sábado, 16 de abril de 2016

Questões de Geografia

Questão 1 — UNIFESP
Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso, o governo socialista legalizou cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais nos últimos anos. Estas ações podem ser justificadas pela

A) pressão popular para cumprir promessas de campanha.
B) participação de mulheres no alto escalão do governo.
C) estagnação do crescimento econômico no país.
D) ausência de mulheres em idade reprodutiva.
E) necessidade de repor mão-de-obra.


Questão 2 — UNIFESP
Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. _____ , por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

A) A Estônia.
B) O Turcomenistão.
C) A Polônia.
D) A República Tcheca.
E) O Usbequistão.

Questão 3 — UFSCAR
Durante quase trinta anos, desde o final da Segunda Guerra Mundial até 1973, a economia capitalista mundial se desenvolveu a taxas historicamente altas, inéditas para tão longo período.
(Jacob Gorender. Estratégias dos Estados Nacionais diante do processo de Globalização. In: Estudos Avançados. São Paulo: IEA-USP, Série Internacional, nº- 32, jun/2001. p. 2.)
Assinale a alternativa que apresenta característica do período assinalado no texto.

A) Predomínio da ordem multipolar, com a ascensão do Japão e da Alemanha à condição de nações centrais do sistema.
B) Forte desenvolvimento tecnológico, com ênfase para a indústria química, naval e exploração de fontes energéticas, como o carvão.
C) Predomínio da produção e do trabalho baseados no sistema taylorista-fordista, com produção em massa e separação entre concepção e execução do trabalho.
D) Adoção do liberalismo como doutrina econômica, com a introdução da política do bem-estar social nos países europeus e nos Estados Unidos.
E) Divisão Internacional do Trabalho, segundo a qual países periféricos coloniais exportavam matérias-primas e os países centrais, produtos industriais.

Questão 4 — Mackenzie
Até o início da década de 1990, no Japão, adotava-se uma prática, na qual cada empresa tinha sua própria política de licença maternidade, quando tinha alguma. A maior parte se contentava em conceder às gestantes algumas semanas de folga, quase sempre não remuneradas. Hoje, as empresas são obrigadas, legalmente, a conceder, às funcionárias, catorze semanas de licença maternidade (seis antes do parto e oito depois), seguidas da opção de retornar ao trabalho ou de ficar em casa, recebendo 50% do salário, até que o bebê faça um ano.

Com base no texto, considere as afirmações abaixo.

I. Essas significativas e importantes mudanças se devem ao fato de o Japão estar praticamente inserido na transição demográfica avançada, que já ameaça a reposição, a médio e a longo prazo, da mão-de-obra ativa, no mercado de trabalho.
II. Foi necessária a alteração desses direitos, para que houvesse uma homogeneização de uma mesma política trabalhista em todas as unidades empresariais japonesas, reflexo da globalização e da ocidentalização de sua economia, em virtude das fusões empresariais com grupos europeus, sul-asiáticos e americanos.
III. Contribui, para essas mudanças, o atual nacionalismo e isolacionismo japonês, que vê riscos na diminuição populacional de seu mercado consumidor interno e como forma de o Japão se proteger das ameaças estrangeiras.

Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Questão 5 — ENEM
Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br. Acesso em: 28 jul. 2010. 
A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi 
A) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste. 
B) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil. 
C) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro. 
D) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil. 
E) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

Gabarito

1) E; 2) A; 3) C; 4) A; 5) D;

Nenhum comentário:

Postar um comentário