quarta-feira, 22 de junho de 2016

A geografia do turismo no Brasil

O Brasil tem o maior potencial em turismo de natureza do mundo, de acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial. O país registrou, em 2014, um número recorde de turistas brasileiros e estrangeiros em seus parques nacionais. De acordo com balanço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), só no ano passado, foram quase 7,3 milhões de visitantes às unidades de conservação federais, o que inclui os parques, as florestas, as reservas biológicas e as áreas de proteção, O número representa um crescimento de 13,9% em comparação a 2013. Apenas os parques nacionais receberam quase 6,6 milhões de turistas, 10,8% a mais do que no ano anterior.

O ranking das unidades mais visitadas é liderado pelo Parque Nacional da Tijuca, com 3,1 milhões, seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu (1,5 milhão) e pelo Parque Nacional de Jericoacoara (400 mil). De acordo com Fábio de Jesus, coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, os números podem ser ainda maiores, pois, em muitas unidades de conservação, o controle de entrada de visitantes é parcial, de modo que muitos visitantes entram nas unidades sem ser contabilizados.

O Ministério do Turismo informou que o órgão prepara as cidades do entorno dos parques para lidar com o aumento de visitantes, investindo em qualificação profissional, e viabiliza recursos para a infraestrutura dos parques em parceria com o ICMBio. A fim de preparar o País para atender a essa demanda, o Ministério do Turismo considera a estruturação dos parques e o aumento das visitações como prioridade estratégica do Plano Nacional do Turismo (PNT).

A procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. Os Estados Unidos, por exemplo, registram mais de 282 milhões de pessoas nos 401 sítios administrados pelo National Park Service, órgão federal responsável pelos parques americanos. Eles geraram US$ 30 bilhões de receita e 252 mil empregos com a visitação desses parques.


BOM EXEMPLO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) é um exemplo de como o investimento em infraestrutura pode impulsionar a visitação. O recorde de público foi no ano passado, 39 mil turistas, quase 10 mil a mais do que em 2013. O resultado deve-se, segundo Carla Guaitanele, chefe da unidade, a dois fatores: deixou de ser obrigatória a presença de guias acompanhando os turistas e foi concluída uma obra de asfaltamento da rodovia que leva à Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso (GO), porta de entrada para a Chapada.

Outro exemplo de parque que registrou recorde de visitação é o de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Com localização privilegiada, próximo a grandes centros emissores de turistas, como São Paulo e Rio de Janeiro, e com fácil acesso por meio de rodovias, o Parque Nacional de Itatiaia recebeu 118 mil turistas em 2014.

REDAÇÃO, COM APOIO DE GUSTAVO HENRIQUE BRAGA/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário