sábado, 28 de julho de 2012

6º ano - Ensino Fundamental

Água: "fonte de vida"


Importância da água
Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparaçãode grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!
Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água... Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.

Mas... Há um detalhe importante...

Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.

O Brasil é privilegiado

Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.
Além disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.
Essa riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao controle do desperdício.
Curiosidades:



Vazamento de água

A partir da leitura dos textos acima e de seus conhecimentos faça um texto sobre a importância da água em nossa vida e como podemos contribuir para a preservação desse recurso natural.



124 comentários:

  1. Prof depois que li esse texto sei que a agua pode acabar e o Brasilé a maior porcentagem em agua. Paulo André 6B

    ResponderExcluir
  2. Victoria Fernandes Soares 6ºA30 de julho de 2012 às 20:30

    A agua e muito importante na nossa vida pois ela nos ajuda a sobreviver, nos lipando, nos idratando, nos alimentando e nos divertindo, pois ela e tambem fonte de dirveçao nos rios, nos lagos e mares. Podemos contribuir de varias maneiras como por exemplo:

    Evite tomar banhos demorados.Cinco minutos de chuveiro são suficientes.

    Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

    Para lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem.

    Na hora de limpar a calçada use vassoura e balde com água. "Varrer" a calçada com a mangueira só traz desperdício.Para regar plantas, use sempre balde ou regador.

    Tambem tem varias outras formas de contribuir com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Livia Samara 6ano B A água é uma substância única, sem ela a vida no nosso planeta seria impossível. No mundo há muita água, mas ela não está distribuída com igualdade, alguns lugares possuem em abundância e outros lugares há falta, a superfície da Terra é constituída de três quartos de água, cerca de 70%, a maior parte está concentrada nos oceanos e mares, cerca de 97,5%, o restante 2,5% está concentrado em icebergs e geleiras, sendo que só 0,007% vai para os rios, lagos e reservatórios da superfície do planeta.

    ResponderExcluir
  4. Oi tia ! É a Bianca ... 6ª ano B
    Adorei o seu texto .. loogo,looogo, irei postar o meu trabalho :D

    ResponderExcluir
  5. Ooi tia, gostei do texto.
    Daki a pouco eu irei postar o meu trabalho sobre a água ...
    Bjus :D
    Isabelle 6º Ano B

    ResponderExcluir
  6. Julio César 6ºano B31 de julho de 2012 às 11:42

    Julio César 6ºB
    A água é essencial para quase todas as atividades do cotidiano do ser humano, a higiene pessoal e a higiene do ambiente em que vivemos é um exemplo claro disso. Também os cuidados de higiene com os alimentos e o cultivo dos mesmos dentre outras atividades que são influenciáveis na vida do ser humano.

    ResponderExcluir
  7. Oi tia, tudo bem? :')

    - Ítalo

    ResponderExcluir
  8. Estamos com saudades...
    beijos de Larissa Araujo e Luana Assis
    6º ano B

    ResponderExcluir
  9. Maria Eduarda Mariani,6ºb
    Eu acho que a água é uma das principais coisas que precisamos para sobreviver e nós humanos estamos desperdiçando e poluindo a água e quando ela acabar nós também morreremos por isso as pessoas tem que se consientisar.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Roberto,6 ano b achei super legal

    ResponderExcluir
  11. Maria Heloisa 6º ano B
    Oi tia,adorei o texto,mt legal,beijos

    ResponderExcluir
  12. Um homem pode deixar de comer por várias semanas, porém não é capaz de passar mais de 10 dias sem água. Estudo feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU), alerta para a crise de abastecimento que poderá atingir diversas regiões da Terra nos próximos anos devido ao aumento da demanda e á contaminação que ameaça as reservas de água doce do planeta. Lagos e rios transformam-se em depósitos de despejos industriais tóxicos e produtos químicos utilizados na agricultura (agrotóxicos). A agricultura por vezes contamina 70% de água doce em todo planeta, com essa contaminação o resultado é a impossibilidade do aproveitamento da água para consumo humano e o consumo de animais contaminados. Acredita-se que mais de 10 milhões de pessoas poderão morrer anualmente por doenças transmitidas pela água. paulo andré 6 ano B

    ResponderExcluir
  13. henrique 6ªb
    Tia adorei o texto fala sobre uma coisa muito importânte a água bjs!!!

    ResponderExcluir
  14. Laura dos anjos 6 ano b

    oi tia Lu . a gente estar com muita saudade da senhora .eu adorei o texto sobre a agua .um grande beijoossss

    ResponderExcluir
  15. Oi, tia, =( vc é legal!!!!!! geomundo muito legal

    TE AM0OOOOOOOOOOOOOOOOOO

    LEGALLL D++++++

    ResponderExcluir
  16. Deusymare,6°B
    Tia mais tarde eu posto o meu trabalho.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  17. Zeca Sampaio 6 ano b
    Oi tia estou sentindo saudades.O prof é bom e adorei o seu texto. bjss

    ResponderExcluir
  18. Victor Hugo Santos Nascimento 6º ano b

    verdade tia e muito importante a água pois com ela nos não vivemos porque com ela nos plantamos nos regamos e as pessoas deviam botar na cabeça que a água ira acabar e que niguem mais vai poder usar sem que a água potável.
    Depois que acabar ai sim todos vão perguntar porque que a água acabou pois niguem usou de forma boa.

    ResponderExcluir
  19. Douglas Morais 6 ano a31 de julho de 2012 às 12:22

    professora quando eu li o texto aprendi que a agua e encencial para a nossa vida

    ResponderExcluir
  20. Ana clara 6 ano B°

    A agua e essencial para qualquer forma de vida, principalmente para os seres humanos, pois e com ela que nos temos acesso a nossa higiene, a higiene de nossa casa, mas com ela podemos tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, lavar nossas roupas e além de tudo ela e usada para os seres vivos tomarem.
    Muita gente acha que a agua não vai acabar nunca, talvez ela não acabe o que acabara e a agua potável, ou seja, a agua doce que usamos e por isso que devemos economizar de todas as formas como, por exemplo: não deixar a torneira ligada enquanto escovamos os dentes, lava a calçada com vassouras e baldes... Você pode economizar do jeito que quiser o importante e se conscientizar e dar valor a esse bem precioso.
    Beijos espero que goste!!!

    ResponderExcluir
  21. Larissa S. Araújo 6° ano “B”

    Realmente a água é fundamental para os seres vivos, sem ela não haveria vida no planeta,pois é com ela que plantamos , cozinhamos , tomamos banho , lavamos louça e roupas e por fim bebemos. Porém o ser humano não tem noção que esse recurso pode acabar( água doce , que usamos) devido ao uso indevido ,ou seja, descontrolado,como lavar a calçada,demorar no banho, entre outros.
    Por ser natural a água não causa nenhum dano aos seres vivos, pelo contrario ela nos hidrata e nos traz muitas vitaminas e nutrientes,nos dando muita energia.
    Então está dado o recado: cuide bem da agua, pois esse recurso pode logo acabar!!!Um exemplo foi a falta d’agua aqui em Barreiras , muitas pessoas foram até o rio de ondas, com baldes para poderem suprir suas necessidades.

    Beijos Larissa ;)

    ResponderExcluir
  22. Oie Tia ! Sou eu Bianca Freitas Miranda ... 6ª ano " B "

    A água ela é muito importante , afinal , ela trás recursos , como higiene e alimentação , quando poluimos a água aumentamos 1% de chances de acabar a aguá do planeta , agora depois de ler o texto descubri , que a água é mais importantes do que pensava , eu acho que devemos tomar mais cuidado com as nossas atitudes com a água , a água pode ser utilizada para fazer alimentos , tomar banho , escovar os dentes , lavar os cabelos , etc ... Muitas pessoas acham que a água é eterna , e não sabe as conseguencias de poluir a água , precisamos parar e olhar , para ver oque tamos fazendo com a água , que é muito importante para o dia a dia dos seres vivos , principalmente para o ser humano !!!
    Bjus <3
    Espero que goste !

    ResponderExcluir
  23. Maria Eduarda Mariani 6º b

    Realmente a água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos e nós humanos desperdiçamos água como se ela não tivesse importância alguma para nossa sobrevivência , para tudo que fazemos precisamos de água e quase ninguém tem consciência que se ela acabar todos morreram : animais, plantas ,e até os próprios seres humanos que tinham que ter mas consciência com o que fazemos e cuidarmos do futuro de outras pessoas .
    Como nós precisamos de água para a sobrevivência de todos os seres vivos deveríamos zelar do que nós para não deixarmos as pessoas que vão nascer logo depois da gente morrer por causa da gente que não cuidamos do que nós pertencia .

    ResponderExcluir
  24. Érica Bispo de Almeida Pinto 6ºB
    Entendi que a hidrosfera é um elemento fundamental para a manutenção da vida,é só olhar o nosso cotidiano que vemos a sua importância:hidratar o nosso corpo além do mais 3/4 do nosso corpo é formado por ela,é dela que tiramos a energia para produzir a eletricidade e o transporte de várias mercadorias. A água é partida em :Oceanos,glaciares,e lençóis subterrâneos.
    Portanto vai aí umas dicas para preservar a ÁGUA
    1. Vou fechar a torneira durante a ducha, enquanto passo o sabonete no corpo.

    2. Vou agir igual, quando escovo os dentes – não faz sentido algum ficar vendo a água escorrer durante a escovação.

    3. Vou jogar o lixo no lixo – e não dentro da privada, evitando assim o uso da descarga.

    4. Vou checar se a descarga está regulada, jeito simples de economizar água.

    5. Vou parar de jogar na rua o que tenho nas mãos: basta chover para que esse lixo seja levado pela água para o bueiro, onde o lixo ganha volume e provoca alagamento.

    6. Vou conversar com a vizinha e tentar convencê-la sobre o desperdício que é lavar a calçada. Porque a calçada não precisa de água, mas o planeta sim.

    7. Vou mostrar ao meu pai que o carro pode ser lavado com a medida de água de um balde, o que evita usar a mangueira livremente.

    8. Vou sugerir à minha mãe desviar a água da máquina de lavar para o tanque e, com ela, lavar o quintal.

    9. Também vou mostrar para ela que a água usada para lavar frutas e legumes serve depois para molhar as plantas.

    10. Vou mudar essa história de evitar o desperdício só em casa. Água é um bem coletivo – seja onde for, se estou gastando à toa, o resultado será negativo para todos nós.

    ResponderExcluir
  25. Zeca Miranda O. Sampaio Almeida 6 ano B

    Bom,realmente a água é um recurso indispensável para a vida no plneta.Com ela fazemos muita coisa,sem ela não teríamos a higiene que é tomar banho,lavar as mãos,escovar os dentes.Também é usada nos alimentos e irrigações.Muitas pessoas não economizam água pois não se importam ou não são muito inteligentes,pois um dia a agua potável vai acabar e vai ser uma catástrofe principalmente para o ser humano.Bjsss

    ResponderExcluir
  26. A agua e um recurso muito importante para o ser humano,a agua do mundo e usada para varias coisas como:se hidratar,tomar banho,lavar a casa,lavar a louça,lavar o carro entre outros.
    Muitas pessoas utilizan a agua exageradamente,esse disperdicio poderia ser evitado se as pessoas fossem avisados dos riscos, o disperdicio de agua so pode acabar se todo mundo ajudar,tem gente que acha que se a agua doce acabar e so retirar o sal da agua dos oceanos, mas a agua nao iria ficar totalmente doce e iria ficar com um gosto isquisito
    Italo Miramda 6 ANO B

    ResponderExcluir
  27. Paulo Roberto 6 ANO B

    Achei o texto super legal pois a água é base para tudo na nossa vida pois sem água não existe vida usamos água para tudo

    ResponderExcluir
  28. Érica Bispo de Almeida Pinto 6ºB
    Entendi que a hidrosfera é um elemento fundamental para a manutenção da vida,é só olhar o nosso cotidiano que vemos a sua importância:hidratar o nosso corpo além do mais 3/4 do nosso corpo é formado por ela,é dela que tiramos a energia para produzir a eletricidade e o transporte de várias mercadorias. A água é partida em :Oceanos,glaciares,e lençóis subterrâneos.
    Portanto vai aí umas dicas para preservar a ÁGUA
    1. Vou fechar a torneira durante a ducha, enquanto passo o sabonete no corpo.

    2. Vou agir igual, quando escovo os dentes – não faz sentido algum ficar vendo a água escorrer durante a escovação.

    3. Vou jogar o lixo no lixo – e não dentro da privada, evitando assim o uso da descarga.

    4. Vou checar se a descarga está regulada, jeito simples de economizar água.

    5. Vou parar de jogar na rua o que tenho nas mãos: basta chover para que esse lixo seja levado pela água para o bueiro, onde o lixo ganha volume e provoca alagamento.

    6. Vou conversar com a vizinha e tentar convencê-la sobre o desperdício que é lavar a calçada. Porque a calçada não precisa de água, mas o planeta sim.

    7. Vou mostrar ao meu pai que o carro pode ser lavado com a medida de água de um balde, o que evita usar a mangueira livremente.

    8. Vou sugerir à minha mãe desviar a água da máquina de lavar para o tanque e, com ela, lavar o quintal.

    9. Também vou mostrar para ela que a água usada para lavar frutas e legumes serve depois para molhar as plantas.

    10. Vou mudar essa história de evitar o desperdício só em casa. Água é um bem coletivo – seja onde for, se estou gastando à toa, o resultado será negativo para todos nós.

    ResponderExcluir
  29. Emile Gonçalves de Alencar 6º B
    A água é um elemento composto de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio cujo se origina a molécula H2O.
    Essa água cobre aproximadamente 70% da superfície terrestre.
    97,5% é água salgada(oceanos e mares)
    2,5% é água doce que estão distribuídas em:
    29,7% arquíferos
    68,9% calotas polares
    0,5% rios e lagos
    Porém algumas pessoas desperdiçam e acham que a água nunca acabará.
    Hoje pode haver água, mas futuramente quem sabe se vai ter?
    Então para evitarmos é melhor se conscientizar e não desperdiçar.

    ResponderExcluir
  30. A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
    É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta.

    ResponderExcluir
  31. henrique santos 6ªb
    A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
    É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta.

    ResponderExcluir
  32. A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
    As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.


    livia samara 6ano B

    ResponderExcluir
  33. lara e marcos - 6° A
    trabalho de geografia
    (teste)

    ResponderExcluir
  34. Teste
    de paulo e leti bjjjjsss!!!

    ResponderExcluir
  35. é nois na fita, vocês viram nosso comentario : eai galera doida?

    ResponderExcluir
  36. Te amo professora Luciene!!!
    Beijoos!!
    Giovanna e Victória...

    ResponderExcluir
  37. Erick tia luciane o blog e muito massa valeu.

    ResponderExcluir
  38. Larissa Lopes-6°a

    Teste:
    Adoroo este blog ele é interativo e nos ajuda a copreender mais sobre o assunto.
    Tem muitos jogos legais; e até trabalho bimestral para fazer
    kkkkkkkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  39. o fritz escreveu bj do fritz

    ResponderExcluir
  40. nós sobrevivemos da água, por isso não podemos desperdiçar água e suja-lá.Então preserve ela. bjos do Fritz, gabriel e luigui.

    ResponderExcluir
  41. professora desejo muita saúde para seu filho
    bjs...!!!
    erica e jefferson

    ResponderExcluir
  42. tudo isso que escrevemos foi um teste

    ResponderExcluir
  43. tia desejo a voce que seu filho nasça com muita saude beijos te adoramos
    lara e marcelo 6º ano a

    ResponderExcluir
  44. AMANDA NASCIMENTO 6ºB

    Tia,eu entendi que a água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
    A água pode ser encontrada na natureza sob a forma sólida, líquida e gasosa (vapor de água). Este recurso, pode ser encontrado na atmosfera, proveniente da evaporação de mares, rios e lagos.
    A poluição da água prejudica o seu uso, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, higiene pessoal, lavagem de roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos.
    Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação agrícola. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de micro-organismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da recolha nos rios até à chegada nas residências urbanas ou rurais.
    Atitudes muito simples a ao alcance de todos podem (e devem!) ser tomadas:
    •Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100L de água.
    •Evite banhos demorados. E só abra o chuveiro após ter tirado toda a roupa.
    •Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
    •Jamais jogue o óleo utilizado nas pias! Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo. Se souber de algum ponto de coleta na sua cidade, melhor ainda,um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água – o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos.
    •Ao lavar o carro, utilize balde ao invés da magueira; use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
    •Não jogue lixo em rios e lagos.

    ResponderExcluir
  45. Aluno: Marcus Henrique Aires Costa
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO
    Professora: Luciene R. Maurer Felipiak
    Disciplina: Geografia
    Assunto: a importância da água em nossa vida e como podemos contribuir para a preservação desse recurso natural.

    MEU NOME É AGUA, MAS PODE ME CHAMAR DE VIDA

    A água é essencial para a vida. A falta desse recurso natural mata. É o líquido mais abundante em nosso planeta apesar de ser raro no Universo. É ela que dá as condições para ter vida no planeta Terra.
    Além da água nos dá as condições básicas que todos nós conhecemos no nosso dia a dia, como servir para cozinhar, lavar louças, lavar roupas, tomar banho, etc., é ela também a responsável por regular o clima em nosso planeta, ajudar a dar forma à superfície terrestre, movimentar máquinas, transportar nutrientes e está presente em todos os seres vivos. Então, confirma-se que ela é vida.
    Encontramos água nos oceanos, mares, rios, lagos, represas, nascentes nas geleiras, no solo, em pequenas gotas suspensas no ar e nos seres vivos, mas a água que utilizamos no dia a dia provém principalmente dos rios, lagos, represas e nascentes, ou seja, água doce, não menos importante que a salgada, mas ela existe em pequena quantidade (2,5%), sendo assim é preciso usá-la com responsabilidade, preservando esse bem divino, tanto doce como salgado.
    Para contribuir para a preservação desse recurso natural devemos começar por medidas simples em nossas casas e escolas, evitando o desperdício.
    Nós reutilizamos materiais como vidro, papel e outros, também devemos reutilizar a água que lavamos a roupa para lavar banheiros e calçadas; não lavar carros com a mangueira;não escovar os dentes com a torneira aberta; fechar o chuveiro enquanto ensaboamos e tantas outras atitudes fáceis de executar. Ainda devemos preserva as matas ciliares,diminuir a produção do lixo e cuidar daquele que não podemos evitar, fazendo isso contribuímos para um planeta saudável, sem aquecimento global, sem derretimento de geleiras e com água no presente e futuro para TODOS.

    ResponderExcluir
  46. Lara Almeida 6º ano a

    oi tia ta tudo bem?
    gostei muito do texto que a senhora postou!!!
    apartir desses textos vou conseguir fazer um trabalho ótimo
    beijos de lara

    ResponderExcluir
  47. adoreiiii tia
    karoline stefane 6ª a

    ResponderExcluir
  48. Érica Beatriz Guedes Corado
    6° ano A-
    A água é importante porque o ser humano é dempendente dela para tudo principalmente para o seu orgânismo que nescessita dela para continuar a funcionar.No mundo todas pessoas usam a água para a higiene pessoal,escovar os dentes ETC.E por isso devemos por exemplo não deixar o chuveiro ligado ao passar sabonete,nao deixar a torneira ligada ao escovar os dentes.Afinal agua é do que nos sobrevivemos.

    ResponderExcluir
  49. Luana Assis 6°Ano B
    A água é um importante recurso natural, pois quase todas as atividades domésticas e comerciais envolvem o seu uso como: para beber, para higiene pessoal, da casa e das empresas; a irrigação que é fundamental na produção de alimentos; na produção industrial, no comércio entre muitas outras. Porém a água doce está acabando, pois nós os seres humanos não estamos sabendo usá-la corretamente e assim desperdiçando e contaminando diversas fontes deste importante recurso natural. Para evitar a falta desse recurso tão importante, vai ai uma lista de sugestões para economizar a água no uso doméstico:
    .Não deixar a torneira ligada ao escovar os dentes.
    .Ao se ensaboar no banho desligue o chuveiro.
    .Quando for lavar o carro, calçadas e etc. use balde ao invés de mangueira.
    .A água que lavamos as frutas e verduras pode ser usada para molhar as plantas.

    ResponderExcluir
  50. Thaís Carolyne
    6° ano A

    A água é um dos elementos mais importante na vida do homem, pois com ela é que podemos exercer atividades essenciais para nossa sobrevivência.
    Ela é utilizada em nossa saúde, alimentação, higiene, agricultura, lazer, entre outras.
    No Brasil já existe uma máquina que transforma água salgada em doce, própria para o consumo humano e também um “vapor d’água” que transforma o vapor do ar em água.
    Por ser tão importante para nossa sobrevivência é necessário utilizarmos esse recurso de modo consciente. Segue abaixo uma lista de algumas dicas para economizarmos água:
    . Ao tomar banho, desligue o registro do chuveiro enquanto se ensaboa;
    . Desligue a torneira enquanto escova os dentes;
    . Não exagere ao dar descarga;
    . Ao lavar o carro ou o quintal, utilize um balde, dessa forma economizará água;
    . Feche a torneira enquanto lava a louça;
    . Aproveite a água da máquina de lavar em outras atividades;
    . Não jogar óleo de fritura na pia, pois pode ir para os rios, etc.
    Portanto, colocando em prática essas dicas, estaremos garantindo um futuro melhor para todos.

    ResponderExcluir
  51. A água é muito importante para nossa vida pois a utilizamos para tudo.
    Em alguns lugares do mundo a água está em falta em alguns lugares do mundo isso ocorre pelo aumento da população.
    Economize água:

    Na hora do banho 5 minutos basta.

    Se for lavar seu carro use um balde e um pano você ajudando a natureza.

    Existem mais modos de ajudar a natureza veja e pratique.

    Giovanna Rasia 6º ANO A

    ResponderExcluir
  52. Maria Heloisa Fraga da Silva 6º ano B

    A água é um elemento fundamental para a vida.Sem ela nao existe seres humanos,vegetais nem animais.Em alguns países a água já está escassa,pois as pessoas poluem muito e desperdíçam a água.
    Nosso país é privelegiado,pois há água em abundância,más isso nao quer dizer que devemos desperdíçar.Devemos cuidar muito bem desse recurso essencial para a vida.
    A água,além de ser usada para consumo,tambem é utilizada para a irrigação,agricultura,transporte,turismo e pesca,dentre várias outras coisas.
    Emfim,temos que preservar esse elemento tão importante que é a água.

    ResponderExcluir
  53. Lara Almeida Cunha da Rocha 6º ano "A"

    A água é muito importante na nossa vida, pois ela está em cada lugar onde vamos ou onde estamos, precisamos dela para: Tomar banho,dar descarga,fazer comida, beber água, lavar roupa, escovar os dentes e muito mais.

    Podemos contribuir, para não gastar água assim:
    *Tomar banho rápido;
    *Sempre quando for se ensabuar na hora do banho fechar o chuveiro;
    *Fechar a água na hora que for escovar os dentes;
    *Na hora de lavar o carro,não lavar com a mangueira, colocar a água em um recipiente, como um balde.(também serve para lavar calçadas);
    *Prestar muita atenção na hora de fechar a torneira, você pode fechar mau e gastar muita água;
    *Na hora que for lavar a louça fechar a torneira.

    Tem pessoas aí fora precisando de água, se continuarmos assim, mais na frente seremos nós , então cuide da água,porque ela é a coisa mais importante na vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  54. Lara Almeida 6º "A"3 de agosto de 2012 às 21:34

    Tia te adooooooooro, tô com muita saudade de você!!!!
    Acabei de postar o meu trabalho o que a senhora achou???
    Gostaria que me desse a nota máxima, kkkkkkkkk!!!
    Quem não gostaria né tia?!
    milhões de beijos!!!

    ResponderExcluir
  55. Lara Giuliana – 6º ano A

    A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida, representando cerca de 60% do peso de uma pessoa adulta. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor,urina e lágrima).
    Também é importante para a limpeza do corpo e do ambiente,para regular a temperatura do corpo,para a produção de alimentos (agricultura e cozimento),de energia hidroelétrica e transporte fluvial.A água é usada também para construção civil, no lazer e combate a incêndios.

    ResponderExcluir
  56. sem a água nínguem sobrevive, por isso a gente tem que econoomiza-lá.
    Como a gente contribuir para preserva esse recurso natural:
    *nunca deixar a torneira ligada;
    *sempre manter a torneira bem fechada;
    *nunca lavar a rua ou a calçada com agua limpa;
    *quando estiver tomando banho, quando for pasasr sabonete desligar o chuveiro;
    *quando for escovar os dentes desligar a torneira;
    *etc.
    Thiago Farias 6ºano A
    bjs

    ResponderExcluir
  57. Ela é importante nas reações por ser o maior solvente universal, Além disso a água tem um calor específico alto ajudando na manutenção da temperatura e também por ser o maior solvente universal ela ajuda no equilíbrio os mótico dos seres vivos.
    A evaporação, a chuva a subida para as nuvens deve ter algo com as descargas elétricas, com temperatura, climas, umidade do ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas dicas para economizar água!
      *Fechar a torneira, quando escovar, os dentes, lavar pratos, copos!
      *Não deixar a torneira pingando, favor chamar a manuntenção!
      *Lavar carros, motos, bicicletas e outros transportes com água em um balde!
      Obs: Por favor siga essas dicas e economize a água doce do planeta!
      DE: MATHEUS HENRIQUE OLIVEIRA SANTANA - 6ºANO B

      Excluir
  58. Aluno:Brian Silvério Pscevozniki
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO
    Professora:Luciane R. Maurer Felipiak
    Disciplina:Geografia
    Turma:6º ano A

    Sem água, sem vida

    Se não houvesse água, não haveria vida na Terra, isto é um fato, mas parece que os seres humanos se esqueceram disso. O Brasil, por exemplo, é um país privilegiado com 20% de toda a água doce da superfície da Terra, e talvez por causa disso gastamos a água pensando que ela nunca vai acabar. Entendo que se não mudarmos nossa atitude, a Terra conhecida como planeta água vai perder esse nome.
    Todo ser vivo precisa de água para sobreviver, porém a maior parte de toda a água do planeta é salgada, 97%, apenas 3% dessa água é doce, da parte doce 77% está congelada, dos 23% que não está congelada apenas 0,5% está disponível para os seres humanos, animais e plantas.
    Também precisamos cuidar dos oceanos, porque eles abrigam a maior parte de vida da Terra, além de servir de meio de transporte para as pessoas.
    É muito mais fácil mudar a opinião das crianças do que a dos adultos, por causa disto, a maioria das escolas estão ensinando as crianças a como preservar a água. Você pode preservar a água com pequenas ações, fechando a torneira, tomando banhos mais curtos, lavando o carro com balde e não com a mangueira, entre outras coisas, ajude a preservar a água.

    ResponderExcluir
  59. Aluna: Vitória da Silva Ayres
    Escola Monteiro Lobato- Objetivo
    Professora:Luciane R. Maurer Felipiak
    Disciplina:Geografia
    Turma:6º ano A

    A vida sem água.

    A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O2), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
    Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras, restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
    A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças e proteção do organismo contra o envelhecimento.
    Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
    A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Vitória da Silva Ayres
      Escola Monteiro Lobato- Objetivo
      Professora:Luciane R. Maurer Felipiak
      Disciplina:Geografia
      Turma:6º ano A

      Complementando:

      -Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100L de água.
      -Evitar banhos demorados. E só abra o chuveiro após ter tirado toda a roupa.
      -Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
      -Jamais jogue o óleo utilizado nas pias! Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo.
      -Ao lavar o carro, utilizar balde ao invés da magueira; use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
      -Não jogue lixo em rios e lagos.

      Excluir
  60. Aqui é a Brenda Barbosa do 6° A! E taí meu trabalho:
    A água é o bem mais precioso que existe. Toda a vida do planeta depende dela. Por isso sua preservação é de extrema importância. A maioria de nossas atividades e necessidades a utilizam. Seria bem útil dizer que a água não é necessária, ou melhor, não é apenas necessária,
    é vida. Todos os seres vivos precisam dela, as plantas, os animais, e especialmente os seres humanos, nós. Há várias formas de presevá-la, a principal forma é economizar, mas também não devemos poluí-la nem deixar de tratá-la.
    As principais fontes de água para nós, são os rios e lagos, que nos fornecem água doce e potável.
    Tia eu adorei sua proposta de trabalho, e espero que goste do meu! Bjs!

    ResponderExcluir
  61. Eu sou Marcelo do 6ªA
    A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies.Ela é tão importante que sem ela não existiria vida na Terra. Se percebemos ela esta em todo o nosso dia por exemplo escovando os dentes, tomando banho, cozinhado e outros, por isso economize fechando a torneira na hora de escovar os dentes, fechar bem a torneira etc.
    Um bjo tia e espero que goste do meu trabalho

    ResponderExcluir
  62. Maria Fernanda
    Profº:Luciene
    diciplina:Geografia

    A água é muito importante para nossaa vida ela faz parte de tudo que fazemos,a água é onsumida em todas as casas para a higiene,e preparo dos alimentos.
    Toda a água do nosso planeta está distribuida entre as geleiras rios,mares,geleiras e lagoas,
    nas formas distribuidas só podemos consumir 1% cento esta acadela.
    Atraves dos desperdicios de água esse um porcento está acabando,então precisamos cuidar melhor.

    ResponderExcluir
  63. Pessoal, leiam a pergunta atentamente, são duas perguntas em uma.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  64. Larissa Lopes Mano - 6 ano A

    Água não é simplismente água, ela nos propicia muitas coisas para o nosso cotidiano, que sem ela nós não sobrevivemos, como por exemplo:
    -Comida
    -Bebida
    -Banho
    -Higiene
    e em várias outras coisas em que usamos, sendo s super importante para que possamos viver bem e com saúde.NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE:nosso corpo é composto de 70% de água.
    Podemos denominar água como: VIDA, pois dizemos que ela é tudo.
    O que devemos pensar também é que: não é só usar água o quanto quizer e pronto!Devemos preservá-la.A água que usamos no nosso dia-a-dia é a água doce e não temos o suficiente para a vida eterna, então o ideal é:
    -Diminuir o tempo do banho e usar apenas o necessário
    -Construir casas com enfoque na sustentabilidade
    -Não poluir nem desviar os rios
    -Reutilizar água para lavar as calçadas
    -Enquanto escovar os dentes fechar a torneira
    -Enquanto ensaboar a louça manter fechada a torneira
    entre outras dicas... O importante é sempre vigiar os outros como a si mesmo.

    ResponderExcluir
  65. Erick Eduardo 6º A
    Prof ª: Luciana


    Sabemos que a água e o bem mais precioso do mundo utilizemos ela para tudo para nos alimentar,tomar banho, para nossa higiene pessoal ultilisamos também para regar as plantas e principalmente para matar a nossa sede.
    Mais muitas pessoas desperdiçam a água sem dar pequenas pausa quando escova os dentes quando tomamos banho se deixarmos a torneira pingando rapidamente em um més desperdisariamos 1000 litros de água por isso todos deveríamos economizar água .

    Este trabalho foi bem legal tchau !!

    ResponderExcluir
  66. Tudo bem tia Luciana quando você vouta

    Beijos do Erick 6ºA

    ResponderExcluir
  67. Guilherme G Borba Soares - 6 ano B

    Nós seres humanos podemos viver alguns sem comer, mas não vivenos um dia sem beber água isso mostra que a água é um bem muito precioso para a existencia de vida no planeta Terra.Alguns paises do mundo já estão sofrendo com a falta de água em paises como o Sudão.

    Nós brasileiros somos um povo muito privilgiado por ter o maior reservatório de água doce do mundo , nós temos água em abundância. Mas não pensem que ela nunca vai acabar pois se continuarmos poluindo nossos rios , nossas nascentes ela em poucos anos diminuirá muito e em algumas décadas estará escassa.
    Mas se nós brasileiros e todos os habitantes da Terra cuidassem da água com pequenas ações que fazem grande diferença como:

    1-Al escovar os dentes desligar a torneira e assim estará polpando mais de dois litros de água.

    2- Não demorar muito com o chuveiro ligado, pois é ele com a maior porcentagem do uso da água no dia a dia.

    São essas pequenas tarefas que em conjunto pouparão milhões e milhões de litros de água todo ano.Fazendo isso estaremos poupando o bem mais precioso do mundo que é a ÁGUA!!.

    ResponderExcluir
  68. Agnes Amália 6 ano “B”
    Nos seres humanos desperdiçamos muita água na hora de tomar banho e escovar os dentes, mas se continuarem Assis e a água acabar não sobreviveríamos por muitos tempos pois podemos ficar sem comer mas sem beber não vivemos.
    Podemos prevenir assim:
    -Coloque no copo apenas o vai beber, sem jogar o resto fora
    -Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa.
    -Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar
    -Lave o carro com balde.
    -Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes
    São coisas que não vai matar o ser humano fazer mas vai matar se nos ficarmos sem água, se todos nos ajudassem nisso água nunca acabaria

    ResponderExcluir
  69. Ana Laura-6 ano A
    A água é um dos nossos bens mais preciosos por isso não podemos viver sem ela.Serve para muitas coisas como tomar banho,escovar os dentes,fazer comida e muitos outros...mas existem muitas pessoas que não se importam com isso, por esse motivo devemos nos conscientizar e preservar mais a nossa água como: fechar a torneira em quanto escovamos os dentes, fechando o chuveiro em quanto nos ensaboamos e não jogando lixo nos rios e mares!!!

    ResponderExcluir
  70. matheus 6 ano (a)

    A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

    A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, percola ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.

    Isso porque, ao mesmo tempo em que os rios, riachos e córregos alimentam uma determinada represa, por exemplo, eles também podem trazer toda a sorte de detritos e materiais poluentes que tenham sido despejados diretamente neles ou no solo por onde passaram.

    Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta emque há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.

    Segundo o pesquisador Aldo Rebouças, professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, USP, uma análise comparativa entre a disponibilidade hídrica e a demanda da população no Brasil mostra que o nível de utilização da água disponível em 1991 era de apenas 0,71%.

    Mesmo para os estados mais populosos e desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro, este índice também era muito confortável, estando por volta de 10%.Ouseja, a questão que se coloca diante de nós não é a disponibilidade ou falta de água, mas sim as formas de sua utilização que estão levando a uma acelerada perda de qualidade, em especial nas regiões intensamente urbanizadas ou industrializadas.

    O pesquisador afirma que "o que mais falta no Brasil não é água, mas determinado padrão cultural que agregue ética e melhore a eficiência de desempenho político dos governos, da sociedade organizada lato sensu, das ações públicas e privadas, promotoras do desenvolvimento econômico em geral e da sua água doce, em particular".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAURA KRELING DOS ANJOS 6 ANO B
      A AGUA É UM RECURSO NATURAL DE VALOR INESTIMAVEL .MAIS QUE UM INSUMO INDISPENSAVÉL A PRODUÇÃO É UM RECURSO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ELA É VITAL PARA A MANUTENÇÃO DO CICLO BIOLÓGICOS, GEOLÓGICOS E QUÍMICOS QUE MANTEM EQUILIBRO OS ECOSSISTEMAS .É ,AINDA ,UMA REFERENCIA CULTURAL E UM BEM SOCIAL INDISPENSAVEL Á ADEQUADA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇAO .UM MODELO QUE IGNORA QUE A AGUA DE BOA QUALIDADE É UM RECURSO FINITO E QUE PRIORIZA CERTOS USOS COMO GERAÇAO DE ENERGIA ,SANEAMENTO E TRANSPORTE ,EM DETRIMENTO DE OUTROS COMO ABASTECIMENTO. BEIJOS TIA LU

      Excluir
  71. Gabriel Victor-6º ano A
    A água é Vida
    a água e muito importante para nós pois sem ela não viveríamos pois quase tudo que fazemos precisamos de água ex:agricultura,comida e muitas varias coisas.
    Recentemente aqui em barreiras ficamos sem água isso foi um transtorno para toda a cidade.Isso serviu como um exemplo que nao podemos desperdiça a água
    Muitas vezes gastamos água exageradamente ex:Na hora de tomar banho escovar os dentes,se continuarmos assim a água ira acabar.
    Não podemos desperdiça
    Economize a água.

    ResponderExcluir
  72. Sou a Letícia Miranda Lima/6ºano A

    A água é um dos recursos mais importantes do planeta Terra, pois todos os seres vivos precisam dela, os microorganismos, os seres humanos, vegetais, animais...enfim todos nós.

    Esse problema, que vem sendo relatado e sofrido pela população, não é exatamente a falta de água, até porque, mosso planeta é quase todo composto por água, das geleiras, mares, oceanos, rios e lagos, o verdadeiro problema é a falta de água potável, ou seja, em condições de uso, ela é encontrada principalmente, nas fontes, rios e lagos, que esta ficando cada vez mais escassa.

    O Brasil é um país riquissimo, em relaçao a a água, porém se continuarmos desperdiça-la, esse bem tão precioso irá deixar de existir. Cabendo a nós, cidadãos, a cuidar desse planeta Terra com vários cuidados basícos, mas que porém fazem uma uma enorme diferença para o planeta.

    alguns cuidados que podemos ter são:

    .desligar o chuveiro em quanto nos ensaboamos no banho pois isso chega a ser umas das atividades domesticas que mais gastam água.

    .lavar o carro com baldes.

    .desligar a torneira enquanto escova os dentes.

    Dentre outras atividades que podemos praticar para que as gerações seguintes possam fazer o uso desse bem como nós.

    Você faz a diferença!!!

    bjsss, tia luciane!

    ResponderExcluir
  73. Fritz mayr 6ano A


    A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
    É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0, 001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
    A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
    A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadores de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.
    Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.
    O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, já que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da agua doce do mundo é consumida pela agricultura.

    ResponderExcluir
  74. Gustavo carvalho Leite 6º Ano B

    Apesar do nosso planeta se chamar Terra, a maior parte da superfície dele é formada por água! Um líquido tão importante para os seres vivos.
    A água é a maior riqueza do planeta, e está ficando cada vez mais escasssa a cada dia, com as poluições e as alterações no meio ambiente. E a maioria das pessoas não percebe que a água, apesar de parecer existir em quantidades infinitas, não é um recurso inesgotável.
    O homem é capaz de criar coisas incríveis, mas nunca vai inventar um jeito de produzir água. Se ninguém fizer alguma coisa agora, um dia pode ser tarde demais. Com a consciência de que devemos nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações, podemos transformas nossas vidas e a vida de outras pessoas. Veja como fazer sua parte:
    -fechar a torneira durante a ducha, enquanto passa o sabonete no corpo;
    -agir igual, quando escovar os dentes – não faz sentido algum ficar vendo a água escorrer durante a escovação;
    - jogar o lixo no lixo – e não dentro da privada, evitando assim o uso da descarga;
    -checar se a descarga está regulada, jeito simples de economizar água;
    -parar de jogar na rua o que tenho nas mãos: basta chover para que esse lixo seja levado pela água para o bueiro, onde o lixo ganha volume e provoca alagamento;
    -conversar com a vizinha e tentar convencê-la sobre o desperdício que é lavar a calçada. Porque a calçada não precisa de água, mas o planeta sim;
    -desviar a água da máquina de lavar para o tanque e, com ela, lavar o quintal;
    Vamos mudar essa história de evitar o desperdício só em casa. Água é um bem coletivo – seja onde for, se estou gastando à toa, o resultado será negativo para todos nós. Preservem a Terra senão vamos ficar assim...



    Gustavo carvalho Leite 6º Ano B
    Apesar do nosso planeta se chamar Terra, a maior parte da superfície dele é formada por água! Um líquido tão importante para os seres vivos.
    A água é a maior riqueza do planeta, e está ficando cada vez mais escasssa a cada dia, com as poluições e as alterações no meio ambiente. E a maioria das pessoas não percebe que a água, apesar de parecer existir em quantidades infinitas, não é um recurso inesgotável.
    O homem é capaz de criar coisas incríveis, mas nunca vai inventar um jeito de produzir água. Se ninguém fizer alguma coisa agora, um dia pode ser tarde demais. Com a consciência de que devemos nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações, podemos transformas nossas vidas e a vida de outras pessoas. Veja como fazer sua parte:
    -fechar a torneira durante a ducha, enquanto passa o sabonete no corpo;
    -agir igual, quando escovar os dentes – não faz sentido algum ficar vendo a água escorrer durante a escovação;
    - jogar o lixo no lixo – e não dentro da privada, evitando assim o uso da descarga;
    -checar se a descarga está regulada, jeito simples de economizar água;
    -parar de jogar na rua o que tenho nas mãos: basta chover para que esse lixo seja levado pela água para o bueiro, onde o lixo ganha volume e provoca alagamento;
    -conversar com a vizinha e tentar convencê-la sobre o desperdício que é lavar a calçada. Porque a calçada não precisa de água, mas o planeta sim;
    -desviar a água da máquina de lavar para o tanque e, com ela, lavar o quintal;
    Vamos mudar essa história de evitar o desperdício só em casa. Água é um bem coletivo – seja onde for, se estou gastando à toa, o resultado será negativo para todos nós. Preservem a Terra senão vamos ficar assim...

    ResponderExcluir
  75. Deusymare 6° B
    A água é o bem mais valioso que a terra oferece a todos os seres vivos e sem ela não existiria vida, pois, a maior parte do nosso planeta é formada por água e 70% do nosso corpo também, e a falta dela causa desidratação e outras doenças que levam a morte. Mas infelizmente muitos não dão a atenção necessária para esse bem tão precioso e desperdiçam.
    Por isso devemos fazer a nossa parte, e não deixar torneiras pingando, fecha-la ao escovar os dentes, tomar banho rápido, e lavar as calçadas e carro com baldes. Essas e muitas outras ações contribuirão na preservação desse recurso natural.

    ResponderExcluir
  76. Thamyres Andrade - 6ºAno'B'
    Trabalho bimestral
    A água é um líquido incolor formado por hidrogênio e oxigênio (H20).Ela é uma das substâncias mais abundantes do nosso planeta, encontrada em três estados físicos:
    .Sólidos (gelo)
    .Líquido (oceano)
    .Gasoso (vapor d'água na atmosfera)
    Na superfície terrestre 70% é coberta por água, mas 3% deste volume é de água doce, mas a maioria da água esta concentrada nas geleiras.O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.
    A água é fundamental para a vida de todas as espécies.Aproximadamente 80% do nosso corpo é formado de água,pesquisadores afirmam que a ingestão de água tratada é um dos fatores para a conservação da saúde e auxilia na prevenção de doenças.
    O ciclo da água é chamado de ciclo hidrológico,é o processo dinâmico dos estágios da água.
    Alguns atitudes para a conservação da água são :
    -Aproveitar a água das chuvas,armazenando-as.
    -Reduzir o consumo doméstico de aguá potável.
    -Reaproveitar o papel,pois para produzi-lo gasta-se mil litros de água.
    "Essas mudanças de hábitos são pequenas mas geram grandes mudanças"

    ResponderExcluir
  77. Emília Ferreira Martins 6ºA
    A água é um elemento químico formado pelo oxigênio e pelo hidrogênio com a sigla H2O. Ela pode estar em três estados de agregação: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor). O ciclo da água na natureza é o ciclo Hidrológico. a água no planeta está repartida em três partes: nos oceanos está a água salgada, que é a maior parte, existe a água das geleiras que não está disponível para o uso e a água dos lençóis subterrâneos, lagos e rios e na atmosfera. A maior quantidade de água do planeta é salgada e não é própriaia para o uso. A água própria para o uso é a água doce, que existe em uma quantidade muito pequena. As pessoas usam a água de forma errada, como por exemeplo, enquanto escovam os dentes deixam a torneira aberta, tomam banhos muito demorados, jogam água na rua para baixar a poeira, lavam as calçadas. Elas estão desperdiçando agua tratada e, com isto, os rios ficam mais poluidos e o tratamento da água fica cada vez mais caro e mais difícil.As pessoas podem poluir os rios e mares jogando lixo em locais impróprios, quando chove este lixo é levado pelas águas para os rios e os mares. Na cidade o efeito disto são as enchentes e a transmissão de doenças, principalmente em crianças. Os rios precisam ser preservados e para isto as pessoas precisam aprender a cuidar do meio ambiente. Então, vamos preservar a água!

    ResponderExcluir
  78. Paulo Daniel 6°A
    A água é um elemento natural que é muito importante para o desenvolvimento da vida,por isso temos que cuidar para não a perdemos e é usada praticamente em nosso cotidiano na higiene,no ambiente na preparação dos alimentos.A água é liquido transparente formada pelo oxigênio e hidrogênio(H2O)e tem três estados líquidos:
    1.quando a água é resfriada e se torna solida.(gelo)
    2.quando ela esta em seu estado normal.(água)
    3.quando ela é aquecida e se torna gasosa.(vapor)
    A água é repartida em oceanos,onde se localiza a maior parte da água,as glaciares e os lençóis subterrâneos,lagos e rios onde se a menor parte.Com o desperdício de muita água tudo isso ainda pode ficar pior,como a professora falou em alguns países a falta de água, então todos nos podemos contribuir com a redução do gasto de muita água como por exemplo:
    tomando banhos mais curtos e ao ensaboa fechar a torneira
    feche a torneira enquanto escova os dentes
    não lave o carro com a mangueira,use um balde
    regue as plantas com um regado ou balde
    Se continuarmos desse jeito esse problema pode acabar.

    ResponderExcluir
  79. Kristye maria 6°ano B


    A água é a fonte de vida da Terra. Sendo de suma importância para a vida no nosso planeta , é preciso que todos tenham consciência em preservá-la, mas no entanto, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossa sobrevivência na terra.
    O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem 20% da água total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia de água do país. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.
    Muitas pessoas acham que a preservação deve partir do governo ou das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores. Mas nós, pessoas comuns, também podemos ajudar. Se cada um fizer a sua parte, além de ficar com a consciência tranquila, estará contribuindo e muito para a preservação de nossa água, um recurso natural imprescindível para continuarmos vivos. E não é nada complicado, atitudes muito simples está ao alcance de todos, como por exemplo:
    .Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça muita água.
    .Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
    .Jamais jogue o óleo utilizado nas pias! Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo.
    . Ao lavar o carro, utilize balde ao invés da mangueira; use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
    . Não jogue lixo em rios e lagos.

    ResponderExcluir
  80. jefferson 6°ANO "A"
    Trabalho Bimestral

    A áqua é importante para nosso organismo e para nossa higiene.Com a higiene gastamos muita áqua pois precisamos tomar banho,escova os dentes,lavar roupa,lavar a louça,lavar o carro etc.Então precisamos começar a economizar áqua exemplo:gastar menos tempo no banho,usar baldes para lavar o carro, não jogue óleo nas pias,entre outros.Mas nem todos pensam assim pensam que nunca vai acabar a áqua doce do planeta,não acaba e sim polui (Acaba pratica-menti) empresas jogam
    muitos produtos químicos isso pode prejudica muito pois áqua é nessesario para nossa sobrevivência.Veja a amazônia tem a maior bacia de áqua do pais e deves em preserva então tentando preserva a partir de empresas e industria que são os maios poluidores.
    Áqua também está no nosso organismo:
    A massa muscular é constituída de 73% de áqua.
    cérebro é constituído por 85% de água.
    Pulmões 80% constituídos por água.
    Rins 80%.
    Sangue 79%.
    Coração 77%
    Então si continuarmos a desgastar áqua na hora errada vamos todos morrer o corpo è quase contituido.
    Então se lembre não jogo lixo no rio.

    ResponderExcluir
  81. A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva-lá. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta.O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático.Pois sua falta em alguns casos pode provocar patogenos que levam até a morte.Livia Samara 6ano B

    ResponderExcluir
  82. A água é um recurso indispensável , mas as vezes acabamos desperdiçando esse recurso importante para a vida durante o dia a dia.
    É importante lembrar que esse recurso encontra-se em três estados ,sendo eles:
    - Líquido
    - Sólido
    - Gasoso
    Devemos lembrar também que grande parte de nosso corpo é composto por água(Cerca de 60%) e se não preservarmos ela futuramente não haverá mais vida na Terra.
    Devemos nos conscientizar e tomar pequenas atitudes que no final serão de grande ajuda como:
    - Tomar banhos mais rápidos
    - Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes
    - Usar baldes para a lavagem do carro e calçada
    - Preservar os rios e fontes naturais de águas evitando jogar lixo neles.
    E tomando essas pequenas atitudes vocês poderão contribuir para a preservação da água.
    Lucca 6º ano B

    ResponderExcluir
  83. Antes pensava que economizar água era muito difícil, pois necessitava muitas pessoas e muita disposição, mas apos ler o texto percebi que para resolver tudo basta cada um fazer a sua parte, e pequenas atitudes podem economizar uma quantidade enorme de água. Bjss

    Letícia Miranda Lima - 6º ano A

    ResponderExcluir
  84. Maria Fernanda Barros
    6º ano A
    A água é muito importante para a vida ela faz parte de tudo no nosso dia a dia, em nossas mais de 70% das tarefas e feita a base de água como lavar louça, roupa, tomar banho,escovar os dentes entre outros meios.Mas a á não ira durar para sempre pois esta tendo muito desperdicio, poriso temos que economizar água por meio de ações pequenas como quando estiver ecovando os dentes deligar a torneira,lavar o carro com baudes não ficar com a torneira na calçada desperdisando mas isso só são algumas ações que podemos fazer para acabar com o desperdicio de água.

    ResponderExcluir
  85. Ana Laura 6 ano A

    Oi professora, o professor substituto disse que la na chamada quem tivesse com um pontinho de lápis iria ter que refazer o trabalho então tá aqui de novo:

    A água é extremamente importante porque sem ela não há vida.Ela é importante não só para nós,mas para os seres aquáticos e os animais terrestres!
    Ela serve para fazer sucos,comida tomar banho,escovar os dentes, dar descarga,bebe-lá etc.Mas até para essas atividades tão simples devemos tomar cuidado para não gastarmos tanto desse liquido tão importante para nós porque afinal se ninguém tomar cuidado para não gastar muita água provavelmente a água do nosso planeta irá acabar! e para isso devemos tomar os seguintes cuidados:

    .Fechar o chuveiro enquanto se está ensaboando.
    .Fechar a torneira enquanto se está lavando algum alimento ou escovando os dentes.
    .Não jogando lixo nos rios.
    .E usando pouca água enquanto se está molhando as plantas ou algo associado há isso.

    ResponderExcluir
  86. ATENÇAO!
    REULTILIZE A ÁGUA DA CHUVA!ENCHA OS BALDES DE ÁGUA DA CHUVA E LAVE A CALÇADA SEMPRE QUE QUISER SERVE TAMBÉM PRA LAVAR O CARRO OU A MOTO E ETC!
    SIGA AS MINHAS INSTRUÇÕES SEI QUE VAI DAR SERTO AO ECONOMIZAR A ÁGUA POTÁVEL QUE USAMOS PARA TOMAR,LAVAR A LOUÇA E ATÉ DIMINUE O CUSTO DA ÁGUA EM NOSSAS RESIDÊNCIAS!
    AMANDA NASCIMENTO 6ºB-NAO É TRABALHO É SÓ UMA INFORMAÇÃO!

    ResponderExcluir
  87. karoline stefane silva leite 6ªA
    professora eu adorei o texto pois ajuda todos a se concientizar e mostrar que todos devem preservar a aqua pois um dia ela vai acaba [a água que eu falo e a aqua doce pois a salgada nao temos como beber e nen tomar banho entre outras coisa].
    Mais nois seres humanos podemos prevenir fazendo a nossa parte e concientizando as pessoas e assim dou as dicas de:
    Em casa
    Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira da pia fechada. Reabra apenas para enxaguar a boca ou o lavar o rosto.
    Só utilize a máquina de lavar quando estiver com a capacidade total. No tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Utilize a água usada no tanque para lavar o quintal e a área de serviço.
    Para molhar as plantas, use um regador ou mangueira com esguicho tipo revólver. No verão a rega das plantas deve ser feita de manhãzinha ou á noite. Isso reduz a perda de água por evaporação. Já no inverno a rega das plantas pode ser feita em dias alternados, pela manhã.
    Evite banhos demorados. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Banho de 15 minutos em chuveiros elétricos consome cerca de 140 litros de água. Banhos de cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo e pode economizar até 96 litros de água.
    Jogue os restos de comida no lixo. Molhe a ouça e feche a torneira. Ensaboe tudo o que tem de ser lavado e só então abra a torneira novamente para enxaguar. Em 15 minutos, uma torneira aberta pode despejar 243 litros de água no ralo. Com a torneira fechada enquanto as louças são ensaboadas, você gasta somente 46 litros.
    Jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Em vez disso, use a vassoura. Ao lavar a calçada ou quintal com a torneira aberta por 15 minutos, você gastará cerca de 280 litros de água.
    Lavar o carro com mangueira com meia volta aberta consome 560 litros de água, por isso procure usar balde e pano ao invés de uma mangueira. Ao lavar o carro com balde, apenas uma vez por mês, você irá gastar apenas 40 litros de água. Outra dica é não lavar o carro durante a estiagem.

    ResponderExcluir
  88. Júlio César Santos Oliveira 6° "B" disse:
    A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

    ResponderExcluir
  89. Respostas
    1. João Ricardo 6'A'
      vários países já sofrem com a falta de água como a africa por isso já esta muito serio por isso quando tomamos banho ou usamos a água temos que polpar ao máximo.
      99 por cento da água e salgada e temos menos de 1 por cento de água disponível para consumo nosso pais e privilegiado por tanto temos que tomar a iniciativa de polpar a água para os países menos privilegiados

      Excluir
  90. gabriel santiago 6 ano b
    a agua e muito importante para todos os seres humanos,o ser humano e composto por 70% de agua e ela tem um papel muito importante nisso que e cuidar do metabolismo que sao as reaçoes quimicas e da temperatura que e o suor.Parte da agua no mundo fica na Amazonia que e por volta de 20% ,ha varios lugares no mundo que jogam lixo ou esgoto nos seus rios ,prejudicando os peixes e aos seres humanos ,pois e exigido maior quantidade de cloro nas aguas que nos bebemos,a agua e muito usada nas suas atividades do dia a dia como:tomar banho,lavar o carro,regar as plantas etc.E se o mundo continuar assim,desperdiçando agua a OMS previu que varios paises vao ter crise no abastecimento de agua e tambem os humanos tem que ser mais responsaveis com esse assunto ,pois muitas praias estao sendo fechada pelo nivel de coisas toxicas na agua e um nivel de radiaçao muito alta e eles estao desperdiçando muita agua como:ficar muito tempo no banho,deixar a mangueira ou a torneira ligada etc.Minha opiniao e que os seres humanos sejam mais cocientes com agua.

    ResponderExcluir
  91. tia Luciene entendi que a agua e essencial para a nossa vida que sem ela nao viveriamos, entendo que parte do nosso cotidiano e envolvido na agua e o problema esta ficando cada ves mais serio e por isso temos que gastar pouca agua doce bjs. Felipe santos 6anoB.

    ResponderExcluir
  92. tia estamos torcendo por voce. felipe santos 6anoB

    ResponderExcluir
  93. Henrique 6ºb
    A água é um dos principais elementos para a vida no nosso planeta, dai à frase “água fonte de vida“, senão o principal, no nosso organismo a importância da água igualmente fundamental, sendo essencial na nossa saúde, tendo a água diversas funções. A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas.

    ResponderExcluir
  94. Tiago 6º B

    Fonte de vida a Água é o elemento fundamental no planeta terra, pois sem ela não existiria vida. Com isso podemos destacar grande importância em nossa vida como: no cultivo de plantas, na alimentação dos seres vivos, na higiene, saciar a cede. podemos passar dias sem come mais sem bebe água não, ficariamos desidratado e morreriamos.
    Com toda essa importância devemos cuidar desse bem, desligar a torneira quondo estivemos escovando os dentes,desligar o chuveiro quando estamos passando sabonete, lavando o carro com balde, quando for lavar as verduras e frutas utilizar um vazilha pra lava-las. Com essas atutudes podemos contribuir para um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  95. Paulo Roberto 6 ano "B"

    A água e fonte de vida de todos nós humanos,bichos e plantas,pois sem ela não podemos viver.Com ela podemos fazer tudo: plantar, beber, banhar,lavar alimentos,enter outros.Mas tudo está mudando por que ninguém se conscientiza para usar á água com moderação por isso lembre-se:
    -demore menos quando for banhar
    -quando for beber água não bote muito para não jogar fora depois,se quiser bote mais
    -evite desperdiçar água na hora de lavar as mãos ou de escovar os dentes
    então lembre-se não desperdice água

    ResponderExcluir
  96. Emile Gonçalves de Alencar 6º ano "B"
    Água é fonte da vida. Todos os seres vivos, indistintamente,
    dependem dela para viver. No entanto, por maior que seja sua
    importância, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes,
    esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no
    Planeta.
    A água é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com
    todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento
    agrícola e industrial aos valores culturais.
    É um recurso natural essencial, seja como componente
    bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies
    vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais
    e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo
    final e intermediário.

    ResponderExcluir
  97. Zeca Miranda 6 ano B
    A água é um recurso indispensável para a vida no planeta, todo mundo sabe disso mas é como se fossem cegos ou bobos para não quererem aceitar isso.Com ela fazemos muitas coisas como tomar banho,preparar alimentos,lavar a roupa,lavar a louça e claro para consumo próprio.
    Sem ela estaríamos perdidos,pois sem ela não nos hidrataríamos e iríamos morrer de sede.Temos que fazer campanhas,espalhar cartazes e panfletos para conscientizar a população.Bjsss

    ResponderExcluir
  98. A água pode ser saudável ou nociva

    Na natureza não encontramos água pura, devido à sua capacidade de dissolver elementos e compostos químicos. A água que encontramos nos rios ou em poços profundos contém várias substâncias dissolvidas, como o zinco, magnésio, cálcio e elementos radioativos. Dependendo do grau de concentração desses elementos, a água pode ser ou não nociva. Para que seja saudável, ela não pode conter substâncias tóxicas, vírus, bactérias e parasitos. Quando não tratada, a água é um importante veículo de transmissão de doenças, principalmente as do aparelho intestinal, como a cólera, a amebíase e a disenteria bacilar, além da esquistossomose, há também outras doenças como a febre tifóide, as cáries dentárias e hepatite infecciosa.

    Ela é utilizada no nosso cotidiano, como no lar a utilizamos para higiene pessoal, para cozinhar, na limpeza da casa entre outras coisas. Na indústria ela é utilizada de várias formas, como por exemplo na fabricação de 1 tonelada de aço que é necessário cerca de 270 toneladas de água. Na agricultura é utilizada para irrigar as plantas, pois as plantas necessitam grande quantidade dela. Na hidrelétrica é utilizada como fonte de energia, para iluminação de casas e operação das fábricas. É utilizada ainda como via de transporte e recreação.


    A água tem se tornado um elemento de disputa entre as nações

    Hoje cerca de 250 milhões de pessoas, distribuídos em 26 países, já enfrentam escassez de água. Em 30 anos, o número aumentará para 3 bilhões em 52 países. Nesse período, a quantidade de água disponível por pessoa nos países do Oriente Médio e do norte da África estará reduzida em 80%. A projeção que se faz, é que nesse período, 8 bilhões de pessoas habitarão a Terra, em sua maioria concentradas nas grandes cidades. Assim será necessário aumentar a produção de comidas e energia, aumentando o consumo doméstico e industrial de água. Devido essa escassez de água, Israel utiliza de uma tecnologia de dessanalização, hoje o país tem mais da metade da área ocupada por desertos, é o principal exportador de produtos agrícolas do Oriente Médio. É a região que tem a menor taxa de água por pessoa no planeta, e é um exemplo que pode acontecer no resto do mundo.
    Paulo André 6 ano b

    ResponderExcluir
  99. Além disso professora a água é ecencial para a nossa vida,sabemos que sem ela não haveria vida mas tem algumas pessoas que não pensa direito e gasta água a toa,o nosso planeta esta sofrendo muito,vamos preservar a água professora e fale com sua família e vizinhos que a água não é brinquedo ou que não preste,e lembre-se a água não é só de uma pessoa é de todo mundo,e vou dar umas dicas para a senhora não se esqueça: Não escovar os dentes com a torneira aberta,lavar o quintal com a água que sobrou da roupa,lavar o carro com o baude de água,tomar banho,o primeiro se molha desligue se enxague e novamente ligue a rosca.Professora espero que tenhe gostado dos meus conselhos. Beijos!!!! Douglas Morais 6 ano a.

    ResponderExcluir
  100. A água é um recurso natural de valor inestimável mas que um insumo indispensável á produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico,ela é um vitalpara a manutenção dos ciclos biológicos geológicos e quimicos que mantêm em equilibrio os ecossistemas. É,ainda,uma referência cultural e um bem social indispensável e adequada ao nosso planeta. Douglas Morais 6 ano a

    ResponderExcluir