quarta-feira, 19 de outubro de 2011

2º Ano A e B (4ª Etapa)

4ª Etapa


Exploração de petróleo no Brasil  -  Camada Pré-sal



O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.

As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.

 Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.
 As descobertas do pré-sal irão triplicar as reservas de petróleo e gás natural do Brasil, a estimativa é que a produção alcance a marca de 50 bilhões de barris.



Observe as charges abaixo:


Aproveite para pesquisar mais sobre o assunto. Aponte aspectos positivos e negativos sobre a descoberta do pré-sal para o Brasil. Se achar necessário pode estar citando também curiosidades sobre apesquisa que realizou. 

57 comentários:

  1. A descoberta do pré-sal é uma das mais importantes para a economia do nosso país, pois, ela levará o Brasil a um outro patamar na extração de combustíveis fósseis, mas ainda existem dificuldades para se extrair esses combustíveis, pois, nenhuma outra reserva era tão profunda, fazendo com que o Brasil tenha que criar novas tecnologias para essa retirada, outro empecilho na obtenção do pré-sal é a distribuição da renda gerada pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Victória Guimarães Zanetti
    Série: 2º ano B

    A nomenclatura Pré-sal refere-se aos elementos geolíticos que ficam abaixo da camada de sal do planeta também divisão laminar do perfil das rochas que formam a crosta terrestre. No Brasil, a área que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da companhia Petrobras encontra-se no subsolo do oceano Atlântico, e estende-se do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos. A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campos está em torno de 200 metros. As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semi-árido de 1 a 7 milhões de anos atrás.
    O petróleo que é encontrado em até 2000m de profundidade na água é considerado de altíssima qualidade, assim o pré-sal se caracterizou como uma das maiores descobertas em reservas de petróleo do país. A empresa Petrobras, responsável pela descoberta e retirada do petróleo tem a necessidade de obter máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta para a extração, mas felizmente a empresa já possui um grande número de profissionais capacitados no Brasil, deixando de ser submissa aos produtos importados.
    Entretanto como ocorre na maioria das grandes descobertas deste país, a legislação vigente causou uma série de debates em todo o país. Desde sua descoberta, muitos passaram a defender novos modelos de regulação para preservar uma parte maior desta riqueza para o país, envolvendo mudanças na atual Lei do Petróleo (lei nº 9.478 de 1997). O lucro gerado com a descoberta pretende ser passado primeiramente ao congresso e em um segundo momento seria repassado á população, mas sabemos que não há muitas chances de ocorrer tal fato. Devemos lutar por um direito que é nosso e por um produto que também nos pertence.

    ResponderExcluir
  3. o fato da descoberta do petróleo na amazonia azul fez com que o projeto de expandir os beneficios do etanol atravez da cana fosse desvalorizado , fez com que o mundo voltasse os olhos para o Brasil atraindo novo investimentos ; porem eis a questão onde ficara o lucro do petróleo ? este dinheiro tem que ser investido aonde ?

    aluno:ahmad ali ghazzaoui 2° b
    Na minha opniao o dinheiro tem que ser investido em tres coisas , saude , educaçao , e combate as desigualdades.

    ResponderExcluir
  4. Pontos positivos do Pré-Sal:
    1 - Para administrar a riqueza do pré-sal o governo criou uma nova empresa separada da Petrobrás: a PPSA, que vai cuidar da administração, da exploração e vai também gerenciar o fundo que vai receber os lucros da exploração do pré-sal.

    2 - As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infraestrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais.

    3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for bem utilizado, ele pode trazer as seguintes vantagens:

    - O Brasil vai ter dinheiro suficiente para investir na infraestrutura e realizar grandes obras como rodovias, ferrovias e hidrelétricas, sem precisar emprestar dinheiro no exterior.
    - Como o Brasil vai ter mais petróleo com a descoberta do pré sal, o preço da gasolina deve cair.
    - Como ainda não existe tecnologia para explorar petróleo tão fundo, o Brasil vai ter que evoluir muito sua ciência para fazer esta exploração.
    - Devem ser gerados tambem mais de 500.000 empregos em indústrias ligadas ao petróleo e a exploração do pré sal, muitas empresas vão crescer junto com a Petrobrás (que deve dobrar de tamanho).
    - O petróleo um dia vai acabar, e se a Petrobrás, usar parte do dinheiro ganho no pré sal para desenvolver novas energias renováveis (que não acabam), vai ser tornar uma das maiores empresas do mundo.
    - O dinheiro ganho no pré sal pode ser usado para revolucionar a Educação e a Saúde no Brasil.

    Pontos negativos do Pré-Sal:
    1 - Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida.

    2 - Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo, pode causar um desastre gigantesco, já que é muito dificil conter óleo vazando no meio do mar (embora aqui, não precise se preocupar muito, pois a tecnologia utilizada hoje em dia já garante quase 100% de segurança nas operações, e também porque parte do dinheiro ganho vai ser investido na descoberta de energias não poluentes, compensando o estrago inicial).

    3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for mau utilizado pode acontecer o seguinte:

    - O governo pode criar milhares de empregos de cabide (improdutivos), estes empregos seriam apenas ilusão, pois iriam acabar junto com o fim do petróleo.
    - Se o dinheiro do pré sal não for bem controlado e auditorado, pode ser desviado para o bolso de políticos e enriquecer líderes corruptos.
    - O dinheiro pode ser gasto em obras inúteis.
    - Se parte desse dinheiro não for investido em infraestrutura, algumas cidades podem se tornar dependentes do petróleo para sobreviver e podem entrar em colapso quando o petróleo acabar (deve acabar em uns 20-30 anos).


    Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porem, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

    ResponderExcluir
  5. A descoberta do pré-sal é muito importante para a economia do nosso país, levando o Brasil a um outro patamar na extração de combustíveis fósseis, mas como nenhuma outra reserva era tão profunda, existem dificuldades para se extrair esses combustíveis, com isso é necessário comprar equipamentos de outros países, e esses equipamentos são muito caros, devido á isso o preço dos combustíveis nos postos de gasolina aumento, pois nós estamos ajudando a pagar esses equipamentos.

    ResponderExcluir
  6. De um certo modo, isso é bom, pois a riqueza, o dinheiro e o combustível que virão do Pré-Sal vão ser um grande estímulo para o desenvolvimento economico no Brasil.o Brasil vai explorar o seu petróleo a um preço caro, tendo muito lucro,isso ja se percebe no preço dos combustiveis derivados do petróleo!mais ainda e um grande desafio para o Brasil, já que quase toda a tecnologia é nova, experimental ou ainda nem foi desenvolvida. para a exploraçao do pré-sal..



    LUCIANO 2ºB

    ResponderExcluir
  7. Os benefícios econômicos que o Brasil vai ter com a descoberta do pré-sal são visíveis. Maior quantidade de petróleo no mercado significa mais lucro para o Brasil, além de combustível e matéria-prima mais barata para a indústria e a população. Porém, é preciso que haja uma “parceria” com a natureza e não deixar de lado o investimento em fontes de energia mais limpas e planejar minuciosamente todo o processo de extração para que não ocorram acidentes graves como o mais recente, no golfo do México, uma vez que as reservas se encontram a uma grande profundidade no mar. Um vazamento de óleo poderia ser fatal a vida marinha da Amazônia Azul. Também é preciso investigar para onde vai e como o dinheiro público será distribuído/investido com a extração do petróleo do pré-sal brasileiro.

    Lucas Alcantara/2°A

    ResponderExcluir
  8. O pré-sal é um tema bem complexo tem pontos positivos e negativos. Um dos pontos positivos é que as riquezas geradas a partir do pré-sal devem melhorar a infra-estrutura do país, investido na educação, saúde e em ferrovias para o escoamento da produção além de poder construir outros tipos de obras, outro ponto positivo é o preço da gasolina deve cair, como o Brasil não tem tecnologia ainda para explorar o pré-sal haverá um grande investimento na ciência para fazer a exploração, como o dinheiro ganho do pré-sal poderá investir em energias renováveis e também gerara muitos empregos. Os pontos negativos são com tanto petróleo poderá causar grandes impactos ambientais por causa do CO2, pode ocorrer também vazamentos de petróleo, mas o pior ponto negativo é se o dinheiro adquirido do pré-sal for mal utilizado, os empregos acabaram juntamente com o petróleo, não haverá investimentos na educação, saúde, infra-estrutura em geral. Em minha opinião o Brasil só tem a ganhar com o pré-sal se tudo for bem administrado nos brasileiros não precisamos nos preocupar, pois o Brasil se tornara uma grande potência.

    Antônio Victor 2ºA

    ResponderExcluir
  9. Curiosidade:
    De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.
    Pontos positivos:
    1 - Para administrar a riqueza do pré-sal o governo criou uma nova empresa separada da Petrobrás: a PPSA, que vai cuidar da administração, da exploração e vai também gerenciar o fundo que vai receber os lucros da exploração do pré-sal.

    2 - As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infra-instrutora em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais.
    Pontos negativos:
    1 - Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida.

    2 - Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo pode causar um desastre gigantesco, já que é muito difícil conter óleo vazando no meio do mar (embora aqui, não precise se preocupar muito, pois a tecnologia utilizada hoje em dia já garante quase 100% de segurança nas operações, e também porque parte do dinheiro ganho vai ser investido na descoberta de energias não poluentes, compensando o estrago inicial).

    Opinião:

    Certamente o petróleo do pré-sal pode ser bom ou ruim para o Brasil dependendo de como for usado; pois com a descoberta do petróleo no Brasil haverá um crescimento na economia, e muito mais lucro, abrindo novas oportunidades para que o Brasil evolua mais, buscando mais tecnologia para a exploração do petróleo, e com isso poderá ser feito ótimos investimentos, como na infra-estrutura, e na área de saúde, educação, etc. Além disso, o preço da gasolina irá cair, e a obra irá gerar muitos empregos. Mas, não temos apenas vantagens, pois se o dinheiro ganho no pré- sal for mal utilizado os empregos gerados serão somente ilusão, e se o dinheiro não for bem controlado ele poderá ser desviado para o bolso dos políticos corruptos. Portanto deve haver consciência, e investigar para que seja feito tudo da maneira correta, para o bem de todos como também da natureza.

    Vanessa Regina Kunz, 2º ano A

    ResponderExcluir
  10. Isabella Pimentel , 2° Ano B

    Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passou a ser conhecida simplesmente como "pré-sal". São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade,As formações da camada pré-sal são mais antigas, e de acesso mais difícil, que as reservas de petróleo . Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal, todos praticamente inexplorados pelo homem, encontram-se do Nordeste ao Sul do Brasil. A grande polêmica está justamente na tecnologia que será necessária para a extração. Ainda não se sabe, por exemplo, o que será preciso para retirar o óleo de camadas tão profundas e muito menos se o país dispõe desses recursos.

    ResponderExcluir
  11. A descoberta do pré-sal significa principalmente a auto-suficiência de petróleo do Brasil. As riquezas geradas pelo pré-sal serão distribuídas para os 26 estados mais o distrito federal, onde dinheiro será usado para a construção de estradas, escolas, hospitais e etc. Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré-sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida. É imprescindível o acompanhamento das finanças para que esse dinheiro não caia em mão de políticos corruptos.

    Thiago Teixeira Weisheimer, 2ºA

    ResponderExcluir
  12. A descoberta da camada do Pré-sal está revolucionando o pensamento de muitos. Hoje, o governo coloca este projeto como um dos mais importantes que existe,isto porque tiraria o Brasil do 24º lugar no ranquing de países com maior produção petrolífera e o colocaria em 8º lugar.
    Tudo bem, isto seria bom para o nosso país, mas a erradicação da fome, da miséria, do desemprego,com certeza teriam que ser priorizados, afinal é com o dinheiro dos nossos impostos que eles colocam em prática todas estas descobertas, além disto pensando em dinheiro não teriam pena de exagerar, como sempre, nos altos preços de seus combustíveis; por que não pensar em nós, pelo menos uma vez, ao invéz de pensar nos lucros?!

    Luis Damázio Pires
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  13. Anna Karolina Coité - 2ºano B

    Obviamente a descoberta da camada de Pré-sal na costa brasileira deve ser comemorada, mas o dinheiro que o país vai ganhar deve ser invertido em obras sérias e passar longe dos bolsos dos corruptos.
    O fato de existir petróleo a ser explorado em grande quantidade no fundo do Atlântico torna o Brasil como aspirante a membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), colocando-o tranquilamente entre os dez maiores produtores de tal produto. Desse modo, o Brasil visto somente como um país 'emergente' poderá se tornar uma potência do petróleo.
    Com a descoberta da camada do pré-sal, o Brasil produzirá e exportará mais petróleo e assim, o tema 'tecnologias limpas' ficará esquecido por um tempo enquanto o petróleo reinará novamente. Assim, agravando o problema com emissão de gases poluentes e aquecimento global.

    ResponderExcluir
  14. A descoberta do pré-sal é ótima para a obtenção de lucros pela Petrobrás, mas para a retirada de tais resíduos é necessário a criação de novas tecnologias, tal retirada terá como vantagem a diminuição do preço do combustível para a população brasileira. Como estatal os lucros da Petrobrás são públicos, sendo assim associa-se tais lucros com investimentos não só em novas tecnologias mas também para educação, e outras necessidades do país.
    O maior problema com empresas estatais é a fiscalização do dinheiro público, visto que o Brasil possui uma grande quantidades de corrupções dentro da história política do país.

    Iago Leite 2ºB

    ResponderExcluir
  15. O petróleo da camada pré-sal é mais leve do que o petróleo encontrado no restante do Brasil, como o petróleo da Bacia de Campos, geralmente considerado petróleo pesado. Assim, o petróleo leve, como óleo da camada pré-sal, é estratégico para o Brasil, pois:
    (I) é mais fácil de ser refinado, produzindo uma porcentagem maior de derivados finos;
    (II) tem menos enxofre, poluindo menos quando é refinado;
    (III) portanto, é comercializado por um valor maior no mercado internacional
    A existência de petróleo no pré-sal continua repercutindo em variados setores, abrangendo aspectos sobre a futura distribuição dos royalties, a aquisição de equipamentos e navios-sonda e o debate em curso sobre uma nova política energética para o País, além de outros temas com os quais se correlacionam.
    O diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires, entende que a descoberta das jazidas do combustível no pré-sal resultam em inúmeros benefícios para o Brasil, embora podendo significar um risco de retrocesso, na hipótese de o governo subsidiar os derivados de petróleo, levando a nação a intensificar sem racionalidade econômica e ambiental a utilização do combustível.
    Daí defender o desenvolvimento de uma nova política energética, inspirada nas melhores práticas internacionais, baseada em critérios que evitem subsídios permanentes, ofereçam flexibilidade permanente aos consumidores, incentivem a sustentabilidade das fontes renováveis e assegurem ao Brasil uma matriz energética diversificada, evitando crises de desabastecimento.
    São opiniões oportunas de quem é um dos grandes conhecedores da matéria, para quem o setor energético estará inserido entre os principais assuntos que serão debatidos durante a campanha eleitoral.
    Confirmando a previsão dos benefícios que advirão, a Petrobras determinou uma licitação recorde destinada à compra de 28 navios-sonda, a fim de serem utilizados na demanda da produção de petróleo no pré-sal, aquisição estimada entre US$ 22 bilhões a US$ 28 bilhões, incluindo uma cláusula significativa para a indústria naval brasileira: a obrigatoriedade da construção das embarcações em nosso país.
    Habilitaram-se nove empresas e consórcios, apresentando suas propostas à licitação da compra dos navios-sonda, que poderão custar cerca de R$ 50 bilhões, quantia equivalente à metade do orçamento deste ano da Petrobras. A licitação foi dividida em quatro lotes com sete navios cada um, no total de 28 sondas. Registre-se que o processo foi iniciado em outubro de 2009, mediante o envio de cartas-convite expedidas pela estatal às empresas fornecedoras.
    Na primeira fase, o objetivo é construir 18 sondas de perfuração e exploração de petróleo e gás, necessárias para confirmar as descobertas do pré-sal e realizar a produção em fase de testes, quando será avaliada a viabilidade comercial do empreendimento.
    Trata-se de um importante alento à indústria naval brasileira, na qual se incluem, inicialmente, três grandes estaleiros que já possuem estrutura para a montagem das sondas: Atlântico Sul, neste Estado; Rio Grande (RS) e o antigo Ishibrás, no Rio de Janeiro, que será reativado e arrendado pela Petrobras, confirmando-se, assim, os efeitos positivos previstos para o petróleo detectado na camada do pré-sal.

    Hanna - 2ºB

    ResponderExcluir
  16. O termo pré-sal é uma definição geológica que delimita um perfil geológico anterior a deposição de sal mais recente no fundo marinho. Já o termo sub-sal, que também é uma definição geológica, significa o que está abaixo do sal, não necessariamente sendo uma camada de rocha.

    Aspectos positivos:
    As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade; As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infraestrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais; tonará uma economia menos dependente de carbono, tornando o Brasil um dos grandes produtores de petróleo graças às reservas descobertas no pré-sal.

    Aspectos negativos:
    Se realmente houver petróleo como se imagina, a Petrobrás se tornará uma das maiores exportadoras de petróleo, mas o Brasil não, pois a Petrobrás foi privatizada. É bom porque pelo menos gerará empregos para brasileiro, porém será necessário muito investimento para conseguir extrair esse possível petróleo; Além disso, o pré-sal poderia ser a solução para o país, mas virou somente um grande futuro rombo nos cofres públicos.

    Anna Paula Rodrigues – 2º A

    ResponderExcluir
  17. O projeto so pré-sal tem dois lados, um positivo e outro negatibo. O petróleo encontrado na área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), a capacidade estimulada da reserva pode proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petroléo, que deve ser considerado um fator positivo! Mas um fator negativo é fora se o risco de não haver os alardeados bilhões de barris de petróleo no pré-sal, a Petrobras ainda poderá enfrentar outros problemas. Existe a chance de a rocha-reservatório, que armazena o petróleo e os gás em seus poros, não se prestar à produção em larga escala a longo prazo com a tecnologia existente hoje. Como a rocha geradora de petróleo em Tupi possui uma formação heterogênea, talvez também sejam necessárias tecnologias distintas em cada parte do campo. Além disso, há o receio de que a alta concentração de dióxido de carbono presente no petróleo do local possa danificar as instalações.

    Vitória Aguiar 2°B

    ResponderExcluir
  18. As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro é uma importante fonte de riqueza para o país, pois a sua exploração proporcionará a abertura de inúmeras oportunidades ao Brasil, e também causará o barateamento de matéria-prima e combustível. Mas enquanto isso, é necessário o investimento em tecnologia para a extração do petróleo, pois este se encontra em áreas profundas, dificultando seu acesso, e consequentemente, os cidadãos brasileiros que contribuem nesse investimento por meio dos impostos estabelecidos como, por exemplo, no preço da gasolina. Se o Brasil extrair todo o petróleo muito rapidamente, este pode se esgotar em apenas uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações. Além de tudo isso, pode ocorrer vazamentos na área de extração que ocasionará o comprometimento da vida marinha. O necessário seria que o lucro obtido através do pré-sal fosse utilizado de uma forma mais coerente a fim de beneficiar a população brasileira, com investimentos na área de saúde e educação, na tentativa de diminuir a desigualdade existente.

    Letícia Lima - 2º A

    ResponderExcluir
  19. O pré-sal trará para nosso país muitos benefício, como: Geração de empregos diretos e indiretos, muito dinheiro com a venda do petróleo e gás encontrados nas camadas brasileiras, elevação da colocação do Brasil como explorador e exportador de petróleo no mundo. Porém, também podemos achar os malefícios, os quais vão trazer prejuízos ao meio ambiente com a exploração, pois a mesma emitirá gás carbonico para a superfície, por haver muita concentração de monóxido de carbono no fundo do mar. O ecossistema marinho será muito afetado, e sua biodiversidade marítima uma das mais prejudicadas com essa exploração, além da pesca (que em determinadas regiões é o único meio de sobrevivência de famílias), o turismo, etc.

    Júlia Adriani Fioretti
    2º ano B

    ResponderExcluir
  20. As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal.
    A descoberta do petróleo nas camadas derochas localizadas abaixo das camadas de salsó foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D esísmica 4D, de exploração oceanográfica, mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho, sob até 2 km de lâmina d'água.
    A descoberta de indícios de petróleo no pré-sal foi anunciada pela Petrobras em 2006. A existência de petróleo na camada pré-sal em todo o campo que viria a ser conhecido como pré-sal foi anunciada pelo ex-diretor da ANP e posteriormente confirmada pela Petrobras em 2007. Em 2008 a Petrobras confirmou a descoberta de óleo leve na camada sub-sal e extraiu pela primeira vez petróleo do pré-sal.
    Tem-se, então, que a descoberta dessa camada trará benefícios e lucros visíveis para a economia do país, já que significa maior quantidade de petróleo. O que não se pode deixar de lado, são os possíveis acidentes e impactos ambientais.

    ResponderExcluir
  21. Marianna Dias - 2°B

    Reservas de petróleo de Pré-Sal também chamadas de Subsal são grandes reservas de óleo e gás encontradas em áreas profundas dos Oceanos. Elas são consideradas as reservas de petróleo menos exploradas e menos conhecidas do mundo, principalmente por estarem localizadas em áreas de difícil acesso e por serem muito difíceis de serem encontradas. A sua descoberta apresenta pontos positivos e negativos. A descoberta do pré-sal trará uma melhoria da infra-estruturar ao país, fará com que o Brasil se transforme num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo. Com esse beneficio o Brasil poderá se tornar uma potencia do petróleo. Porém muitos pontos negativos preocupam, pois a dificuldade para a exploração do pré-sal gerará custos pra o brasileiro, ou seja, aumentará os impostos. Outro ponto negativo é que haverá a destruição do meio ambiente, comprometendo espécies marinhas, favorecendo o aquecimento global. Outro problema é que o lucro adquirido não vai beneficiar a população e sim os políticos corruptos, que desviarão dinheiro.

    ResponderExcluir
  22. Especialistas estimam que as reservas encontradas apenas no campo de Tupy, na costa de São Paulo, podem ultrapassar 100 bilhões de barris de petróleo e gás natural. Considerando que a Petrobrás já detectou indícios de petróleo na camada "pré-sal" desde Santa Catarina até o Espírito Santo. Atualmente as reservas brasileiras não passam de 14 bilhões.A temperatura onde se localiza a pré-sal é elevada, podendo atingir entre 80ºC e 100ºC. Aliada à alta pressão, as rochas se alteram e adquirem propriedades elásticas, ficando muito moles, o que dificulta a perfuração do poço. Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.
    Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.

    Kamilla Abdallah 2ºB

    ResponderExcluir
  23. Os Pontos Positivos do pré-Sal são visíveis, pois com o Pré-Sal teremos uma maior quantidade de matéria petrolífera e assim sucessivamente mais lucro no mercado, o lucro sendo expressivo o investimento que ele ocasionara também será muito alto. Os Pontos Negativos, são aqueles que todos Brasileiros conhecem, devido a falta de ética e por uma corrupção lamentável que ocorre no Brasil, o dinheiro que iria ser investido para os cidadães deste Pais, não será de uso da população e sim dos políticos.Outro fator de alta preocupação é com o meio ambiente, afinal para se extrair o Pré-sal obviamente terá que se desgastar recursos diversos presentes na natureza, e porque não dizer que poluir, afinal trata-se de combustíveis fósseis que liberam CO2 na camada de Ozônio, agravando assim o problema do aquecimento global.

    ResponderExcluir
  24. A descoberta de petróleo na camada denominada Pré-Sal tem chamado a atenção do mundo inteiro. Isso não é por acaso. Economicamente e estrategicamente esse fato pode ser encarado como uma das grandes descobertas de recursos naturais economicamente exploráveis dos últimos tempos. Além disso, trata-se da descoberta de uma imensa riqueza em terras de um país corriqueiramente denominado de “em desenvolvimento”.
    No entanto, uma coisa me preocupa. É notório e ratificado que os principais efeitos relacionados às mudanças climáticas globais são advindos, em grande parte, do uso de combustíveis fósseis. A utilização de matrizes energéticas mais limpas vem sendo apontada como a única saída disponível para obter-se um desenvolvimento econômico e ambiental concomitantes. Em outras palavras, o tão falado desenvolvimento sustentável. O Brasil sempre foi visto com bons olhos no cenário mundial pela utilização de biocombustíveis e também pela possibilidade de geração de energia hidroelétrica, solar e eólica. Mas e agora? Com a descoberta dessa imensa jazida de petróleo será que os olhos dos governantes brasileiros continuarão voltados para o desenvolvimento dessas fontes energéticas “mais limpas”? Sinceramente, tenho minhas dúvidas. Governos diferentes passarão ao longo da exploração do pré-sal e, nesse sentido, não sabe-se que uso se dará ao mesmo. Além disso, mesmo que a matriz energética brasileira continue sendo limpa, o país tornará-se um grande fornecedor de tais combustíveis fósseis para outros países. Resumindo, a descoberta do petróleo do pré-sal pode retardar a busca por novas matrizes energéticas, o que, por sua vez, provavelmente retardará o alcance dessas novas tecnologias limpas.

    ResponderExcluir
  25. Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo.

    A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.Segundo a Petrobras, a produção teste será iniciada em 2009, no campo de Tupi. O início da produção em larga escala está previsto para 2013 ou 2014.Os pontos positivos são vai trazer mais emprego, mais dinheiro, e melhoria para algumas coisa. Os pontos negativos são que o dinheiro não vai todo para o população, a corrupção vai ser maior, não vai ter mudanças ou investimentos na saúde, na educação entre outros

    Alexandre Figueredo da Silva 2º A

    ResponderExcluir
  26. O Brasil tem comemorado a descoberta de jazidas de petróleo que jamais imaginou tão vastas. Ainda que motivadoras, é sabido que encontrá-las é parte de um caminho longo para torná-las disponíveis. Entre a prospecção e a extração há muito que fazer. As descobertas no Pré-Sal nos elevam a um novo patamar de reservas e produção de petróleo, em posição de destaque no ranking das grandes empresas de energia. Com a experiência adquirida no desenvolvimento de campos em águas profundas, os técnicos da PETROBRAS estão preparados, hoje, para desenvolver as acumulações descobertas no Pré-Sal. Para isso, já estão promovendo adaptações da tecnologia e da logística desenvolvidas pela empresa ao longo dos anos. A meta é alcançar, em 2017, produção diária superior a 1 milhão de barris de óleo nas áreas do Pré-Sal em que se operam. O PRÉ-SAL É UMA DAS MAIORES DESCOBERTAS DOS ÚLTIMOS ANOS. São mais de 8 bilhões de barris de petróleo numa faixa de cerca de 800km de extensão. Chegar até o óleo e trazê-lo para as plataformas não é uma tarefa simples.


    Marillia Bastos 2ºA

    ResponderExcluir
  27. A existência de petróleo no pré-sal continua repercutindo em variados setores, abrangendo aspectos sobre a futura distribuição dos royalties, a aquisição de equipamentos e navios-sonda e o debate em curso sobre uma nova política energética para o País, além de outros temas com os quais se correlacionam.
    O diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires, entende que a descoberta das jazidas do combustível no pré-sal resultam em inúmeros benefícios para o Brasil, embora podendo significar um risco de retrocesso, na hipótese de o governo subsidiar os derivados de petróleo, levando a nação a intensificar sem racionalidade econômica e ambiental a utilização do combustível.
    Daí defender o desenvolvimento de uma nova política energética, inspirada nas melhores práticas internacionais, baseada em critérios que evitem subsídios permanentes, ofereçam flexibilidade permanente aos consumidores, incentivem a sustentabilidade das fontes renováveis e assegurem ao Brasil uma matriz energética diversificada, evitando crises de desabastecimento.
    São opiniões oportunas de quem é um dos grandes conhecedores da matéria, para quem o setor energético estará inserido entre os principais assuntos que serão debatidos durante a campanha eleitoral.
    Confirmando a previsão dos benefícios que advirão, a Petrobras determinou uma licitação recorde destinada à compra de 28 navios-sonda, a fim de serem utilizados na demanda da produção de petróleo no pré-sal, aquisição estimada entre US$ 22 bilhões a US$ 28 bilhões, incluindo uma cláusula significativa para a indústria naval brasileira: a obrigatoriedade da construção das embarcações em nosso país.
    Habilitaram-se nove empresas e consórcios, apresentando suas propostas à licitação da compra dos navios-sonda, que poderão custar cerca de R$ 50 bilhões, quantia equivalente à metade do orçamento deste ano da Petrobras. A licitação foi dividida em quatro lotes com sete navios cada um, no total de 28 sondas. Registre-se que o processo foi iniciado em outubro de 2009, mediante o envio de cartas-convite expedidas pela estatal às empresas fornecedoras.
    Na primeira fase, o objetivo é construir 18 sondas de perfuração e exploração de petróleo e gás, necessárias para confirmar as descobertas do pré-sal e realizar a produção em fase de testes, quando será avaliada a viabilidade comercial do empreendimento.
    Trata-se de um importante alento à indústria naval brasileira, na qual se incluem, inicialmente, três grandes estaleiros que já possuem estrutura para a montagem das sondas: Atlântico Sul, neste Estado; Rio Grande (RS) e o antigo Ishibrás, no Rio de Janeiro, que será reativado e arrendado pela Petrobras, confirmando-se, assim, os efeitos positivos previstos para o petróleo detectado na camada do pré-sal.

    2° ano B

    ResponderExcluir
  28. Como aspectos positivos para a descoberta do pré-sal temos:o Brasil pode evoluir bastante no setor econômico, pois o Brasil se tornará um grande exportador de petróleo, sem falar que o lucro que for gerado pela exportação do petróleo pode ser convertido e investido na educação, na infra-estrutura e diversas outras coisas do nosso País; Já como aspectos negativos temos: Com a descoberta do pré-sal, descobriram também que exista uma grande massa de CO2 que será jogada na atmosfera, através da gasolina que será gerada. Há também a difícil questão de que com a retirada do pré-sal é muito complicado conter o vazamento do óleo no mar;
    Podemos observar que a extração do pré-sal pode trazer tantos aspectos positivos como negativos, isto é, tanto um avanço na economia do país, com um grande problema no meio ambiente.
    Curiosidades:Com o intuito de administrar a riqueza gerada pelo petróleo o governo criou uma empresa nova distinta da Petrobrás, a PPSA.

    Raquel Lima Ferreira 2ªano "A"

    ResponderExcluir
  29. A descoberta do pre-sal deve ser aplaudida pois trara maior movimentação para a economia Brsaileira almentando cada vez mais o pib e com isso esperamos que a pobresa no Brasil diminua.è claro, se odestino do dinheiro for para o lugar certo. E com essa importante descoberta esperamos que o Brasil passe a ser um grande exportador de petroleo.

    ResponderExcluir
  30. A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.

    Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.

    Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma.Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.

    Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.

    Matheus Barbosa 2º A

    ResponderExcluir
  31. Aluna: Gabriela Arbo
    2º ano B

    Muito se fala sobre o pré-sal e suas vantagens após a exploração nas águas profundas do território brasileiro. Com o pré-sal o Brasil pode se tornar um país exportador de petróleo, e o dinheiro vindo dessa riqueza pode ser investido e direcionado para a Educação, a Saúde, construir obras de infraestrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais.Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida. Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo, pode causar um desastre, já que é muito difícil conter óleo vazando no meio do mar.

    ResponderExcluir
  32. O pré-sal e uma porção do subsolo que se encontra sob uma camada de sal situada alguns quilômetros abaixo do leito do mar. Acredita-se que a camada do pré-sal, formada há 150 milhões de anos, possui grandes reservatórios de óleo leve (de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino). De acordo com os resultados obtidos através de perfurações de poços, as rochas do pré-sal se estendem por 800 quilômetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, e chegam a atingir até 200 quilômetros de largura.
    Estima-se que a camada do pré-sal contenha o equivalente a cerca de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo. O número supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%.
    Caso a expectativa seja confirmada, o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.
    Mesmo com essa grande descoberta, muito se diz que os lucros obtidos através desse petróleo, não será investido no Brasil, e que o preço dos nossos combustíveis e derivados do petróleo não abaixaria. Contudo essa descoberta tara muitos benefícios para o Brasil, e devemos rigorosamente fiscalizar os lucros e investimentos nesse projeto.
    Stanley 2°ano A

    ResponderExcluir
  33. Com a descoberta do pré-sal o lucro do Brasil e os empregos gerados seriam elevadíssimos mas no entanto todo esse dinheiro que é ganho com o pré-sal que deveria ser investido em educação, saúde e segurança infelizmente vai acabar nas meias ou na cueca de algum político corrupto.
    Max Richard Lopes Porfírio
    2º ano A

    ResponderExcluir
  34. Comentário: Vem se comentando ultimamente sobre a exploração do pré – sal, com isso, vai ser possível produzir mais petróleo e gás natural que fazem parte e são muito importantes em nossas vidas. O pré - sal pode ser encontrado no subsolo do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina, mas outras já foram descobertas, como em Santos, no estado de São Paulo. Mas a indústria já tenta desenvolver tecnologias para produzir o pré – sal, vai ser um grande desafio já que o pré – sal se desenvolve naturalmente. Se a indústria conseguir reproduzir vai ajudar muito na produção de gás natural e petróleo e não vai interferir na natureza durante a exploração.
    Suzana 2º B

    ResponderExcluir
  35. A descoberta do pré sal é sem dúvidas muito bom para o desenvolvimento do país, uma vez que irá se investir em novas tecnologias, outras empresas, além da Petrobrás, irão evoluir com isto, e consequetemente irá oferecer novas oportunidades de emprego, além de que o dinheiro advindo da exploração do petróleo, poderá ser investido em educação, saúde e infraestruturas. Porém deve-se observar cada detalhe deste projeto atetamente, uma vez que caso aconteça um vazamento, isso causará um dano muito grande e o dinheiro não seja gasto em obras inúteis, além de ficar de olho no que é feito com os investimentos, que serão muito altos por sinal, para que estes não vão parar em mãos de politicos corruptos. E obviamente não podemos esquecer a questão do meio ambiente, que esse investimento poderá dar ao Brasil o titúlo de um dos maiores emissores de Co2 do mundo.
    Karolinne Barretto 2º A

    ResponderExcluir
  36. Aluna :Gabriella Freire 2 º ano A

    O pré-sal será bom para o Brasil se a renda petrolífera do pré-sal forem utilizados em educação, desenvolvimento de tecnologia e projetos auto-sustentáveis que integrem educação-tecnologia com geração de emprego e renda, de forma sustentável. O ideal seria utilizar os recursos do pré-sal para acelerar a transição tecnológica e produtiva do Brasil para a “Era pós-petróleo”.
    Isto pode ser feito investindo-se parte dos recursos do pré-sal em tecnologias de uso múltiplo, meios produtivos e infra-estrutura de energia limpa, desde que estas economizem ou substituam o petróleo, gerando energia, produção, emprego e renda da forma mais diversificada, descentralizada e sustentável que for possível. Isto inclui desde a produção de combustíveis a partir de biomassa, até geração de energia elétrica a partir de turbinas eólicas, painéis solares, micro-hidroelétricas, energia maremotriz, geotérmica e biodigestores.
    Em síntese, significa utilizar a renda petrolífera para substituir a própria "dependência do petróleo", construindo uma economia mais diversificada, mais rica e menos desigual. O que só pode ser feito gerando emprego e distribuindo renda de forma sustentável, ou seja, distribuindo e fortalecendo a cidadania, como previsto em nossa Constituição.
    Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porem, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.
    Finalizando: O petróleo do pré sal pode ser bom ou ruim para o Brasil dependendo de como for usado.

    ResponderExcluir
  37. A exploração do petróleo na camada pré-sal colocará o Brasil em uma posição privilegiada no cenário mundial em termos de energia, mas isso só vai se concretizar quando o país já souber o que fazer para que a população se beneficie da nova fonte de riqueza. O país também precisa cuidar do desenvolvimento de fontes renováveis e limpas de energia, pois em 20 anos o petróleo poderá não ser mais um fator crucial na economia global.O pré-sal é uma área de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, localizada abaixo do leito do mar, a uma profundidade de 7.000 metros. Essa área engloba três bacias sedimentares: Espírito Santo, Campos (RJ) e Santos (SP). De acordo com a Petrobras, o petróleo do pré-sal é de melhor qualidade do que o das outras camadas porque está numa reserva de alta temperatura e livre da ação de bactérias.

    As energias renováveis são fontes inesgotáveis obtidas da natureza, como o sol, o vento, a água e a biomassa – produzida, por exemplo, a partir do bagaço de cana. O petróleo é uma fonte de energia não-renovável, assim como outros combustíveis fósseis – carvão mineral e o gás natural. Outra energia que não pode ser renovada é a nuclear (ou atômica).

    ResponderExcluir
  38. São grandes os benefícios econômicos que o Brasil terá com a descoberta do pré-sal. Porém, esse assunto engloba consequências positivas e negativas, que necessariamente devem ser discutidas. Como já foi dito, com o pré-sal, o Brasil terá um grande avanço econômico, no entanto nunca se sabe onde todo esse dinheiro vai parar, tendo em vista que esse dinheiro seja investido em: educação, saúde, e etc. - que são umas das redes que a população tem todo o direito à acesso, está ÓTIMO, porém, infelizmente, pode ser que não seja bem assim, e esse dinheiro vá para nas mãos de quem não precisa, sendo que o pré-sal é praticamente sustentados por nós, no momento em que pagamos nossos impostos. Uma coisa boa, para nós brasileiros, é a redução do preço dos combustíveis. E sem contar, que as estruturas que realizam o transporte no petróleo, devem ser muito boas, para que não ocorra nenhuma consequência grave em relação a vida marinha, como ocorreu no Golfo do México.

    ResponderExcluir
  39. Muito se é discutido sobre o pré-sal e suas vantagens após a exploração nas águas do território brasileiro. Fala-se também no salto econômico que o país dará com essa riqueza que vem do fundo do mar. O Brasil pode se tornar um país exportador de petróleo, e o dinheiro dessa riqueza pode ser investido e direcionado para a Educação, a Saúde, etc. Mas afinal, quais são os pontos positivos e negativos do pré-sal para o Brasil? E como isso afetará o nosso futuro?

    Pontos positivos:
    As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infraestrutura em todo o país. O preço da gasolina deve cair. o Brasil vai ter que evoluir muito sua ciência para fazer esta exploração. 500.000 empregos em indústrias ligadas ao petróleo e a exploração do pré sal, provavelmente serão gerados. O dinheiro ganho no pré sal pode ser usado para revolucionar a Educação e a Saúde no Brasil.

    Pontos negativos:
    Se o dinheiro do pré sal não for bem controlado e auditorado, pode ser desviado para o bolso de políticos e enriquecer líderes corruptos. O dinheiro pode ser gasto em obras inúteis. Imcactos Ambientais não são descartados, de acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera.E tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

    Larissa Tima Barbosa 2 A

    ResponderExcluir
  40. O pré-sal é uma riqueza nacional, e como toda riqueza do Brasil, deveria ser administrada por pessoas competentes e qualificadas para isso, porém, não é oque está acontecendo. Isso acaba trazendo mais pontos negativos do que positivos para a população.

    Um dos pontos negativos é a má distribuição do lucro, aonde uma parte do mesmo iria para a empresa que faz a retirada do petróleo, e outras partes seriam distribuídas entre alguns governos, para melhorias em áreas como cultura e educação, e o que sobrasse, seria dividido entre a população. Essa distribuição seria muito eficaz se fosse seguida como planejada, porém, como disse anteriormente, a riqueza pré-sal não é administrada por pessoas competentes, fazendo assim com que ocorra várias fraudes e desvios.

    Se o dinheiro do pré-sal chegar aos seus devidos lugares poderemos melhorar muito setores em que ainda somos atrasados, como por exemplo saúde, educação e segurança. O pré-sal também irá gerar milhares de empregos, sendo eles direta ou indiretamente à extração do petróleo.

    José Luiz Fernandes.
    2º ano B.

    ResponderExcluir
  41. Muito se fala sobre o pré-sal e suas vantagens após a exploração nas águas profundas do território brasileiro. Fala-se também no salto econômico que o país dará com essa riqueza que vem do fundo do mar... Alguns pontos positivos que podem ser apresentados no pré-sal são para administrar as riquezas o governo criou uma nova empresa separada da Petrobrás a PPSA, que vai cuidar da administração, da exploração e vai também gerenciar o fundo que vai receber os lucros da exploração do pré-sal. As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infra-estrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e quem sabe hospitais. Negativos... Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré-sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida. Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo pode causar um desastre gigantesco, já que é muito difícil conter óleo vazando no meio do mar.

    Gustavo Lucena, 2° ano A

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Não podemos deixar de ver os beneficio que serão tragos ao Brasil com o pré-sal,mas temos também que visualizar os seus prejuízos, pois não são 7 cm são 7.000 metros , fazendo com que o gasto do dinheiro publico seja maior por causa dos investimentos pesados em maquinas fazendo com que o preço da gasolina seja cobrado um preço bem mais alto e isso não e beneficio para o propio pais !

    Bruna Linhares 2° B

    ResponderExcluir
  44. Em nota estatal, o Brasil está dando mais um passo para alcançar uma nova era: As recentes descobertas de gás natural e petróleo na camada de pré-sal, estão trazendo grande frenesi e expectativa tanto á população brasileira bem como ao mercado econômico interno e externo.

    Dizem as políticas públicas, que o principal beneficiário tem de ser o povo brasileiro que segundo a constituição é o real detentor do petróleo, o que ao certo seria o correto, são planos ambiciosos e utópicos de um governo populista que diz pretender acabar com a pobreza no país e ainda investir tudo o que o Brasil nunca investiu, em educação.

    Nesse meio tempo de descobertas no pré-sal e previsões visionárias do futuro, parece que nosso governo esqueceu o louvável discurso ambiental que se fez em torno das energias limpas e renováveis. Não se fala mais de biocombustíveis, puseram toda fé no não-renovável e seguraram a bandeira do pré-sal — a excentricidade agora, é obtenção de lucro sem preocupações ambientais.

    Entretanto é de grande responsabilidade determinar onde serão investidos os trilhões da comercialização petrolífera, afinal, o que realmente se espera é que não sejam cometidos os mesmos erros de anos atrás, e que a tentação ambiciosa de um projeto de perpetuação no poder não sobre caia aos alquimistas que farão revolução com petróleo.

    Elizabeth Farias de Melo de Sousa, 2ºA

    ResponderExcluir
  45. Com a descoberta do pré-sal, o Brasil tem maiores chances de se tornar um país desenvolvido. Pois o Brasil vai ter dinheiro suficiente para investir na infra-estrutura e realizar grandes obras como rodovias, ferrovias e hidrelétricas, sem precisar emprestar dinheiro no exterior, o preço da gasolina deve cair, o Brasil vai ter que evoluir muito sua ciência para fazer esta exploração, devem ser gerados também mais de 500.000 empregos em indústrias ligadas ao petróleo e a exploração do pré sal, o dinheiro ganho no pré sal pode ser usado para revolucionar a Educação e a Saúde no Brasil. Essas são algumas das possíveis melhoras em nosso país após a exploração do pré-sal. Os pontos negativos desse projeto são até então, ambientais, pois foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida e um vazamento nas plataformas de petróleo, pode causar um desastre gigantesco, já que é muito difícil conter óleo vazando no meio do mar. E infelizmente, o mundo, devido a outros acontecimentos, talvez não suportaria mais um problema ambiental. Por isso esse projeto tem que ser feito com muito cuidado.
    Rafaela Coité 2º ano A

    ResponderExcluir
  46. Os benefícios econômicos que o Brasil terá com a descoberta do pré-sal são muitas. Maior quantidade de petróleo significa combustível e matéria prima mais barata para indústrias e toda a população. Outro fator que temos que levar em conta e que será um grande desafio para o Brasil, já que quase toda a tecnologia é nova, experimental ou ainda nem foi desenvolvida. para a exploração do pré-sal tendo que ser desenvolvida pelo Brasil.
    Pontos negativos:
    1 - Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré-sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida.
    2 - Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo pode causar um desastre gigantesco, já que é muito difícil conter óleo vazando no meio do mar já que a tecnologia para a extração do petróleo será nova e experimental
    2ºA

    ResponderExcluir
  47. Bruno Toniazzo 2° B
    A exploração do pré-sal trará um grande avanço na economia brasileira, além dos lucros com o comercio do petroleio e seus derivados um aspecto importante é a geração de empregos, relacionada a todo o processo de extração e beneficiamento. Serão necessários grandes investimentos em tecnologia e um cuidado especial deve ser tomado em relação ao meio ambiente, evitando vazamentos de petróleo como o ocorrido no Golfo do Mexico.

    ResponderExcluir
  48. Claro que a descoberta do Petróleo no pre-sal trará um grande avanço na economia brasileira, onde não podemos ressaltar que essa exploração não for feita com todas as medidas de segurança, pode gerar um grande desastre ambiental como exemplo o ocorrido no Golfo do México, não podemos deixar de comentar também sobre os dinheiro se ele sera bem empregado de forma correta, e não enchendo o bolso de alguns políticos, o que acontece em grandes projetos como esse.
    Daniel Donadel 2ªA

    ResponderExcluir
  49. As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal.Plataforma P-52, que extrai petróleo do campo de Roncador, inclusive da camada pré-sal. MENSAGEM ERRADA: Esta plataforma (P-52) não produz óleo do pré-sal. No campo de Roncador, ainda não existem poços que produzem óleo do pré-sal.O geólogo e ex-funcionário da Petrobras Márcio Rocha Mello acredita que o pré-sal pode ser bem maior do que os 800 quilômetros já identificados, estendendo-se de Santa Catarina até o Ceará.Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias, as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas, existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.

    Nome: Antonio Henrique Neto
    serie :2 B

    ResponderExcluir
  50. Aspectos positivos: Dentre os aspectos positivos destaca-se o aumento da capacidade da produção de derivados no país e o desenvolvimento da alta tecnologia e o desenho da planta da refinaria.
    Aspectos negativos: Vazamento na plataforma do petróleo e gerou efeitos colaterais indesejáveis para outros países.
    Danielly Lorrany 2º ano A

    ResponderExcluir
  51. Como aspectos positivos temos o fato de que a descoberta do pré-sal trará muitos beneficios para economia brasileira, gerando assim um vasto desenvolvimento para o Brasil, com essa descobertar tende a beneficiar bastante o Brasil. E o dinheiro gerado pela extração do pré-sal pode ser utilizado nas diversas carencias que o país apresenta, como na saúde, na educação, na infra-estrutura e etc;
    Já como aspectos negativos encontramos o vasto impacto ambiental, pois na enorme massa de pré-sal encontrada, encontraram também um enorme de CO2, que será lançada na atmosfera através da gasolina produzida, sem falar no impacto que será causado caso haja vazamento do petróleo.

    Felipe Vieira 2º ano A

    ResponderExcluir
  52. A descoberta do pré-sal já começou a ser repercutido e todo mundo, a “mina” de petróleo fará o Brasil ficar mais próximo, ou aumentar o sonho, de ser uma grande potencia econômica. Os pontos positivos dessa enorme descoberta são vários, como por exemplo: emprego, elevação da economia do país, uma possível redução do custo dos combustíveis fosseis (beneficiando empresas e pessoas comuns). O problema é que a reserva do petróleo estar muito distante da superfície, e ate poder ser extraído o gasto será enorme, sem dizer na alta tecnologia que será necessária. Recordando da catástrofe que aconteceu no Golfo do México, fico com medo de algo da errado por aqui também, se isso acontecer o acidente será incalculável, o pré-sal esta localizado na área da Amazônia Azul, e só por ser “Amazônia” já explica a sua diversidade.

    Aluna: Letticia Gabriella
    Série: 2° ano - A

    ResponderExcluir
  53. A descoberta do Pré-Sal foi um grande avanço no setor petrolífero no Brasil, podendo assim chegarmos a ser a principal potencia na área. Porém o Pré-Sal é muito difícil de ser explorado devido a grande profundidade e a grossa camada de sal que está antes do petróleo, assim tornando essa exploração muito cara e também não ha ainda tecnologia para fazer a mesma. Assim o governo aumenta o custo do combustível para assim financiar o desenvolvimento dessa tecnologia para assim começar a exploração.

    ResponderExcluir
  54. Reservas de petróleo de Pré-Sal também chamadas de Subsal são grandes reservas de óleo e gás encontradas em áreas profundas dos Oceanos.
    Elas são consideradas as reservas de petroleo menos exploradas e menos conhecidas do mundo, principalmente por estarem localizadas em áreas de difícil acesso e por serem muito difíceis de serem encontradas.
    As empresas de petróleo nos ultimos 100 anos, deram preferência sempre a procura de petróleo em desertos, áreas continentais e também em águas rasas que são locais de mais fácil acesso.
    A tecnologia para explorar petróleo nessas áreas já é bem conhecido há decadas ao contrário do que acontece com o Pré-Sal, explorar essa nova fonte de petróleo vai ser um grande desafio para o Brasil, já que quase toda a tecnologia é nova, experimental ou ainda nem foi desenvolvida.
    De um certo modo, isso é bom, pois a riqueza, o dinheiro e o combustível que virão do Pré-Sal vão ser um grande estímulo para o desenvolvimento científico no Brasil.
    Outra vantagem do Pré-Sal Brasileiro ter sido encontrado só agora, foi o preço do petróleo: o Brasil vai explorar o seu petróleo a um preço caro, tendo muito lucro, ao contrário do que aconteceu na Arábia Saudita por exemplo que encontrou o seu petróleo, quando ele ainda não valia muito e vendeu quase todo o seu petróleo a preços baixos.
    Para se ter uma idéia da diferença, quando a Arábia encontrou o seu petróleo, algumas decadas atrás, ele valia 5 dolares o barril, o petróleo hoje em dia vale pelo menos 80 dolares o barril.
    Matheus Costa de Almeida
    2°B

    ResponderExcluir
  55. Positivos: Com a descoberta do Pré-sal, houve a descoberta de que este petróleo é um dos melhores, há em abundancia (produzira 50 bilhões de barris) e terá um ótimo valor comercial.
    Negativos: Como a descoberta foi no nosso território, o feito é bem de todo o Brasil, ou seja, mesmo esta área da Bacia de Campos estar situada do Espírito Santo até Santa Catarina, ele é bem de todos estados brasileiros, e isso está gerando uma grande discussão no Congresso, pois os ditos estados querem receber mais do que os demais por essa faixa estar situada entre os mesmos.
    Mônica Silva 2º ano B

    ResponderExcluir
  56. Com a descoberta do pré-sal no Brasil o lucro seria bem mais alto, surgindo empregos seria elevadíssimo. Mas no entanto todo esse dinheiro ganhado não e bem investido, em educação, saúde e segurança para os Brasileiros.
    A Petrobras se coloca diante de um novo desafio para a industria mundial: produzir petróleo e gás natural em áreas localizadas abaixo da camada de pré-sal.
    Aluno: Jorge Luis da silva Alves Junior
    Serie: 2ºano A

    ResponderExcluir
  57. O petróleo do pré sal pode trazer muitos benefícios para o Brasil, benefícios esses que ajudara bastante a população de nosso pais. Se extraído o petróleo do pré sal pode fazer com que o preço do combustível brasileiro despenque levando melhores preços para o cidadão, além de que o governo designara uma parte das verbas para outras áreas como educação e saúde.
    Mas, também temos que ver o lado negro do projeto, pois como já surge rumores os estados onde está localizada a área do pré sal já começaram a brigar pra quê o que for arrecadado seja voltado pra esses estados e as outras partes do Brasil excluídas. Isso não deveria acontecer pois o petróleo do pré sal se extraído deveria ser utilizado pra beneficiar toda a população brasileira não concentrar só naquela área.
    Outra coisa que não pode acontecer, é os nossos governantes acharem que estão no direito de meter a mão em verbas que saírem do pré sal, esta na hora de da um basta para esses políticos corruptos. Assim como podemos ter preços mais baixos, podemos ter também os preços de nossos combustíveis do mesmo jeito de hoje é esperar para ver o que vai acontecer
    Jéssica Segatto 2º ano A

    ResponderExcluir