sábado, 24 de setembro de 2011

7º Ano A e B - Ensino Fundamental (1ª Etapa)

1ª Etapa

População brasileira

 De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta atualmente uma população de 190.755.799 habitantes. Essa quantidade faz do país a quinta nação mais populosa do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, respectivamente.
No Brasil, o instrumento de coleta de dados demográficos é o recenseamento ou censo. O órgão responsável pela contagem da população é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que realiza a pesquisa por meio de entrevistas domiciliares.

 Pesquise sobre o assunto e com suas palavras explique por que o senso demográfico realizado pelo IBGE é importante.

74 comentários:

  1. Aluna: Estéfanne
    Série: 7° ano A

    O censo é importante porque é através dele que o governo fica sabendo dos dados nacionais e assim mede a população na sua renda, grau de escolaridade, idade, etc. Assim o governo pode criar mais escolas, postos de saúde, enfim ele pode contruir coisas para o bem da população. Por isso é importtante não mentir dados para o censo pois você pode estar pondo em risco a criação de escolas, postos de saúde e outros. Resumidamente o censo é ultilizado para a criação de políticas públicas e para a decisão do investimento privado e governamental.
    Bem, este é o meu ponto de vista em relação a importância do censo demográfico.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o Víctor Neves 7º ano A e eu vou falar um breve resumo do que eu entendi.

    No meu intendimento o Censo é a principal fonte de informação de que o país dispõe para conhecer as condições de vida da população nas áreas urbanas e rurais dos atuais municipios.

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Joana Catarina
    Série:7ano A

    O censo é uma pesquisa sobre a população que tem como objetivo informar ao governo os dados nacionais a exemplo a contagem da população, o grau de escolaridade, a forma de como a população vive e outros. Assim o governo pode solucionar os problemas das pessoas criando hospitais especializados,escolas com professores e ensino de qualidade.É aconselhavél não mentir para o censo, pois isso pode ser prejudicial ao seu estado e ao seu país. Conclui-se que o censo do IBGE é muito importante para a população.

    ResponderExcluir
  4. Aluna- Ana Camylle
    Série- 7º a

    O Censo demográfico e realizado pelo IBGE a cada 10 anos, ele e um “aliado” do governo para manter a ordem no país, ele diz ao governo quantas natalidade e quantas mortalidades tiveram nos anos últimos 10 anos, quantas pessoas ha naquela família, ou naquela cidade. Esses e outros dados são importantes para o governo, pois só assim o governo vai saber se tem que colocar mais segurança, mais escolas, é ajuda também nas bolsas que o governo da a famílias com pouca renda exemplo o bolsa família. É muito importante que s famílias aceitem o IBGE, e que só falem informações verdadeiras, porque se uma pessoa contar mentiras o país pode ficar com sérios problemas. Com tudo isso já da para saber porque o censo demográfico e tão importante

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Caroline Almeida
    Série: 7º ano A

    O censo demográfico é uma pesquisa muito importante, que coleta várias informações sobre a população, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam. Assim o governo pode solucionar os problemas das pessoas que vivem em situações precárias. Aqui no Brasil, o responsável por essas informações é o IBGE. É de extrema importância não mentir dados para o censo, pois pode ser prejudicial para o seu país. Normalmente, o censo é realizado a cada dez anos.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Pedro Guilherme
    Série 7ºano A

    O censo demográfico é feito pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística), com base de informações gerais sobre o país, tais como: População,Condições de vida, Condições financeiras e outras. Com o censo, podemos saber sobre determinado local, para sabermos as necessidades que a região necessita,por isso não devemos mentir os dados, caso ao contrário estará prejudicando o seu propio estado, o Grande Censo, é realizado a cada dez anos, e ajuda o governo a solucionar problemas no país.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Antônio Barreto De Oliveira Neto do 7ª e vou falar meu ponto de vista sobre o assunto.
    O Censo demográfico e realizado pelo IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatísticas) ele é muito bom para o governo saber sobre os dados da cidade pois é assim eles vão saber a quantidade de dinheiro mandar , é ate para a própria população saber como vai a sua cidade, o censo e muito importante por que sem ele não teríamos dados tão importante como podemos ver hoje, o grande censo e feito de dez em dez anos mas os censos menores são feitos todos os anos.

    ResponderExcluir
  8. Aluno:Matheus Moraes Reis
    Série:7ºano A

    O censo ou recenseamento demográfico e uma pesquisa para se saber informações sobre o numero de habitantes e como e onde vivem.Essa pesquisa acontece na maioria dos países a cada 10 anos.O censo e realizado ao mesmo tempo em todas as zonas do pais,para evitar duplas contagens.Um recenseamento de população pode ser definido como um conjunto de operações que procura recolher,agrupar e publicar dados demográficos de um determinado período

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Ana Julia
    Série: 7°ano A

    Pra mim o censo além de proporcionar conhecimento do aumento demográfico brasileiro, com os dados obtidos das condições de vida da população o governo pode traçar planos de políticas públicas com o intuito de melhorar as condições de vida. Além disso esses dados servirão como fonte de estudo em instituições e faculdades, por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. O que é a violência doméstica?
    A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns. Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
    Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. A Unicef estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997.

    Tipos de Violência
    Violência Doméstica, segundo alguns autores, é o resultado de agressão física ao companheiro ou companheira. Para outros o envolvimento de crianças também caracterizaria a Violência Doméstica. A vítima de Violência Doméstica, geralmente, tem pouco auto estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, a qual acaba sofrendo uma grande culpa e vergonha. A vítima também se sente violada e traída, já que o agressor promete, depois do ato agressor, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repeti-lo. Em algumas situações, felizmente não a maioria, de franca violência doméstica persistem cronicamente porque um dos cônjuges apresenta uma atitude de aceitação e incapacidade de se desligar daquele ambiente, sejam por razões materiais, sejam emocionais. Para entender esse tipo de personalidade persistentemente ligada ao ambiente de violência doméstica poderíamos compará-la com a atitude descrita como co-dependência, encontrada nos lares de alcoolistas e dependentes químicos.
    Para entender a violência doméstica, deve-se ter em mente alguns conceitos sobre a dinâmica e diversas faces da violência doméstica, como por exemplo:
    Violência Física: Violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objectos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes. Quando a vítima é criança, além da agressão activa e física, também é considerado violência os factos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis.
    Violência Psicológica: A Violência Psicológica ou Agressão Emocional, às vezes tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.
    Violência Verbal: A violência verbal normalmente se dá concomitante à violência psicológica. Alguns agressores verbais dirigem sua artilharia contra outros membros da família, incluindo momentos quando estes estão na presença de outras pessoas estranhas ao lar. Em decorrência de sua menor força física e da expectativa da sociedade em relação à violência masculina, a mulher tende a se especializar na violência verbal mas, de fato, esse tipo de violência não é monopólio das mulheres.

    Inêz Prestes. 9B

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Julli Mayanne 7º ano A
    O censo do IBGE é importante, pois através dele são obtidas informações que nos ajudam a entender melhor os problemas do país. Através dessas informações poderemos saber se o numero de habitante cresceu ou diminuiu também poderemos saber se a população está ficando mais rica ou se está mais pobre. E com essas informações o governo saberá aonde investi e aonde se deve melhorar.

    ResponderExcluir
  12. O censo é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam.o censo acontece acada 10 anos.
    No Brasil o censo é feito pelo IBGE que é um Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.É atraves do IBGE que sabemos a quantidade de pesoasque existe, onde vivem e como trabalham.

    ResponderExcluir
  13. eu sou Cathrina silva do 7 ANO A:

    O Censo demográfico, que é o conjunto de dados estatísticos sobre a população de um país.
    É uma pesquisa sobre a população,que possibilita a recolha de várias informações,como o número de habitantes,de homens,mulheres,crianças,idosos,onde vivem e como vivem essas pessoas,qual é salário, qual é o trabalho,e se são formados naquilo que trabalha,o seu grau de escolaridade e etc.
    Não só o governo federal e a sociedade civil que se beneficiam com as informações do censo. Prefeitos,governadores ,órgãos municipais e (etc.),precisam das informações do censo para poderem fazer as suas escolhas.
    Então apesar de não ser obrigado,acho que quando o pessoal do IBGE for realizar o censo em nossas casas, é importante falarmos a verdade,pois apartir disso que iremos falar,várias escolhas e projetos serão realizados(e etc.).
    Então este é o meu ponto de vista em relação ao que é i a importância do censo demográfico

    ResponderExcluir
  14. eu sou Felipe carvalho 7ª ANO A

    O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.
    Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território". Ou seja, o recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se em Portugal de dez em dez anos.

    ResponderExcluir
  15. Aluna:Anna Maria
    Serié:7º "a"

    O censo ou recenseamento é uma pesquisa que tem como objetivo recolher informações como, numero de pessoas moram na casa dentre outros. O mais aconselhado de fazer é não mentir para os recenseadores pois a partir desses dados o governo poderá solucionar problemas, como numero de escolas, hospitais entre outros.Portanto na minha opinião o censo demográfico é muito importante tanto para um quanto para o outro.

    ResponderExcluir
  16. Aluno: João Pedro Bianchi
    Serie: 7° Ano Turma (A)

    O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que nos ajuda a saber quantos habitantes temos no país, quantos por metro quadrado, com ele tambem podemos saber se a taxa de natalidade almentou ou diminuio, podemos saber se a nossa populaçãoestá ficando mais velha.
    Essa contagem e feita de 10 em 10 anos por todas as regiões do país ao mesmo tempo para evitar uma dupla contagem.

    ResponderExcluir
  17. Aluna:Andrielly Fernanda
    Serie: 7º ano "A"
    O censo demográfico é realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico) a cada 10 anos, através dele, reunimos informações sobre toda a população brasileira, tendo a função arrecada varias dados, tais como: a quantidade de habitantes (homens, mulheres, crianças e idosos), onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, essas informacões são realizadas pelos pesquisadores do IBGE que visitam todos os domicílios do país para aplicar um questionário. Depois de percorrer todo Brasil, os pesquisadores organizam e analisam as informações coletadas nas entrevistas. Em seguida, divulgam os resultados em uma série de publicações sobre os temas estudados. Os resultados do Censo Demográfico são importantes para a sociedade ter informações atualizadas sobre a população e para o governo planejar suas ações de forma mais adequada. Por isso é recomendável não mentir para o censo, e também não se recusar a responde a entrevista porque além de prejudicar o seu país como também recebera uma bem multa.

    ResponderExcluir
  18. ALUNO:João Victor Mariano de Souza
    SERIE:7 ano (A)

    Além de proporcionar conhecimento do aumento demográfico brasileiro, com os dados obtidos das condições de vida da população o governo pode traçar planos de políticas públicas com o intuito de melhorar as condições de vida. Além disso esses dados servirão como fonte de estudo em instituições e faculdades, por exemplo.

    ResponderExcluir
  19. O que é o IBGE?
    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido por sua sigla IBGE, é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. A sede do IBGE está localizada na cidade do Rio de Janeiro ,estado do Rio.
    O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/IBGE

    Qual a importância do censo demográfico organizado pelo IBGE?
    O censo demográfico é de extrema importância para o desenvolvimento do país. Pois com suas informações - numero de habitantes, condições de vida da população, renda e trabalho - é possível ser feito o planejamento governamental, assim melhorando as condições e vida da população. Desenvolvendo ainda mais o país.
    Cláudio Rafhael – 7º Ano - A

    ResponderExcluir
  20. Aluna:Lais Alcântara
    Série:7° ano 'A'
    O censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é feito na maioria dos países de dez em dez anos com a finalidade de o governo saber o número de mulheres e homens,crianças e idosos,onde e como vivem entre outras, para mandar investimentos para cada região.Não é aconselhado mentir para o IBGE pois você estará prejudicando o seu país.

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Alinne
    Série: 7º ano "A"
    O censo demográfico é muito importante para o país, pois é com ele que o governo pode saber o que acontece em cada região. Essa pesquisa é realizada de dez em dez anos, trazendo informações de, como por exemplo, saneamento básico, número médio de habitantes por casa e etc. È muito importante não recusar responder o questionário feitos pelos agentes, pois além de atrapalhar o desenvolvimento do seu país e estado, ainda pode ganhar uma multa de preço elevado.

    ResponderExcluir
  22. Giovanna Teixeira Soares6 de outubro de 2011 às 08:38

    O censo demográfico é importante para o país,pois com o censo o governo pode obter informações sobre a população tais como quantidade de idosos,jovens e crianças e a suas respectivas necessidades. O censo é feito de 10 em 10 anos, apesar de pequenas pesquisas serem feitas todo ano.

    ResponderExcluir
  23. Aluna: Ana Carolina Chaves
    Série 7° ano turma B

    O senso é realizado em 10 em 10 anos com o intuito de informar ao governo como vive a população brasileira,em aspectos como a economia do país,nível de escolaridade, o saneamento básico do bairro, a quantidade de hospitais disponíveis na região.
    Estas perguntas tem uma grande importância já que é através delas que o governo irá disponibilizar mais recursos para a população como mais hospitais,escolas e emprego ou seja a pesquisa dirá a onde o governo deve investir o dinheiro público. Para que possa ser bem desenvolvida é necessário que a população responda corretamente as perguntas pois o destino do dinheiro público depende das respostas dadas pela população.

    ResponderExcluir
  24. Aluna:Juliana
    Série:7º "A"
    O ultimo censo foi realizado em 2010, e ele é feito de 10 em 10 anos.
    Nessa pesquisa é feita várias perguntas com o objetivo de saber um pouco da vida rotinária dos brasileiros.
    É muito importante que os moradores aceitem os agentes do censo em sua casa e é aconselhável não mentir sobre as perguntas feitas,pois a partir dessas respostas o governo poderá solucionar problemas de acordo com cada necessidade.

    ResponderExcluir
  25. Karla Elys 7ºano B

    O censo demográfico Brasileiro é muito importante, não só aqui no Brasil como em todos os países que o compõem.
    Sabendo a população de um país , quantas pessoas em média mora em cada casa, a sua raça ,a sua idade. Podemos possibilitar o desenvolvimento do Brasil atendendo as necessidade de cada povo e de sua região.Vendo o que cada vez mais o povo brasileiro prescisa em seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  26. Maria Vitoria 7º ano B

    O censo demográfico, é utilizado na busca de informações sobre a situação atual de um determinado país e sua população(quanto ao número de habitantes, condições financeiras e sociais), para assim, após sua conclusão, descobrir qual foi avanço e o que precisa melhorar.

    ResponderExcluir
  27. Maria Clara, 7 º B

    O censo demográfico, realizado a cada dez anos, é importante para estudar o estado atual da população de um país.
    Ele consiste na coleta de informações sobre a vida doméstica desse povo e então, definem seus problemas, suas condições sociais e financeiras.
    A partir dessas pesquisas, conseguem detectar o que precisa ser melhorado e o que melhorou nesse período de dez anos.

    ResponderExcluir
  28. Pedro Augusto,7°ano B

    Censo Demográfico é o conjunto de dados estatísticos sobre a população de um país. No Brasil, os censos demográficos são realizado de 10 em 10 anos e o IBGE é, por lei, o órgão responsável pela sua realização. As informações que compõem os questionários dos censos variam a cada 10 anos. Isto porque as informações que refletem a realidade de um decênio podem não refletir a realidade dos dez anos seguintes, certos dados podem perder importância etc.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Manuela Lima Carneiro
    Série: 7º ano B

    Eu acho muito importante registrar a quantidade de pessoas, a renda familiar, para, com isso formar as informações certas e ter benefícios a partir dos dados escritos e quem é responsável por esta coleta é o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística).

    ResponderExcluir
  30. Aluna: Leila Nunes
    Serie: 7º ano A
    O censo demográfico realizado pelo IBGE é importante porque coleta informações sobre as condições de vida da população que ajuda o governo na construção de postos de saúde, escolas e etc. É muito importante não mentir sobre os dados do censo, pois isso pode ser prejudicial para o seu estado e para o seu país. O grande censo é realizado de 10 em 10 anos, pois os custos são muito altos, mas no decorrer dos anos são realizados outros censos.

    ResponderExcluir
  31. ALUNO: FELIPE SUZUKI
    ANO: 7º ANO B

    Eu acho muito importante realizar essa coleta por que tras informaçoes sobre o nosso cotidiano. Essa coleta e feita pelo IBGE (intituto brasileiro de geografia estatitica).Isso e muito bom porque a gente fica sabendo como esta o nossa cidade se ela cresceu, se esta se desinvolveldo.

    ResponderExcluir
  32. Aluno: Kersey Macedo
    Serie: 7°ano B

    Além de proporcionar conhecimento do aumento demográfico brasileiro, com os dados obtidos das condições de vida da população o governo pode traçar planos de políticas públicas com o intuito de melhorar as condições de vida. Além disso esses dados servirão como fonte de estudo em instituições e faculdades, por exemplo

    ResponderExcluir
  33. Marcus Vinicius 7º ano B20 de outubro de 2011 às 13:37

    o censo fas pesquisas para que possam traçar metas, fornecer dados a sociedade, e desenvolver soluções para problemas que possam ocorrer.

    ResponderExcluir
  34. o Brasil tem q estar atento na populasao o quinto mais populoso e nao posue condisoens para atender todos no brasil

    uma parte do povo braseleiro esta esquesida,outras desempregadas e outras pobres

    ResponderExcluir
  35. o de cime e meu jose keiji 7 ano B

    ResponderExcluir
  36. João Testi Neto 7º ano "B"

    O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.

    ResponderExcluir
  37. Kuanny Beatriz, 7º ano B

    Pelo o censo demoigráfico se realiza o trabalho de recolher informações sobre a população de todo o Brasil.
    Eles tem que saber a quantidade de habitantes, onde a polulaçãos sed encontra mais se é na zona rural ou na zona urbana, e saber a quantidade de mulheres e homens, etc; Eles tem que saber tudo sobre a população daquele local onde está fazendo a pesquisa.

    ResponderExcluir
  38. Mariana Losekann, 7º ano B
    o censo demográfico é uma pesquisa feita para saber quantas pessoas tem no Brasil ,onde vivem e como vivem e tambem é feita para tentar atender a todas as suas necessidades,para que o Brasil futuramente seja um pais melhor.

    ResponderExcluir
  39. Jaqueline de Araujo 7º B22 de outubro de 2011 às 14:32

    "IBGE" meio muito importande de comunicação para a população atual, pois e apartir dele que ficas informados sobre população, quantidade de mulheres, quantidade de homens, ate mesmo de coisas comuns que ocorrem em nosso dia-a-dia como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade etc. Mais, ainda por cima descobrimas como anda a nossa cultura, nossa vida,e percebemos como o Brasil pode ter coisas muito boas como o IBGE que ajudam no crescimento da nossa população.

    ResponderExcluir
  40. O censo é feito a cada 10 anos, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afim de obter dados importantes, tais como a quantidade de pessoas desempregados, melhorará o setor da saúde, o setor educacional construindo escolas, irão fazer obras para melhores condições de vida das pessoas como a segurança de certos lugares, o saneamento básico, a iluminação, e melhorarão o acesso de pessoas que vivem em locais poucos acessíveis, além de saber a quantidade de pessoas existentes em nosso país. Porém, o censo ou recenseamento demográfico irá fornecer informações importantes para o governo e também melhorará a vida de várias pessoas no país.

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Natália Amaral, 7º ano B.

    O IBGE é muito importante, pois é ele quem irá saber os nossos benefícios, a renda mensal, escola, hospital, transporte e outros. Se não fosse pelo IBGE não saberíamos o total de população que apresenta no Brasil. E para saber essas informações é necessário fazer algumas perguntas,como: quantas pessoas apresenta na casa, quantos moveis e eletrodomésticos a pessoa tem, o que ela consume e muito mais.

    ResponderExcluir
  42. Aluno: Matheus dos Santos Alcântara
    Série: 7º ano B

    A importância da existência do IBGE consiste nisto: em fornecer aos governos das três esferas - federal, estadual, municipal - e à população em geral, informações necessárias para atuarem em seus direitos e deveres o mais corretamente possível.

    ResponderExcluir
  43. Neuzyanne da silva,7A
    O censo é feito a cada 10 anos, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ele é importante porque coleta informações sobre as condições de vida da população que ajuda o governo na construção de postos de saúde, escolas e para saber ,quantidade de mulheres , homens, crianças, adolecentes , adulto e etc.
    O censo não só é importante não so no brasil mas em todo mundo.

    ResponderExcluir
  44. Natany Gabrielle 7ºano B
    O censo(criado pelo IBGE)é a mais completa fonte de informações de que o país dispõe para conhecer as condições de vida da população nas áreas urbanas e rurais.
    o censo mostra a evolução da população municipal e a estrutura etária dessa população;o nível de educação,saúde,emprego e renda;deficiência visual,auditiva e locomotora;condições de habitação e acesso a servisos públicos de saneamento,água potável,energia elétrica,telefonia,internet.

    ResponderExcluir
  45. Marília Albuquerque
    7º ano B

    pelo o meu entendimento o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística)fornece todas as importantes informaçoes de cidades ou estados.Exemplo ,os dados do IBGE serve para-fornecer o total da populaçao de sua cidade,quanto de homens ou de mulheres ,condiçoes de vida publica,e muitas outras coisas importante.

    ResponderExcluir
  46. anderson silva,
    7º B
    o censo é bastante importante pois imforma a toda população sobre todas as imformaçoes desejadas e é com o censo que imdentificamos se tachas como de natalidade,mortalidade e etc.
    o orgão que é responsavel pelo censo é o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica)

    ResponderExcluir
  47. Rafael Nakamura
    7 ano b

    A importância do IBGE é que ele faz atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.
    E tem a missão de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  48. Aluna: Ana Luiza da Silva de Jesus
    7° ano B
    O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o atual instituto que realiza o censo, onde há a contagem da população e as rendas de cada família, esses dados são passados ao governo para que se saiba a quantidade de capital a ser enviado para cada estado.
    Antes de se criar um órgão especializado para essa atividade, o governo que fazia a contagem, o censo é feito de dez em dez anos, mas nesse tempo são feitas pequenas pesquisas.

    ResponderExcluir
  49. Camila Dias 7° ano B

    O censo tem a importancia de nos mostrar as informaçoes sobre a nossa população, como a taxa de natalidade e mortalidade, como está as atividades culturais, agropecuárias, idade, sexo da sociedade e a realidade do povo brasileiro. O censo é feito de dez à dez anos, enquanto isso pesquisas em outras áreas são feitas semanalmente ou diariamente.

    -Prof adoei o blog, ta legal mesmoooooo!!!

    ResponderExcluir
  50. Guilherme do Nascimento Batista 7B
    eu entendi que o cenco e importante para descobrir sobre a vida dos brasileiro e dar suporte maio do governo o cenço tanben precisa de mais de 4 milhoes de reais para realizar o cenço

    ResponderExcluir
  51. Aluno: Bruno Angelo Silva
    Serie: 7 ano B
    O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos. Através dele, reunimos informações sobre toda a população brasileira.
    Nosso primeiro Censo aconteceu em 1872 e recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil. O mais recente foi o Censo 2010, cujos primeiros resultados você conhece aqui. Antes dele, o IBGE realizou o Censo 2000.
    No Censo, os pesquisadores do IBGE visitam todos os domicílios do país para aplicar um questionário. Depois de percorrer todos os cantos do Brasil, indo de casa em casa, os pesquisadores organizam e analisam as informações coletadas nos questionários. Em seguida, divulgam os resultados em uma série de publicações sobre os temas estudados.
    Os resultados do Censo Demográfico são importantes para a sociedade ter informações atualizadas sobre a população e para o governo planejar suas ações de forma mais adequada.

    ResponderExcluir
  52. O censo é importante, pois possibilita a recolha de várias informações, como por exemplo: o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.
    Profª Luciane, parabéns pelo blog gostei muito!
    7º ano B

    ResponderExcluir
  53. Luiz Felipe Mello Lima
    7 ano B
    Eu acho que o censo é importante, pois ajuda-nos a compreender como vive nossa população, o seu nível de escolaridade, social, econômico e tudo que esteja relacionado ao modo de vida destas pessoas. A partir dos dados obtidos pelo censo os governantes deveriam usar-los para fazerem algo de bom para a população, tal como, mais moradia, emprego, saúde, e principalmente educação. Remediar com benefícios não resolve os problemas do Brasil. Ficar só dando cesta básica, seguro desemprego, bolsa família para a população não ajudara a melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  54. Jose Otavio 7ºano A
    O censo é importante, pois possibilita a recolha de várias informações, como por exemplo: o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas.
    pois ajuda-nos a compreender como vive nossa população,

    ResponderExcluir
  55. o censo feito pelo ibge e importante pois ajuda as pessoas que cuidam do país saber como esta a renda,a qualidade de vida,a densidade demografica,o numero de habitantes do país etc. o que faz eles serem alertados para melhorar o país para a população e melhorar a vida dos habitantes do país

    matheus de oliveira silva setimo ano a

    ResponderExcluir
  56. Aluno (a): Vanessa Dourado
    Série: 7º ano B

    No Brasil, o responsável pelos censos é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde 1936, quando o instituto foi criado, realizando em média a cada dez anos o Censo Demográfico.A Contagem de população é de grande importância , os censos produzem informações essenciais para o nosso conhecimento, ele companha o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população, seleciona locais que necessitam de programas para que estes desenvolvam um crescimento econômico e desenvolvimento social favoravel,identifica áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação,energia, entre outros. Oferencendo a nossa população um leque de variações durante anos de pesquisas e progressos.

    ResponderExcluir
  57. lise hillary 7 ano b
    o instituto responsavel pela contagem da população brasileira é o IBGE e foi fundado em 1936 mas o modo de contagem era muito dificil pois não havia o equipamento nessesário para este tipo de calculo , hoje em dia é muito mais facil facilitando a vida de todos.

    ResponderExcluir
  58. muito legal professora
    lise hillary 7 ano b

    ResponderExcluir
  59. João Victor 7º Ano B

    Demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território brasileiro. O Brasil possui cerca de 192 milhões de habitantes (estimativa do IBGE, 2010) o que representa uma das maiores populações absolutas do mundo, destacando-se como a quinta nação mais populosa do planeta. Ao longo dos últimos anos, o crescimento demográfico do país tem diminuído o ritmo, que era muito alto até a década de 1960. Em 1940, o recenseamento indicava 41.236.315 habitantes; em 1950, 51.944.397 habitantes; em 1960, 70.070.457 habitantes; em 1970, 93.139.037 habitantes; em 1980, 119.002.706 habitantes; e finalmente em 1991, 146.825.475 habitantes.

    O sobrenome mais popular do Brasil é Silva, com um milhão de nomes nas listas telefônicas da Brasil Telecom, Telemar e Telesp, seguido pelos Sousa e Souza, que juntos ultrapassam os Silva.[2]

    As razões para uma diminuição do crescimento demográfico relacionam-se com a urbanização e industrialização e com incentivos à redução da natalidade (como a disseminação de anticoncepcionais). Embora a taxa de mortalidade no país tenha caído bastante desde a década de 1940, a queda na taxa de natalidade foi ainda maior.

    ResponderExcluir
  60. Lorena Arbo

    Na minha opinião, o senso demográfico é importante, pois quando o senso faz as coletas de dados e assim eles ficaram sabendo dos problemas existentes e tentaram resolver.
    "A cada dez anos, o IBGE realiza o Censo Demográfico no país. Seus resultados são utilizados para analisar a tendência anual de crescimento da população verificada entre um censo e outro, e também para avaliar os fatores que compõem sua dinâmica demográfica, tais como natalidade, mortalidade e migração"

    ResponderExcluir
  61. aluno: Luiz Henrique
    série: 7 ano B

    O Censo Agropecuário e a Contagem da População:
    Uma operação integrada em 2007
    O que são esses levantamentos
    O Censo Agropecuário é o principal e mais completo levantamento sobre a estrutura e a produção da agricultura e da pecuária brasileiras. De âmbito nacional, seus resultados servem de base aos estudos, análises e projeções sobre o setor agropecuário, constituindo a maior fonte de informações a auxiliar os diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal) na elaboração e acompanhamento de políticas públicas, aperfeiçoando cada vez mais o processo de alocação de recursos públicos.

    Compatível com as metas de desenvolvimento social, prioridade deste governo, o Censo Agropecuário vai suprir a carência de informações sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária, subsidiando o planejamento de políticas públicas direcionadas à inclusão de populações e regiões com vistas ao desenvolvimento sustentável e integrado da atividade e do país.

    ResponderExcluir
  62. Beatriz Magalhães Lacerda
    7 ano B

    O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.

    Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território". Ou seja, o recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se em Portugal de dez em dez anos.
    O censo é importante pois sem ele nós não teriamos noção de como vivem a população do nosso país,escolaridade,renda,moradia etc.

    ResponderExcluir
  63. Aluno: Nicolas B.S de Albuquerque
    Série: 7 ano B

    O Censo Demográfico e importante por que através dele que se sabe quantas pessoas existe no Brasil ou seja 190.755.799 pessoas. Ele também e muito importante por que com ele sabemos dados muito importante do nosso pais como por exemplo, sem o censo não saberíamos que o Brasil e o quinto pais mais populoso do mundo.

    ResponderExcluir
  64. gabriel fernandes 7 ano b3 de novembro de 2011 às 12:19

    O censo demográfico, realizado a cada dez anos, é importante para estudar o estado atual da população de um país.
    Ele consiste na coleta de informações sobre a vida doméstica desse povo e então, definem seus problemas, suas condições sociais e financeiras.
    A partir dessas pesquisas, conseguem detectar o que precisa ser melhorado e o que melhorou nesse período de dez anos.

    ResponderExcluir
  65. Bruno 7°ano B

    O censo é uma pesquisa sobre a população que tem como objetivo informar ao governo os dados nacionais a exemplo a contagem da população, o grau de escolaridade, a forma de como a população vive e outros.Ele consiste na coleta de informações sobre a vida doméstica desse povo e então, definem seus problemas, suas condições sociais e financeiras. Antes de se criar um órgão especializado para essa atividade, o governo que fazia a contagem, o censo é feito de dez em dez anos, mas nesse tempo são feitas pequenas pesquisas.

    ResponderExcluir
  66. ALUNA: BRUNA DE FIGUEREDO QUEIROZ
    7º ANO A

    O CENÇO DEMOCRAFICO É IMPORTANTE PORQUE ASSIM PODEMOS VER SE O PAIS ESTAR SE DESNVOLVENDO OU NAO, SE ELE PRECISA ENVESTIR EM EDUCAÇAO SE PRECISA MELHORAR NA AREA DE SAUDE OU DE QUALQUER OUTRA COISA QE O PAIS ESTEGE PRECISANDO . O CENSO AJUDA MUITO NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS POR ISSO ELE É TAO IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
  67. Tiago lima Alves

    O censo e importante para se saber o que se deve melhorar no pais para que se tenha um pais muito desenvolvido e bom para as pessoas que nele vivem e ibge ajuda sabendo quem prescisa de mais renda familiar.

    ResponderExcluir
  68. kauane moser giazzone6 de novembro de 2011 às 18:35

    Taxa de Natalidade e de Mortalidade

    Se observarmos os dados populacionais brasileiros, poderemos verificar que a taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores. A adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de 1950-60 uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média.

    A taxa de mortalidade também está caindo em nosso país. Com as melhorias na área de medicina, mais informações e melhores condições de vida, as pessoas vivem mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,88% (dados do IBGE).

    A diminuição na taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida tem provocado mudanças na pirâmide etária brasileira. Há algumas décadas atrás, ela possuía uma base larga e o topo estreito, indicando uma superioridade de crianças e jovens. Atualmente ela apresenta características de equilíbrio. Alguns estudiosos afirmam que, mantendo-se estas características, nas próximas décadas, o Brasil possuirá mais adultos e idosos do que crianças e jovens. Um problema que já é enfrentado por países desenvolvidos, principalmente na Europa.

    ResponderExcluir
  69. O censo é improtante porque assim o governo poderá saber as condições de vida da população, para que possam investir em algo para melhorar ainda mais as condições de vida

    ResponderExcluir
  70. Marcelo R. 7ª Ano B

    O IBGE é feito para colher dados que a população oferece para depois poder melhorar cada vez mais a vida do Brasileiro .
    Fazendo melhores hospitais , uma melhor infra-estrutura e Bolsas para ajudar as pessoas pobres como: Bolsa-Família , Fome-Zero e vários outros programas de ajuda a população pobre.

    ResponderExcluir
  71. João victor cirilo do 7º ano A

    O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.
    Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território". Ou seja, o recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se em Portugal de dez em dez anos.

    ResponderExcluir
  72. O IBGE é feito para colher dados que a população oferece para depois poder melhorar cada vez mais a vida do Brasileiro .
    Fazendo melhores hospitais , uma melhor infra-estrutura e Bolsas para ajudar as pessoas pobres como: Bolsa-Família , Fome-Zero e vários outros programas de ajuda a população pobre.
    Marcelo 7º ano B

    ResponderExcluir
  73. ALUNO:Jeferson Júnior
    Turma:7º ano "A"

    O IBGE(Istituto Brasileiro de Geografia e Estatistica)ele colhe informações importantes para ter o número total de habitantes no país,quanto de mulheres,quanto de homens.Eles analizam a taxa de fecundidade,o número médio de filhos por mulher.Quanto menor for a média de folhos,mais desnvolvido é o país

    ResponderExcluir