segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

7º Ano - Ensino Fundamental


A EXPLORAÇÃO MINERAL NO BRASIL


 O Brasil é rico em recursos minerais.


Os minerais são recursos naturais encontrados no subsolo e de grande valia para a produção industrial por servir de matéria-prima para confecção de bens de consumo, como utensílios domésticos, fios elétricos, jóias, materiais de construção, além de servir como fonte de energia. 

As cidades são compostas por construções edificadas, para concebê-las é necessário extrair uma série de minerais da natureza, além dos subprodutos, como tijolos (argila), cimento (calcário), material hidráulico (petróleo), areia e muitos outros. 
No setor industrial, desde as máquinas usadas na produção até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química, desse modo são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis. 

• Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. 

• Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros. 

• Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.
  
Cada aluno terá um tipo mineral para pesquisar, o qual será citado mais abaixo.
Na pesquisa deve conter:
- Onde é encontrado o mineral no Brasil.
- Quantidade.
- Utilização.
- Importância para o Brasil.

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Alumínio.
- Airton                               - Adhler
- Amanda                           - Angelo
- Ana Clara                        - Beatriz


Alumínio

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Cobre.
- Bárbara                                                       - Clara
- Benjamim Heleno                                      - Danilo
- Benjamim S.                                               - Débora


Cobre
Os min

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Estanho.
- Emille                            - Gabriela N.
- Eyllon                            - Gabriela L.
- Eric                              

Estanho

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Ferro.
- Guilherme                                         - Iuri
- Guiomar                                            - Isadora
- Gustavo B.                                        - Isaque
                        

Ferro

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Manganês.
- Jean                                         - Julia M.     - João Victor
- João Henrique                         - Julia P.
- João Pedro                              - Kaio 

Manganês
Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Ouro.
- Karoline                               - Lasier
- Kátia                                    - Lawrence
- Larissa N.                            - Leonardo B.


Ouro

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Calcário.
- Leonardo O.                  - Luiza
Lincoln                          - Manuela
- Liz                                 - Maria Clara


Calcário

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o sal marinho.
- Maria Luisa                            - Monyka
- Mariana Carolina                   - Nelton
- Mariana P.                             


Sal marinho

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Carvão Mineral.
- Priscila                       - Ruan
- Rafael                        - Suzana
- Renan                        - Talita


Carvão Mineral

Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Petróleo.
- Thaynar                              - Yann           - Victor
- Vinicius C.                          - Vivian
- Vinicius S.                          - Mateus F.


 Petróleo


 Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Urânio.
- Ana Paula                                  - Julia G.
- Carla                                         - Larissa R.
- Gabriel                                      - Gustavo Marcos. 

Urânio 


 Os alunos abaixo citados irão pesquisar sobre o Talco.
- Rômulo                                     - Paula
- Luan
- George

Talco

2º Ano - Ensino Médio

A POPULAÇÃO BRASILEIRA


A palavra censo vem do latim census e quer dizer “conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação”. O Censoé a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros (cerca de 58 milhões espalhados por 8.514.876,599 km²). Para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.565 municípios do país. Um trabalho gigantesco, que envolve cerca de 230 mil pessoas, bem diferente da pesquisa amostral, que, como o próprio nome indica, investiga uma amostra da população e, a partir de modelos estatísticos, chega à representação do todo.

 O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. São coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

Através do Censo, o poder público pode identificar áreas de investimentos prioritárias em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice. E também selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social.

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil é de 190.755.799 habitantes. Esse elevado contingente populacional coloca o país entre os mais populosos do mundo. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar dentre os mais populosos, sendo superado somente pela China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões).

Sobre a população brasileira responda a questão abaixo conforme indicação do seu nome: (caso ultrapasse os caracteres a resposta pode ser enviada em partes desde que esteja o nome do aluno em cada uma delas)

Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 1.
- Alexandre                             - Ádrian
- Anne                                     - Andreza
- Andressa                             - André
- Breno Renan                       - Breno F 

1- Observe a imagem abaixo:
Apresente e explique os pontos negativos e positivos resultantes da diminuição da taxa de natalidade no Brasil.


Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 2.
- Bruna Nayane                     - Bruna Caroline            - Camila S.
- Camila A.                            - Bruna M.                       - Emilly
- Camila R.                            - Daniel
- Edijailson                            - Daniely


2- O gráfico abaixo mostra a evolução da taxa de fecundidade, no período 1950 - 2000, e faz uma projeção até 2020. A tendência declinante está promovendo mudanças na estrutura da população brasileira.

 Cite e explique as razões da  queda da taxa de fecundidade no Brasil:

Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 3.
- Gabriel Augusto                            - Fabrício                  - Hanneli
- Ingrid                                              - Gabriel P.
- Ingrid S.                                         - Gabriel V.
- Isabela                                           - Gustavo

3- Os dados do IBGE mostram que o crescimento vegetativo da população está diminuindo em todas as regiões brasileiras, tanto nas zonas rurais como nas áreas urbanas.
Apresente  e explique argumentos que justifiquem a afirmativa acima.

Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 4.
- karen Andressa                             - Iann              - Ítalo
- Karen Letícia                                 - Iana                       
- Karina                                             - Icaro
- Kauane                                           - Igor

4- Observe as pirâmides etárias brasileiras:
Identifique e explique o que vem ocorrendo com a pirâmide etária brasileira nos últimos anos. Não esqueça de mencionar as consquências desse fato.


Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 5.
- Kauê                                              - Janaína
- Luana A.                                        - Janine
- Luanna F.                                      - Julia
- Luisa                                              - Juliana

5- Observe o gráfico abaixo:
Explique a condição social e econômica do brasileiros. Não esqueça de citar exemplos.


Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 6.
- Otávio                                            - kaio                        - Isabelle
- Patricia                                         - Luis                         - Manoel B.
- Rafael C.                                      - Maicon
- Sarah                                            - Marcus


6- Observe o mapa abaixo:
Cite e explique as principais diferenciações da população por região brasileira segundo o Censo do IBGE de 2010.


Os alunos citados a seguir deverão responder a questão 7.
- Tiago                                                   - Rafael D.                  - Victória D.
- Victor                                                  - Renan                        - Rafael
- Vinícius                                               - Taynara
- Ygor                                                    - Vitória


7- Observe o esquema abaixo:
Cite e explique os dados de escolaridade dos brasileiro segundo o IBGE 2010 . Compare com outros países.