quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Sistema Solar


O Sistema Solar

O sistema solar é um conjunto de planetasasteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.


O sol não está exatamente no centro dessas órbitas, como pode-se ver na figura abaixo, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.


Origem do Sistema Solar
O sol e o Sistema Solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol. Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores, os outros planetas.
A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os planetas possuem muito mais matéria gasosa do que sólida, é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais, é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.









domingo, 10 de fevereiro de 2013

Demografia em tempo real


O emprego de conceitos como índices de natalidade, mortalidade, fertilidade e outros conferiu à demografia notável rigor científico. Sua aplicação permite estudar em quantidade e qualidade o crescimento populacional e determinar alguns dos componentes que estão na base da riqueza e da pobreza das nações. 
O termo demografia foi criado em 1855 por Achille Guillard, no livro Eléments de statistique humaine ou démographie comparée (Elementos de estatística humana ou demografia comparada), para designar a ciência que trata das condições, movimento. e progresso das populações. A palavra tem hoje significado muito mais amplo, de ciência das populações humanas. Seu estudo é fundamental porque: (1) a populaçãoé elemento político essencial, pois não pode existir estado despovoado; (2) a população dá cunho específico à configuração de uma sociedade, conforme seja mais jovem ou mais idosa, crescente ou decrescente, predominantemente rural ou urbana, mais rica ou mais pobre, formada por uma ou várias etnias etc; e (3) conseqüentemente, todas as questões pertinentes a seus múltiplos aspectos (número, flutuações, composição segundo vários critérios, distribuição territorial, movimentos migratórios etc.) tanto atuais quanto futuros, são fundamentais para a perfeita compreensão de um país e como base do planejamento econômico, político, social ou cultural. 
Clique no link abaixo e você poderá consultar o crescimento populacional em tempo real:

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Arsenal nuclear mundial


As bombas nucleares assombram o mundo desde os ataques realizados pelos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando as cidades de Hiroshima e Nagazaki, no Japão, foram devastadas. Na terrível ocasião, mais de 200 mil pessoas, a maioria de civis, foram mortas imediatamente pelas duas bombas nucleares lançadas sobre o território do Japão, e outras milhares de pessoas perderam a vida posteriormente, em consequência dos efeitos nocivos da radiação. Hoje, há milhares de armas nucleares espalhadas pelo mundo (veja o infográfico abaixo), especialmente nos Estados Unidos e na Rússia, herança da Guerra Fria, mas, também, fruto do cenário geopolítico contemporâneo. Outros países se especializaram em produzir armamento nuclear, principalmente para tornar evidente o seu poderio bélico para o mundo. Quase todos esses países estão envolvidos em algum tipo de conflito, como, por exemplo, no caso da disputa pelo território da Caxemira, entre Índia e Paquistão. Juntos, esses dois países possuem mais de cem bombas nucleares.