segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Paisagens curiosas - Yellowstone, EUA


Vulcão de Yellowstone é um vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone na ponta noroeste do estado de Wyoming, nos Estados Unidos. Tem um cratera de cerca de 90km de extensão e é por vezes chamado de "supervulcão". O nome do local provém das rochas do local, que são amareladas por causa da grande quantidade de enxofre.

Durante cerca dos últimos 17 milhões de anos o hotspot do Yellowstone vem produzindo uma sucessão de violentas erupções e fluxos de menor intensidade de lava basáltica. Pelo menos uma dúzia destas erupções foram de grande magnitude, recebendo o nome de "supererupções". As erupções vulcânicas geralmente causam o esgotamento de magma das crateras vulcânicas, que por consquência, perdem seu sustento e por fim desabam sobre seu próprio peso, formando uma depressão geográfica denominada caldeira vulcânica.

Erupções não-explosivas de lava e erupções de intensidade menor ocorreram dentro e próximo da caldeira de Yellowstone desde a última supererupção. O último fluxo de lava ocorreu há aproximadamente 70 mil anos atrás, enquanto que a maior de todas as suas erupções formou a parte oeste do lago Yellowstone, cerce de 150 mil anos atrás.
Atualmente, a atividade vulcânica é monitorada através dos várias fissuras abertas no solo ao redor do Yellowstone, incluindo o famoso gêiser "Old Faithful" (velho fiel, em inglês), além de monitoramento sismológico que mede a inflação corrente da camada de magma do vulcão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário