Embaixo de uma trovoada, a corrente de ar descendente talvez se localize assim que ela toca o solo e espalha-se horizontalmente em uma explosão de vento radial. Como por exemplo, semelhante a água correndo da torneira e atingindo a pia abaixo. Estas correntes de ar descendentes chamam-se micro-explosões quando os ventos estendem-se sòmente 4 quilômetros ou menos que isto. Apesar de ser bem pequeno, uma micro-explosão intensa pode induzir ventos devastadores que atingem 146 nós (270km/h).
A formação de uma frente de rajada acontece quando a micro-explosão atinge o solo e continua como um afluxo em expansão. Por isso, uma micro-explosão pode se desenvolver em uma frente de rajada.
Micro-explosões são capazes de arrancar árvores e danificar severamente estruturas fracas. Também, micro-explosões podem ser responsáveis por alguns danos que muitas vezes eram atribuidos aos tornados. Micro-explosões e seus acompanhantes cisalhamento de vento (mundanças rápidas em velocidade ou direção de vento) podem ser responsáveis por inúmeros acidentes de aeronaves. Quando uma aeronave voa através de uma micro-explosão, ela primeiro encontra um vento de frente que gera uma elevação extra. Contudo, em segundos o vento de frente é substituído por um vento de traseira que causa uma perda repentina de elevação na aeronave e subsequentemente uma queda na atuação da mesma. Em Abril de 1985, uma micro-explosão causou um acidente no aeroporto regional de Dallas-Forth Worth nos Estados Unidos. Assim que a aeronave chegava à aproximação final, encontrou uma severa tesoura de vento debaixo de uma trovoada pequena, porém, intensa. Então a aeronave caiu e explodiu numa bola de fogo. Mais de cem passageiros pereceram.
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