segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Desmatamento na Amazônia cai 11% e tem menor nível desde 1988


O governo federal informou  que o desmatamento na Amazônia Legal cairá 11% neste ano, para 6.238 quilômetros quadrados, chegando ao menor nível desde o início desse tipo de mapeamento pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). 

Em 2004, o desmatamento chegou a 27 mil km quadrados ao ano. Desde então, segundo o Inpe, há quedas no indicador. A mais baixa até hoje tinha sido a do ano passado: 7 mil.  A queda foi aferida entre agosto de 2010 e julho de 2011, na comparação com igual período anterior. A regiao da Amazônia Legal abrange nove Estados: Acre, Amazonas, Pará,  Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.
A previsão do governo é de que o índice continue a cair, já que dezembro, mês em que começam as chuvas em várias partes do país, também haverá fiscalização na Amazônia Legal - o que não aconteceu nos anos anteriores. "É um resultado expressivo, que vai melhorar com o lançamento de dois satélites para melhorarmos nosso monitoramento nos próximos anos", disse a ministra.
A expectativa do Palácio do Planalto é de que nos próximos anos a Amazônia passe a ser uma área de sequestro de carbono, ou seja, neutralizar emissões em vez de fazê-las. Isso dependeria da aprovação do novo Código Florestal pelo Congresso. Os principais focos de desmatamento são os Estados de Mato Grosso (aumento de 20% nos números na comparação com o ano passado e Pará (queda de 15%).
Apesar do recuo, o Pará é o Estado com mais desmatamento no Brasil: quase 2,9 mil quilômetros quadrados de área desmatada. Rondônia passou a despertar a atenção do governo, depois de o indicador dobrar no último ano, subindo para 1,1 mil quilômetros quadrados de desmatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário