quinta-feira, 2 de março de 2017

Gincana 7º ano - Prova 5

Caatinga


Caatinga em tupi-guarani significa “mata branca”. É o nome dado à vegetação predominante na região semiárida nordestina e exclusiva do Brasil. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 10% do território nacional, está presente em vários Estados do Brasil.
É um bioma encontrado somente em terras brasileiras, caracterizado por matas secas e abertas, com árvores de pequeno porte, espinhosas e com folhas pequenas (para evitar a perda de água pela evapotranspiração) além de serem decíduas (as folhas caem nos períodos de escassez de água).

As plantas da Caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. Sua fauna é bem diversificada.

A principal atividade econômica desenvolvida na Caatinga é a agropecuária, que apresenta baixos rendimentos devido à irregularidade das chuvas.

Após a leitura do texto elabore um texto no seu caderno de Geografia sobre esse  bioma, podendo destacar sua biodiversidade (fauna e flora), as principais atividades econômicas desenvolvidas, impactos ambientais, os estados que possuem esse bioma, etc.
Após a elaboração do texto ilustre-o. Seja criativo (a)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário