terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Mudança climática fará com que países inteiros desapareçam

 


[...] 

A mudança climática já está provocando efeitos em todos os continentes e em todos os oceanos, segundo relatório apresentado em 31 de março [de 2014] por cientistas reunidos em Yokohama, no Japão. Eles alertaram que o problema tende a piorar substancialmente, a menos que as emissões de gases de efeito estufa sejam controladas. 

O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, grupo das Nações Unidas, concluiu que as calotas polares estão derretendo, o gelo marinho no Ártico está em colapso, o abastecimento de água está sobrecarregado, ondas de calor e chuvas fortes estão se intensificando, os recifes de corais estão morrendo e os peixes e muitas outras criaturas estão migrando para os polos ou sendo extintos. 

[...] 

No topo da pauta está a previsão de que o nível global do mar pode subir até um metro neste século. Tal aumento será desigual por causa dos efeitos gravitacionais e da intervenção humana, de modo que prever o seu resultado em qualquer lugar é difícil. Mas nações insulares, como Maldivas, Kiribati e Fiji, podem perder grande parte do seu território, e milhões de bengaleses terão que ser deslocados. “Há muitos lugares no mundo sob risco de elevação do nível do mar, mas Bangladesh está no topo da lista”, disse Rafael Reuveny, professor na Universidade de Indiana, em Bloomington. 

[...] 

HARRIS, Gardiner. Ambiente. The New York Times. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário