quinta-feira, 3 de novembro de 2011

População Mundial

Planeta Terra chega a 7 bilhões de habitantes



O dia  31 de outubro de 2011 e o local místico a Índia: neste dia um parto marcou um ponto crítico na história do planeta, que passou a ter 7 bilhões de habitantes.
Embora a data seja apenas estimativa e o país uma probabilidade, a realidade é que o ano terminará com um novo marco em termos demográficos que promete aprofundar os desafios sociais e ambientais.



MAIORIA POBRE
A explosão da população mundial calculada pela ONU está relacionada a avanços médicos, vacinas mais eficientes, proliferação do uso de antibióticos e um relativo avanço no acesso à saúde, que permitiram uma elevação na expectativa de vida nos países em desenvolvimento.
Por isto, não ocorre por acaso a escolha da Índia para representar o nascimento da pessoa que marcou os 7 bilhões de habitantes. O país de fato faz avanços na área médica. Mas, sem um controle populacional, passará a China em poucos anos em termos de população.
A ONU ainda está convencida de que, diante das taxas de natalidade dos países em desenvolvimento, são eles os responsáveis por ter promovido a elevação da população mundial em 1 bilhão de pessoas em apenas doze anos. Em 1999, o mundo somava seus 6 bilhões de habitantes.
A primeira vez que o planeta registrou 1 bilhão de pessoas foi em torno de 1800. Para chegar a 2 bilhões de pessoas, o mundo precisou de mais 125 anos.
Apenas nos últimos 50 anos, a população mundial passou de 3 bilhões para 7 bilhões. Os números de 2011 serão duas vezes maiores que a população do planeta em 1960.
O pico da expansão de fato ocorreu nos anos 70, quando o mundo crescia cerca de 2% ao ano. Hoje, essa taxa caiu para 1%. Mas a expansão continuará a ocorrer nos países mais pobres.
Até 2050, o mundo terá 9,3 bilhões de pessoas, sendo que 97% do crescimento ocorrerá nas regiões mais carentes do planeta.




Serão sete bilhões de pessoas que vão precisar de alimentos em quantidade suficiente,  


assim como de energia, além de boas oportunidades na vida de emprego e educação; 
 direitos e a própria liberdade de criar seus próprios filhos em paz e segurança”



Nenhum comentário:

Postar um comentário