quarta-feira, 5 de junho de 2013

Geopolítica na Pangeia


Há 200 milhões de anos, o mundo ainda nem sonhava com a existência do homem, muito menos com civilizações, países ou governantes. Mas e se, por um momento, transportássemos nossa atual geopolítica para o começo da Era Mesozoica?
Essa divagação nos levaria a construir um mapa bem parecido com o deste post, que mostra o nosso ancestral supercontinente, a Pangeia, dividida pelas fronteiras contemporâneas. Desenvolvido pelo inventivo artista italiano Massimo Pietrobon, o mapa evoca a unidade da raça humana, muitas vezes esquecida num mundo atual com tantas fronteiras, divisões e preconceitos. Confira a versão completa:

Curioso pensar nas relações que se estabeleceriam nesse mundo aglomerado como há centenas de milhões de anos. Como seria a vizinhança entre Estados Unidos, Europa e as nações árabes do norte da África? O que mudaria para nós brasileiros se estivéssemos tão próximos de nossas raízes africanas? E o que você acharia de percorrer, a bordo de um surrealista expresso ferroviário, a distância entre a Groenlândia e a Austrália, passando pela Antártica? Sem dúvida um belo exercício de imaginação!    (Ciência Hoje)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário