência é diminuir ainda mais. Já a expectativa de vida dos baianos tem aumentado, chegando aos 71,7 anos de vida.
    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia, em 2005, foi de 0.742.
    Os baianos são conhecidos pela sua cultura, alegria, musicalidade, culinária, etc.

    ResponderExcluir
  18. Rafael Nakamura
    7 ano b


    O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade homônima. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio"). Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro.
    Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Macaé, Mesquita, Cabo Frio, Nova Friburgo, Barra Mansa e Angra dos Reis.

    Localização
    - Região Sudeste
    - Estados limítrofes Espírito Santo (nordeste), Minas Gerais (noroeste) e São Paulo (sudoeste)
    - Mesorregiões 6
    - Microrregiões 18
    - Municípios 92
    Capital Rio de Janeiro
    Governo 2011 a 2015
    - Governador(a) Sérgio Cabral Filho (PMDB)
    - Vice-governador(a) Luís Fernando de Sousa (PMDB)
    - Deputados federais 46
    - Deputados estaduais 70
    - Senadores Francisco Dornelles (PP)
    Lindberg Farias (PT)
    Marcelo Crivella (PRB)
    Área
    - Total 43 696,054 km² (24º) [1]
    População 2010
    - Estimativa 15 993 583 hab. (3º)[2]
    - Densidade 366,02 hab./km² (2º)
    Economia 2008
    - PIB R$343,182 bilhões (2º)
    - PIB per capita R$21621,00 (3º)
    Clima Tropical e tropical de

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Leila Nunes
    Série: 7º ano A
    São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
    Possui a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.
    Com mais de quarenta e um milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos. Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de portugueses, que descobriram o Brasil e instalaram as primeiras vilas no Brasil exatamente no estado de São Paulo, e de italianos, que começaram a emigrar para o Brasil no fim do século XIX; também descende de ameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.

    ResponderExcluir
  20. Aluno:João Pedro Bianchi
    Serie: 7° Ano/ A

    Os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.
    O estado de São paulo é ainda o estado mais populoso. Roraima éo estado menos pouloso do pais.
    A Bahia é o estado que tem mais quatidade de moradores com mais de 100 anos com 3.525 pessoas.
    Nossa população conciste em 93.390.532 homens, e 97.342.162 mulheres.

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Manuela Lima Carneiro
    Série: 7° ano B

    Conforme o texto, o Brasil é um país muito grande, concentra a maioria de pessoas na região sudeste, pois é onde tem mais oportunidades de trabalho e São Paulo continua liderando o rankink de o pais mais populoso do Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Brunno Alcantara 7ªA25 de outubro de 2011 às 16:33

    RIO GRANDE DO SUL

    Capital: Porto Alegre
    População: 2010 -> 10.693.929
    Área (km²): 268.781,896
    Densidade demográfica (hab/km²): 39,79
    Número de Municípios: 496

    ResponderExcluir
  23. Brunno Alcantara 7ªA25 de outubro de 2011 às 16:49

    CONTINUAÇÃO:
    O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul.
    O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos e indígenas. Em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes.

    ResponderExcluir
  24. Luiz Henrique
    7 ano B


    São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. Suacapital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
    Por ser o estado com o maior PIB do país, São Paulo é conhecido como "locomotiva do Brasil". Além do maior poderio econômico do país, o estado possui bons índices sociais, tais como o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano, o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.
    Com mais de quarenta e um milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa daAmérica do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos. Sua populaçãoé a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de portugueses, que descobriram o Brasil e instalaram as primeiras vilas no Brasil exatamente no estado de São Paulo, e de italianos, que começaram a emigrar para o Brasil no fim do século XIX, também descende deameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.

    ResponderExcluir
  25. Ana Luiza da Silva de Jesus25 de outubro de 2011 às 19:33

    Aluna: Ana Luiza da Silva de Jesus
    7º ano B


    RIO GRANDE DO SUL

    Entre os Estados, o Rio Grande do Sul registrou o menor crescimento de população, indica o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Os dados do RS indicam um aumento de 4,98%, ou seja, entre 2000 e 2010 a população passou de 10.187.798 para 10.695.532 pessoas.
    Os dados do Censo 2010, divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o Rio Grande do Sul é majoritariamente urbano. Dos 496 munícipios gaúchos, 275 têm mais população urbana do que rural. Ao contabilizar o número populacional, verifica-se que 85,1% das pessoas moram nos centros urbanos contra 14,9% vivendo no campo.

    Na comparação com 2000, houve um crescimento de 3,45% da população morando na cidade, que passou de 81,65% para 85,1%.

    Quatro municípios do Estado têm população 100% urbana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre. Entre as cidades com menor proporção de população urbana estão Chuvisca, na Metade Sul, com 5,52%, Itati, na Rota do Sol, com 8,19%, Barão do Triunfo, no centro do Estado, com 9,93%, Coronel Pilar, no Nordeste, com 10,09%, e Passa Sete, na Serra, com 10,76%.

    Mulheres x homens

    Porto Alegre é a cidade com o maior número proporcional de mulheres no Rio Grande do Sul, apontou o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 755.917 pessoas do sexo feminino contra 654.022 do sexo masculino, o que equivale a 53,6% de mulheres na Capital.

    A segunda cidade do ranking que apresenta a relação entre o número de homens e mulheres aparece Pelotas, com 53,05%. Na sequência da lista, figuram Cruz Alta (52,66%), Santa Maria (52,63%) e Passo Fundo (52,36%).

    O município de Ponte Preta, no norte do Estado, é a cidade com menor proporção de mulheres na população — 47,20%. No ranking, aparecem também Boa Vista do Sul (47,19%), Toropi (47,12%), Gentil (46,99%) e Barra do Quaraí (46,96%).
    Entre os Estados, o Rio Grande do Sul registrou o menor crescimento de população, indica o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Os dados do RS indicam um aumento de 4,98%, ou seja, entre 2000 e 2010 a população passou de 10.187.798 para 10.695.532 pessoas.

    ResponderExcluir
  26. Camila Dias 7° ano B

    São Pauloestá situado na região Sudeste do Brasil. Tem por limetes os estados de Minas Gerais a Norte e Nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste.É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin. É uma das 27 unidades federativas no nosso país.

    ResponderExcluir
  27. Guilherme do Nascimento Batista 7B
    DADOS GERAIS:

    Estado que Pertence: São Paulo
    Data de Fundação: 25 de janeiro de 1554
    Gentílico: paulistano
    População: 11.244.369 ( Censo 2010)
    Área (em km²): 1.522,986
    Densidade Demográfica (habitantes por km²): 7.383
    Altitude (em metros): 760


    DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

    Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 160.637.533.438,00 (2004)
    Renda Per Capita*: R$ 14.821,00 (2004)
    Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e construção civil.
    Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,841 (PNUD - 2000)


    PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

    - Teatro Municipal
    - MASP (Museu de Arte de São Paulo)
    - Museu da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga)
    - Museu da Língua Portuguesa
    - Museu da Imagem e do Som
    - Pátio do Colégio
    - Memorial da América Latina
    - Museu de Arte Sacra de São Paulo
    - Museu de Arte Moderna
    - Pinacoteca do Estado
    - Museu da Imigração
    - Parque do Ibirapuera
    - Parque da Aclimação
    - Parque Burle Marx
    - Monumento às Bandeiras
    - Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)


    GEOGRAFIA

    Relevo: planalto
    Guilherme do Nascimento Batista
    Clima: subtropical
    Vegetação: Mata Atlântica (pouca quantidade)
    Rios Principais: rio Tietê, Pinheiros e Tamanduatei
    Temperatura média anual: 18,3ºC
    Índice Pluviométrico: 1317 mm

    ResponderExcluir
  28. Antonio Barreto De Oliveira Neto Do 7º A

    Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não foi uniforme entre as grandes regiões e unidades da federação.
    Constatamos que são Paulo e o estado mais populoso do Brasil e que nasce mais homines que mulheres, mas a mortalidade masculina e maior devido à violência que tem aumentada a cada dia.
    Descobrimos também que a Bahia e o sétimo estado mais rico dos pais

    ResponderExcluir
  29. Aluno:João Victor Mariano
    Serie:7 ano (A)

    No censo de 2010,a taxa de natalidade caiu e a taxa de mortalidade aumentou isso pode indicar uma boa noticia para o estado.A Bahia diminuiu a quantidade de criancas de 0 a 15 anos dando espaco maior para adultos de 26 a 40, com a porsentagem de mais mulheres do homens(que são vitimas desde os 16 anos para cima que e quando se envolvem com droga e a marginalidade).

    ResponderExcluir
  30. ALUNO: KERSEY MACEDO 7°B

    A Bahia ou Baía é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o sétimo estado mais rico do país. Está situada ao sul da Região Nordeste do Brasil e é o maior estado da região, fazendo limites com oito outros estados federados brasileiros, a saber: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (N); Tocantins e Goiás (O); Minas Gerais e Espírito Santo (S). A leste, é banhada pelo Oceano Atlântico e tem, com novecentos km, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil com acesso ao Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567 295,669 km², sendo pouco maior que a França. Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto, além de ser o estado que mais recebe turistas na região.

    Ultimos dados fornecidos pelo IBGE, do senso 2010:

    Capital Salvador
    População 2010 14.016.906
    Área (km²) 564.830,859
    Densidade demográfica (hab/km²) 24,82
    Número de Municípios 417

    ResponderExcluir
  31. João Testi Neto 7º ano "B"


    A queda de 9,5% no número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza na
    Bahia é uma tend ência que deve continuar nos próximos anos. A avaliação é do
    governador Paulo Souto, que comentou hoje (29) o resultado da pesquisa nacional
    da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre os números da miséria no país. Segundo
    o governador, a Bahia escolheu o caminho estruturante de combate à pobreza, em
    vez da simples transferência de renda para os mais pobres, o que garante
    resultados mais sólidos

    ResponderExcluir
  32. Luiz Felipe Mello Lima
    7 ano B
    SANTA CATARINA
    1- População nos 293 municípios chega a 6.173.674, ou seja, 15,25% a mais do que a registrada no último censo, em 2000, quando a população era de 5.356.360.
    2- Blumenau (a terra da Oktoberfest) ‘e a terceira cidade mais populosa do Estado, passou dos 261.808 habitantes registrados uma década atrás para a marca atual dos 309.214 moradores, representa um crescimento de 18,1% em relação ao último censo em 2000.
    3- Aumento da população no Litoral e o baixo crescimento das cidades do interior se deve ao reflexo do êxodo rural que o Brasil vive desde 1960. Antes, 80% da população vivia no campo. Hoje, são apenas 18%. Esta mudança é motivada pela busca por melhores condições de trabalho geradas pelo turismo crescente e também pela qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  33. jose keiji 7 ano B

    o porque do estados de maior cresimento populacional, e q oference melhores condisoens de vida e melhores empregos e o desemvolvimento e maior Ex Sao Paulo

    o porque dos estados com menor cresimento populacionas,e q nao oferese boas condisoens de vida pouquisimos empregos e o desemvolvimento e menor

    ResponderExcluir
  34. Jose Otávio 7ºano A
    A Bahia ou Baía é uma das 27 unidades federativas do Brasil.
    A taxa de natalidade vem almentando e a taxa de mortalidade vem diminuindo

    ResponderExcluir
  35. Aluno:Claudio Série:7ºA
    O acréscimo de quase 23 milhões de habitantes urbanos resultou no aumento do grau de urbanização, que passou de 81,2% em 2000, para 84,4% em 2010. Esse incremento foi causado pelo próprio crescimento vegetativo nas áreas urbanas, além das migrações com destino urbano.

    Os critérios adotados para subdividir o espaço territorial brasileiro em áreas urbanas e rurais são baseados nas legislações de cada município brasileiro. As áreas urbanas são áreas internas ao perímetro urbano de uma cidade ou vila, sendo este perímetro definido por lei municipal. As áreas rurais são as áreas externas aos perímetros urbanos, que também são definidas po lei municipal.

    Dentro de um perímetro urbano definido em lei municipal, podem existir áreas urbanizadas, áreas não urbanizadas e até mesmo áreas urbanas isoladas. Estas últimas são caracterizadas por serem separadas da sede municipal, ou distrital, por uma área rural ou por outro limite legal. Da mesma forma, as áreas rurais podem ser classificadas como aglomerados rurais de extensão urbana, povoados, núcleos ou outros aglomerados, todos eles também definidos por legislação municipal.

    A região Sudeste continua sendo a mais urbanizada do Brasil, apresentando um grau de urbanização de 92,9%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%), enquanto as regiões Norte (73,5%) e Nordeste (73,1%) têm mais de 1/4 dos seus habitantes vivendo em áreas rurais. Rio de Janeiro (96,7%), Distrito Federal (96,6%) e São Paulo (95,9%) são as Unidades da Federação com maiores graus de urbanização. Os estados que possuem os menores percentuais de população vivendo em áreas urbanas estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste, sendo que Maranhão (63,1%), Piauí (65,8%) e Pará (68,5%) apresentam os índices abaixo de 70%.

    ResponderExcluir
  36. No estado de pernambuco ha um numero de 8.796.032 pessoas que se divide em 4.229.897 homens e 4.566.135 mulheres, em pernambuco a maior parte da população esta na zona urbana, a taxa de crecimento anual e de 1,06%,a Área de pernambuco e de 98.311,616 km2 e sua Densidade Demográfica e de 89,47 habitantes por km2, o Analfabetismo em pernambuco e de 21,4% e a Espectativa de vida em pernambuco é de 67,1

    pontos turisticos e culturais
    - Praia da Boa Viagem
    - Praia de Muro Alto
    - Arquipélago de Fernando de Noronha
    - Porto de Galinhas
    entre outros.

    matheus de oliveira silva aluno do setimo ano a

    ResponderExcluir
  37. sou joão victor cirilo 7º ano A
    Focaliza-se o histórico dos censos demográficos, do registro civil e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), com ênfase nas principais questões investigadas por cada uma dessas pesquisas. Destaca-se o importante papel do Estado no desenvolvimento, principalmente, dos censos demográficos, o que explica seu desenvolvimento mais rápido, enquanto as estatísticas do registro civil ficaram dependentes, em sua fase inicial, das nem sempre estáveis relações entre o Estado e a Igreja. É mostrada a importância crescente dos censos demográficos como instrumento de análise das componentes demográficas, sendo o Censo de 1970 considerado um marco divisório, tanto no que diz respeito à organização, à riqueza de detalhes, como à confiabilidade dos números, destacando-se o papel da sociedade civil, da comunidade acadêmica e dos formuladores de políticas públicas nesse processo. Destaca-se também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada durante os períodos intercensitários, com múltiplos propósitos de investigação, incluindo, com periodicidade variável, características demográficas (migração e fecundidade) e de saúde.

    ResponderExcluir
  38. A população do Estado do Rio Grande do Sul foi a que menos cresceu nos últimos dez anos no país,de acordo com dados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
    Na década passada a velocidade de crescimento era quase três vezes maior.
    Dados divulgados no final de 2010 apontaram que o Rio Grande do Sul vivia uma situação de estabilidade populacional.
    Em muitos casos,segundo o levantamento,houve diminuição 275 municípios (dos 496 do Estado) registraram menos moradores do que dez anos atrás.
    A queda populacional na maior parte dos municípios ocorre de acordo com especialistas, de uma combinação de natalidade mais baixa – influenciada pelos indicadores educacionais e de desenvolvimento humano – com maciças ondas migratórias para novos polos de crescimento, no Estado e fora dele.

    ResponderExcluir
  39. COMENTÁRIO ACIMA É DE CATHARINA SILVA SOUZA DO 7 ANO A.

    ResponderExcluir
  40. Aluna: Estéfanne
    Série: 7° ano A

    BAHIA

    Em relação à divisão da população por sexo, as projeções do IBGE, realizada a partir do senso (2000), é de que em 2007, a população masculina correspondia a 49% da população, e a população de mulheres correspondia a 51% da população.
    Quanto a divisão da população por faixa etária, a população baiana pode ser considerada jovem, pois, segundo os dados do IBGE (2000):
    - Pessoas entre 0 e 19 anos – 44%
    - Pessoas entre 20 e 59 anos – 48%
    - Pessoas entre 60 e 70 anos, ou mais – 8%
    Quanto a escolarização, o índice de analfabetos com 15 anos ou mais no estado é de 18,5%. Cerca de 34% da população nessa mesma faixa etária, com 15 anos ou mais é considerado analfabeto funcional.
    Em todo o Estado, existem 23.015 escolas (públicas e particulares) de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas quais estão mais de 3,5 milhões de alunos. Quanto ao Ensino Superior, existem na Bahia 116 instituições, entre públicas (7), e privadas (109). O número de matriculas foi de 190.036 em 2005.
    A taxa de mortalidade infantil no estado é de 34,5 mortes a cada mil nascidos vivos.
    A taxa de natalidade no Estado está em declínio. Em 2006 foi de 2,2 filhos/mulher, sendo que a tendência é diminuir ainda mais. Já a expectativa de vida dos baianos tem aumentado, chegando aos 71,7 anos de vida.
    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia, em 2005, foi de 0.742.

    ResponderExcluir
  41. Aluno (a): Vanessa Dourado
    Série: 7º ano B

    De acordo com dados do IBGE referentes ao ano de 2010, Minas Gerais tem cerca de 19.159.260 habitantes do que em 2000 que era 17.891.494 habitantes e apresentou um crescimento de 9,52 de 2000 a 2010.A estrutura econômica do Estado apresenta um equilíbrio entre os setores industrial e de serviços, responsáveis respectivamente por 45,4% e 46,3% do PIB de Minas Gerais, enquanto a agropecuária contribui com apenas 8,3%. Sudeste que é a região onde encontra esse estado e o Sul apresentam evolução semelhante da estrutura etária, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. As duas tinham em 2010 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais, enquanto a proporção de crianças menores de 5 anos era, respectivamente, de 6,5% e 6,4%.
    Localização
    - Região: Sudeste
    - Estados limítrofes: SP (sudoeste), RJ (sudeste), ES (leste), BA (norte), MS (oeste), GO (oeste e noroeste) e DF
    - Municípios: 853
    Capital: Belo Horizonte
    Governo: 2011 a 2015
    - Governador(a): Antônio Anastasia (PSDB)
    - Vice-governador(a): Alberto Pinto Coelho (PP)
    - Deputados federais: 53
    - Deputados estaduais: 77
    - Senadores Aécio Neves (PSDB)
    Clésio Andrade (PR)
    Zezé Perrella (PDT)
    Área
    - Total: 586 528,293 km² (4º)
    População 2010
    - Estimativa: 19 595 309 hab. (2º)
    - Densidade: 33,41 hab./km² (14º)
    Economia 2010[3]
    - PIB R$282.522 bilhões (3º)
    - PIB per capita R$14.519,00 (10º)

    Fuso horário: UTC-3
    Clima: tropical e tropical de altitude A

    ResponderExcluir
  42. lise hillary 7 ano b
    o censo está nos infomando muitas coisas mas não só para nós também para o estado que para nos fornecer o que precisamos utiliza o censo e assim tenta nos ajudar com o dinheiro dos impostos.

    ResponderExcluir
  43. Bruno de Souza Melo Aragão 7°ano B

    De acordo com o IBGE, a população do município de São Paulo é de 10.886.518 habitantes. Se for considerada a região metropolitana, ou seja, os 38 municípios que circundam a capital, a população chega a aproximadamente 19 milhões de habitantes.

    Fundação da cidade: 25 de janeiro de 1554
    Localização: Região Sudeste do Brasil
    Distância da Costa:
    - Costa dos Alcatrazes – São Sebastião – 186 km
    - Guarujá – 93 km
    - Ilhabela – 204 km
    - Santos – 72 km (8)
    Umidade Relativa do Ar: 78% - média anua
    Clima: Tropical Temperado
    Temperatura média anual: 19°C
    Extensão: 1.530 quilômetros quadrados de área.
    Altitude: Média em torno de 760 metros.
    Latitude: 23°32.0'S
    Longitude: 46°37.0'W
    População - 10.886.518 habitantes.
    Religião Predominante: Católica
    Moeda: Real (R$)
    Fuso Horário: GMT (-)3 horas

    SÃO PAULO É SEDE DE

    38% das 100 maiores empresas privadas de capital nacional
    63% dos grupos internacionais instalados no Brasil
    17 dos 20 maiores bancos
    8 das 10 maiores corretoras de valores
    31 das 50 maiores seguradoras
    Aproximadamente 100 das 200 empresas de tecnologias
    BOVESPA – a maior bolsa de valores da América do Sul
    Bolsa de Mercadoria e Futuros - BM&F, a sexta maior do mundo em volume de negócios
    Hospital das Clínicas, o maior e mais renomado complexo hospitalar da América Latina
    O maior shopping center da América Latina – o Centro Comercial Aricanduva, com 500 lojas
    Dos 7 portais de Internet mais conhecidos, 6 estão baseados em São Paulo
    1.769 estabelecimentos de saúde, 40 hospitais públicos, 61 hospitais particulares, 24.957 leitos hospitalares, 99 bases móveis da Polícia Militar, 93 distritos policiais, 04 postos do Poupatempo, 146 faculdades, 26 universidades
    22 Centros de Educação Tecnológicas
    A maior Parada do Orgulho GLBT do mundo
    A Corrida de São Silvestre, que atrai em média 15 mil corredores de todo o mundo de cerca de 20 países.

    ResponderExcluir
  44. João Victor 7º Ano B

    O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.

    Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território". Ou seja, o recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se em Portugal de dez em dez anos.

    ResponderExcluir
  45. Marcus Vinicius 7° ano B29 de outubro de 2011 às 16:29

    Pesquisa do IBGE revela a origem de 399 nomes de municípios do PR

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa com o significado de mais de 50 mil nomes geográficos dos estados do Rio de Janeiro e do Paraná. O estudo mostra a grafia padronizada, limites territoriais, coordenadas, e aspectos históricos, geográficos e cartográficos de cada município.
    O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os nomes geográficos e padronizar as grafias para que, no futuro, estas se tornem oficiais. O projeto foi batizado de Nomes Geográficos do Brasil, implantado pela Coordenação de Cartografia (CCAR) da Diretoria de Geociências (DGC) do IBGE em fevereiro de 2005.
    Até o início de 2012, o banco receberá a carga dos nomes geográficos do mapeamento de parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
    No Paraná são 399 municípios, cada um com um significado especial. Londrina, por exemplo, deriva de Londres, cidade sede da empresa que colonizou as terras da região. As cidades de Diamante do Norte e do Sul foram batizadas assim por causa da pedra preciosa, que foi encontrada no fundo de um rio. Já a cidade de Diamante do Oeste, foi em homenagem as águas cristalinas da cidade.

    ResponderExcluir
  46. Aluna: Manuela Lima Carneiro
    Série: 7° ano B

    O censo demográfico, é realizado de dez em dez anos, é muito importante para as pessoas, pois com ele, podemos saber da renda de uma família, seus gastos, quanto recebe, assim estabelecendo com essas informações a renda geral de um país.

    Escolhi dados de Fortaleza e Ceará no censo de 2010

    Fortaleza:
    População: 2.447.409
    Área (em km²): 313,140

    Ceará:
    População em 2010- 8.180.087
    Densidade Demográfica: 7.819

    ResponderExcluir
  47. Salvador- Capital da Bahia
    População 2010: 14.016.906
    Área (km²): 564.830,859
    Densidade demográfica (hab/km²): 24,82
    Número de Municípios: 417
    Gostei muito do trabalho! 7º ano B

    ResponderExcluir
  48. Aluna:Lais Alcântara
    Série:7°ano "A"

    Os dados são de Salvador - Capital da Bahia

    População 2010: 14.016.906
    Área (km²): 564.830,859
    Densidade demográfica (hab/km²): 24,82
    Número de Municípios: 417


    Os dados são do Rio Grande do Sul - Capital Porto Alegre

    População em 2010 : 10.693.929
    Área (km²) : 268.781,896
    Densidade demográfica (hab/km²) : 39,79
    Número de Municípios : 496

    ResponderExcluir
  49. Aluna: Caroline Almeida
    Série/Turma: 7º ano A

    Espírito Santo

    Área (km²): 46 077,519
    População: 3 512 672
    Densidade Demográfica (hab./km²): 76,23
    Municípios: 78
    O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está localizado na região Sudeste. Sua capital é o município de Vitória, que é um importante porto de exportação de minério de ferro. Na agricultura, café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho, são os destaques. As pessoas que nascem nesse estado são chamadas de capixaba ou espírito-santense.

    ResponderExcluir
  50. No Estado Amazonas em 2007, posicionou-se como a 15ª unidade mais rica do Brasil em PIB, com 42, 023 bilhões de reais.
    Atualmente, o Amazonas lidera o crescimento e a alta industrial no Brasil.
    A economia baseia-se na indústria, no extrativismo, inclusive de petróleo e gás natural, mineração e pesca.
    Com relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.
    Na atualidade, através do calendário de feiras nacionais e internacionais da Amazônia, sob a sigla - FIAM - na Suframa, atrai diferentes investidores, brasileiros e de outras nacionalidades, a investir nos diferentes polos tecnológicos existentes na região e, principalmente, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), em franco desenvolvimento, e os estrangeiros podem conhecer grandes oportunidades de negócios que o potencial econômico da Amazônia proporciona e é capaz de oferecer, como sua infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e várias outras vantagens competitivas.
    Pesquisa promovida pela Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp) e publicada no jornal Folha de São Paulo, revela que o Amazonas é o segundo melhor lugar do Brasil para a instalação de um novo empreendimento. De acordo com a pesquisa, o estado só fica atrás do Distrito Federal no ranking geral de melhor ambiente para negócios e desponta na frente de estados como Minas Gerais (3º), Rio Grande do Sul (6º), Rio de Janeiro (8º), Santa Catarina (9º) e São Paulo (10º) .
    Marcelo Rodrigues de Assis Ferreira. 7ª Ano B

    ResponderExcluir
  51. Beatriz Magalhães Lacerda
    7 ano B


    A Bahia ou Baía[3][4][9][10] é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o sétimo estado mais rico do país. Está situada ao sul da Região Nordeste do Brasil e é o maior estado da região, fazendo limites com oito outros estados federados brasileiros, a saber: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (N); Tocantins e Goiás (O); Minas Gerais e Espírito Santo (S). A leste, é banhada pelo Oceano Atlântico e tem, com novecentos km, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil com acesso ao Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567 295,669 km², sendo pouco maior que a França. Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto, além de ser o estado que mais recebe turistas na região[11].

    A capital estadual é Salvador. Além dela, há outras cidades influentes na rede urbana baiana, como as capitais regionais Feira de Santana, Vitória da Conquista, o bipolo Itabuna-Ilhéus, Barreiras e o bipolo Juazeiro-Petrolina,[12] esta última é um município pernambucano e núcleo, junto com Juazeiro, da RIDE Polo Petrolina e Juazeiro. A essas, somam-se, por sua população e importância econômica, três municípios integrantes da Grande Salvador: Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho; e os municípios interioranos de Alagoinhas, Eunápolis, Jequié, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Paulo Afonso.

    ResponderExcluir
  52. Espírito Santo
    Capital:Vitória
    Área (km²): 46 077,519
    População: 3 512 672
    Densidade Demográfica (hab./km²): 76,23
    Municípios: 78
    O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está localizado na região Sudeste.

    ResponderExcluir
  53. Aluno: Nicolas B.S de Albuquerque

    Brasil População em 2010 185.712.713

    Região Nordeste população em 2010

    Bahia População em 2010 51.871.449

    Brasil População em 2000 169.799.170

    Região Nordeste População em 2000 47.741.711

    Bahia População em 2000 13.070.250

    ResponderExcluir
  54. Série- 7º ano A

    Parnambuco- De 2000 a 2010 a população de Pernambuco cresceu 1,06, sendo 8.796.032 da população total e 2010, 4.229.897 homens, 4.566.135 mulhere, notem que não a muinta diferença entre o tanto de homens e o tanto de mulheres, mulheres são apenas mais ou menos 33,238 de difereça entre mulheres e homens.

    ResponderExcluir
  55. Víctor Neves 7°ano A (Eu não estava conseguindo acessar o site e hoje que eu fui conseguir)


    O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade homônima. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses . Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  56. Aluna: Andrielly Fernanda
    Serie:7º ano "A"

    A Bahia esta localizada no sul da região nordeste, na tabela de estados mas ricos a Bahia estar estabelecida no sétimo lugar. Da região nordeste a Bahia é o maior estado, com maior população, ela faz limite com: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí, Tocantins e Goiás, Minas Gerais e espírito Santo, ela é banhada pelo Oceano Atlântico, possuindo uma área de 567 295,669 km²,
    DADOS GERAIS:
    Estado: Bahia
    Capital: Salvador
    Região: Nordeste
    Sigla: BA
    Gentílico: baiano
    População: 14.021.432 (Censo 2010)
    Área (em km²): 564 692,669
    Densidade Demográfica (habitantes por km²): 24,83
    Quantidade de municípios: 417

    ResponderExcluir
  57. Aluno:Matheus Moraes Reis
    Série: 7ºA

    A Bahia já tem instaladas 416 Comissões Censitárias Municipais, e a criação do fórum estadual busca ampliar ainda mais a participação da sociedade organizada na divulgação e acompanhamento das coletas do Censo Agropecuário e da Contagem da População, que serão realizados em 2007, garantindo a transparência e a qualidade das informações levantadas.

    ResponderExcluir
  58. gabriel fernandes 7 ano b3 de novembro de 2011 às 12:42

    gabriel fernandes 7 ano:b
    Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não foi uniforme entre as grandes regiões e unidades da federação. As maiores taxas médias de crescimento anual foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuiram para o crescimento diferencial.
    Amapá e Roraima, por sua vez, estão entre os dez estados que mais aumentaram suas populações em termos relativos: tiveram crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente. As regiões Nordeste (1,07%) e Sudeste (1,05%) apresentaram um crescimento populacional semelhante. A região Sul (0,87%), que desde o Censo de 1970 vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, foi a que menos cresceu, influenciada pelas baixas taxas observadas no Rio Grande do Sul (0,49%) e no Paraná (0,89%).
    As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%), mas com redução na participação nacional. Por outro lado, Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) têm menor concentração de pessoas, mas estão aumentando a representatividade.
    Os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do País.
    São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado.

    ResponderExcluir
  59. gabriel fernandes 7 ano b3 de novembro de 2011 às 13:41

    gabriel fernandes:7ano turma:b
    Apesar de possuir grande número de pessoas pobres, o Brasil não é um país pobre, mas tem que superar um quadro de injustiça social e desigualdade. As desigualdades sociais estão presentes em todo o país, o que se reflete em uma posição intermediária ocupada pelo Brasil no ranking de países do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Isso significa que ainda há muitas dificuldades a serem superadas nas áreas de educação, assistência social, saúde, distribuição de renda e emprego.

    ResponderExcluir
  60. Aluna:Neuzyanne da silva]
    Série:7ºA

    São Paulo possui um IDH elevado (0,841), o décimo oitavo maior do estado e o 68º do Brasil. Porém a distribuição do desenvolvimento humano na cidade não é homogênea. Os distritos mais centrais em geral apresentam IDH superior a 0,900, gradualmente diminuindo à medida que se afasta do centro, até chegar a valores inferiores a 0,800 nos limites do município. Isto se deve a questões históricas, uma vez que a área central, sobretudo a localizada entre os rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí, foi o local onde mais se concentraram os investimentos e o planejamento urbano por parte do poder público.[75] As populações de mais baixa renda, por não terem como arcar com o custo de vida dessas áreas, acabam assim ocupando as áreas nas bordas do município, mais desprovidas de infraestrutura.

    ResponderExcluir
  61. Aluna:Alinne
    Série:7ºano "A"

    Capital: Belo Horizonte
    Região: Sudeste
    Sigla: MG
    Gentílico: mineiro
    População: 19.595.309 (Censo 2010)
    Área (em km²): 588.528,29
    Densidade Demográfica (habitantes por km²): 33,29
    Quantidade de municípios: 853
    Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 166.586.000.000 (2004)
    Renda Per Capita*: R$8.771 (2004)
    Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,773 (PNUD - 2000)
    Principais Atividades Econômicas: agricultura, pecuária, indústria, serviços, geração de energia e mineração.
    Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 20,8 por mil (em 2000*)
    Analfabetismo:11% (2003)
    Espectativa de vida (anos): 73,8 (2000)
    Etnias: brancos (46%), negros (7,5%), pardos (46,3%) , amarelos ou indígenas (0,1%)
    Rios importantes: Rio São Francisco, Parnaíba, Grande, Paraíba do Sul, Doce, Mucuri e Jequitinhonha.
    Principais cidades: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Uberaba, Araguari, Aimorés, Barbacena, Betim, Caratinga, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Varginha e Poços de Caldas.
    Clima: tropical

    ResponderExcluir
  62. julli mayanne
    7º ano A
    o estado que eu pesquisei foi o estado do pará e pelas informações percebi que ele está tendo um controle de natalidade rasoavel no censo de 2000 a população era de 6.192.307 já no de 2010 7.588.078 isso quer dizer que o almento foi muito pequeno isso torna o estado bem mais rico pois diminuio o numero de nascimento por casal

    ResponderExcluir
  63. aluna:BRUNA QUEIROZ
    7º ANO A

    São Paulo uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.

    ResponderExcluir
  64. Bahia
    Capital: Salvador
    Região: Nordeste
    Sigla: BA
    Gentílico: baiano
    População: 14.021.432 (Censo 2010)
    Área (em km²): 564 692,669
    Densidade Demográfica (habitantes por km²): 24,83
    Quantidade de municípios: 417

    ResponderExcluir
  65. Nome: Pedro Guilherme
    7ºA
    Um estudo recente do IBGE é o censo, e nesse soube-se que São Paulo ainda tem o maior PIB(Produto Interno Bruto) do país, por isso é conhecido como locomotiva do brasil, também foi falado o fato do IDH subir no país, mas isso ainda está "camuflado", pois como a minoria do país é riquíssima, isso meio que disfarça a pobreza no país que ainda continua

    ResponderExcluir
  66. Tiago lima Alves 7º A

    Eu escolhi o acre para pesquisar e encontrei que ele aumentou apopulaçao de 2000 para 2010 de 557526 para 707125 e isso nao e muito importante pois tem muitas crianças, provavelmente tera prejuizos.

    ResponderExcluir
  67. Eu escolhi o Mato Grosso do Sul, em 2009 o estado tinha a população de 2360498, em 2011 a população de lá aumentou cerca de 1,66%

    ResponderExcluir
  68. Aluna: Ana Julia Ferandes
    Série: 7° Ano A

    Bahia:

    População: 14.016.906 (2010)
    População em idade escolar: 3.569.004 (2010)
    PIB (R$ 1.000,00): R$ 121.508.474,00 (2008)
    Renda Média (R$): R$ 414,00 (2009)
    Fonte: IBGE

    Taxa de analfabetismo:
    10 a 14 anos: 3,2 %
    15 ou mais: 16,7 %
    Fonte: PNAD/IBGE - 2009

    ResponderExcluir
  69. kauane moser giazzone7 de novembro de 2011 às 05:52

    A FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE rege-se pela Lei no. 5.878, de 11 de maio de 1970 e por seu Estatuto, aprovado pelo Decreto no. 3.272, de 3 de dezembro de 1999, e tem como missão institucional retratar o Brasil, com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania, sendo para tanto responsável pela produção, análise e disseminação de informações estatísticas (demográficas, econômicas e sociais), geográficas, cartográficas, geodésicas e relativas aos recursos naturais e ao meio ambiente.

    Desta forma, as atividades finalísticas desenvolvidas pelo IBGE, organizadas no Plano Plurianual para o período de 2000/2003 - AVANÇA BRASIL, além de representarem um avanço no sentido de sistematizar a atuação do Instituto no contexto do esforço conjunto de organização das ações do governo federal, têm função de fundamental relevância, uma vez que as informações produzidas pelo IBGE servem como fonte de avaliação dos reflexos das políticas governamentais e de orientação para ações públicas e privadas comprometidas em projetar o futuro do país.

    ResponderExcluir
  70. Aluna:Juliana Alves
    série:7ºano ``A´´
    Escolhi a Bahia-Salvador,e a população é de 14.016.906,já a população de idade media é de 3.569.004,taxa de analfabetismo de 15 ou mais é de 16,7 %,e a area de Km2 é de 564 692 432.Fica localizada no Nordeste e é umas das 27 unidades federativas do Brasil.

    ResponderExcluir
  71. Aluna: Giovanna T. Soares Série: 7º ano A
    Paraná
    A Demografia do Paraná é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território paranaense.Segundo o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE, em 2010, o estado do Paraná possuía 10 439 601 habitantes, sendo o sexto estado mais populoso do Brasil, representando 5,47% da população brasileira. Segundo o mesmo censo, 5 128 503 habitantes eram homens e 5 311 098 habitantes eram mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 8 906 442 habitantes viviam na zona urbana e 1 533 159 na zona rural. Em dez anos, o estado registrou uma taxa de crescimento populacional de 9,27%.Em relação ao ano de 1991, quando a população era de 8 415 659, esses números mostram uma taxa de crescimento anual de 1,4%, inferior a do Brasil como um todo (1,6% para o ano de 2000).

    ResponderExcluir
  72. No Estado Amazonas em 2007, posicionou-se como a 15ª unidade mais rica do Brasil em PIB, com 42, 023 bilhões de reais.
    Atualmente, o Amazonas lidera o crescimento e a alta industrial no Brasil.
    A economia baseia-se na indústria, no extrativismo, inclusive de petróleo e gás natural, mineração e pesca.
    Com relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.
    Na atualidade, através do calendário de feiras nacionais e internacionais da Amazônia, sob a sigla - FIAM - na Suframa, atrai diferentes investidores, brasileiros e de outras nacionalidades, a investir nos diferentes polos tecnológicos existentes na região e, principalmente, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), em franco desenvolvimento, e os estrangeiros podem conhecer grandes oportunidades de negócios que o potencial econômico da Amazônia proporciona e é capaz de oferecer, como sua infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e várias outras vantagens competitivas.
    Pesquisa promovida pela Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp) e publicada no jornal Folha de São Paulo, revela que o Amazonas é o segundo melhor lugar do Brasil para a instalação de um novo empreendimento. De acordo com a pesquisa, o estado só fica atrás do Distrito Federal no ranking geral de melhor ambiente para negócios e desponta na frente de estados como Minas Gerais (3º), Rio Grande do Sul (6º), Rio de Janeiro (8º), Santa Catarina (9º) e São Paulo (10º) .
    Marcelo 7º no B

    ResponderExcluir
  73. Em continuidade à divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2000, o IBGE apresenta os dados definitivos do universo da pesquisa, que abrangem as características da população, das pessoas responsáveis pelos domicílios e dos domicílios e seus respectivos moradores, relativos ao total do país, grandes regiões, unidades da federação e municípios.
    A publicação inclui comentários sobre a dinâmica da população brasileira, analisando seu crescimento demográfico e sua distribuição, bem como dos responsáveis pelos domicílios, por sexo, idade e educação, e sobre a qualidade de vida da população através de suas condições habitacionais.
    Apresenta, ainda, notas metodológicas da pesquisa, um anexo com a relação da população residente, segundo os municípios de origem em 2000 e os instalados em 2001, e um apêndice com a lista das 1 052 tabelas de resultados incluídas no CD-ROM que acompanha a publicação, abrangendo as informações do volume impresso e dados desagregados para mesorregiões, microrregiões, regiões metropolitanas, distritos, subdistritos e bairros, para cidades que têm delimitação legal de bairro. gabriel 7º no B

    ResponderExcluir
  74. ALUNO:Jeferson Júnior
    TURMA:7º ANO "A"

    A Bahia é dos 4º maiores estados do Brasil,a sua capital é:Salvador,a região onde fica é:nordeste,sua sigla é:BA,seu gentílico é:bahiano,sua população do censo 2010 é de:14.021.432,sua área por (km²)é de:594.692,669.Sua dencidade demografica (habitantes por km²) é:24,83 e sau quantidade de município é:417.

    ResponderExcluir
  75. Localiza-se a uma latitude 12º07'12" sul e a uma longitude 43º53'15" oeste, estando a uma altitude de 583 metros. Sua população estimada em 2006 era de 13.658 habitantes.
    Possui grande extensão territorial (3.043,408 km²), com terras produtivas e férteis, o que vem atraindo pessoas de vários municípios baianos e de outros estados, ligados ao ramo da pecuária e da agricultura, em adquirir propriedades para investimentos.
    É conhecida por muitos deste Brasil como o município das terras boas, do gado bom e das mulheres bonitas. Sua principal atividade econômica é a pecuária, onde possui um dos maiores rebanho bovino da Bahia aliada à agricultura onde se destaca o plantio do milho, além do feijão, mandioca, etc., e o comércio.
    De clima seco, sub-úmido e semi-árido, possui temperaturas variando entre 18oC e 36oC. O período chuvoso mais importante vai de Novembro a Março e varia com uma pluviosidade de cerca de 800 a 1500 mm anuais.
    Conta, também, a cidade, com uma emissora de radiodifusão a WANDERLEY FM, de classe comunitária, operando na freqüência de 104,9 MHz.
    Lorena Arbo 7º ano B

    ResponderExcluir